Barulho do Turbo

Boas...hoje tive uma discussao de café....onde um colega meu disse que quando se ouve muito o turbo do carro....é sinal que tá a dar as ultimas...é verdade???? Eu disse que isso nao tem nada haver....estou certo ou estou errado???
É que isto começou tudo por que ter dito que tinha posto linha directa e ter ouvido passado a ouvir mais o turbo....
 
no dia a seguir a ter metido o turbo novo tava com o carro a trabalhar e um bacano pediu pra dar um toque no acelarador, ouviu bue o turbo, normal, ele vira-se e diz, ui isso esta mm a dar as ultimas! lol!
por isso vez, n ligues, eu tinha o turbo a 1 dia e pra uns ja tava mm a partir! ate agora ele anda la montado e com boa carga! isso do barulho e relativo!!
 
1º Sentes o carro diferente??
Não? Então continua com os devidos cuidados que um carro turbinado deve ter.

2º Nunca limpaste o turbo e a quilometragem já é bastante?
Bem talvez seja hora de mandar isso a uma casa de especialistas.

3º Andas muito em cidade e a baixas rotações?
Talvez não seja má ideia ires um dia em AE deixar andar por volta das 2000 rpm´s (90 km/h + ou -) um bocado e puxares progressivamente nada de foot down umas 1ªs vezes. Depois aí sim com o turbo bem lubrificado e aquecido toca duma limpeza. Descer devagar até 2000 rpm´s (4ª sem puxar muito) esticar 4ª e 5ª até 3000-35000 rpm´s. Se possível esticar todas as mudanças.


Depois caminho inverso em condução como na 1ª fase, para deixar o turbo relubrificar bem. Antes de desligar o carro 2 minutos em repouso em ponto morto.

Cumps
jtdi


PS: Eu ouço o meu bem cedo... mas deve ser pk lavo bem as orelhas :D
 
Last edited:
Se meteste linha directa, é mais que normal que oiças mais o turbo. Faz ressonância, e passa mais livremente cá para fora.

Quanto ao assobiar ser sinal de tar a dar as ultimas, depende! Do carro que for, do tipo de assobio que for, e em que situação for.
 
Pois é....o meu turbo já tem 137mil kilometros e pelo meu conhecimento nunca foi limpo, também já sei é que um TGF, e tao passei a ouvi-lo mais quanto tirei o catalizador e a panela intermedia...
Quanto a ouvi-lo, oiço-o por volta das 1800rpm em plano e cerca de 1400rpm se for a subir....mas se tiver em ponto morto e acelerar uma bocado parece que também um genero de assoprar, penso que nao seja do turbo mas sim duma fissura que tinha no escape e que foi soldado....a ver vamos
 
Boas men.. É assim, o meu carro tem 185 mil e o turbo nunca foi limpo e o assobio sempre foi o mesmo... na linha de escape tens a panela final certo??? É bom k fike por ai pk eu ja tive so mm um tubo em inox dos catalizadores até atras(sem panela nenhuma) e, isso sim, faz mto mal ao turbo... Dito por um mecanico da seat...
ABRAÇOS
 
O mecanico da seat que se cure. E nao diga barbaridades. Escape directo nao faz mal nenhum ao turbo. Até ajuda a nível dos gases e das suas temperaturas, quando andas a puxar mais pelo carro.
 
Poix verdade verdade foi k o meu começou a deitar umas bufadelas de fumo branco... Á pois é!!! k se lixe... Tinha um ronco lindo.. Tou a ver k n m posso guiar por esses gajos incompetentes... Vá escape livre novamente..
 
Last edited:
Fumo branco nao é obrigatoriamente sinal de turbo em mau estado. Pode vir de outros lados. E facilmente se confundo fumo cinza claro com branco.
 
olha, o meu tem tdo o há p/ter na linha de escape e ja conta c/206mil e canta q se farta.. a partir das 1200rpm parece um canário :D
 
Last edited:
Back
Top