Porque um carro com 200 300 mil km tem mais probabilidade de dar problemas que um com 50 mil. E quando se fala de motores 3 litros e caixas automáticas as reparações são caríssimas. Não é como um ibiza 1.9tdi em que se arranja peças numa sucata qualquer.
Vasco primeiro que tudo caixas. Os 530d E60/E61 tem caixa manual e a auto era opcional.
Quanto ao 20d foi um motor muito complicado nos E60 pois estamos a falar da unidade N47 que infelizmente tem problemas ao nível da corrente do motor. Já se viu desde motores com 200 mil a terem que ser ou trocados ou reconstruídos até motores com cerca de 100 mil ou até abaixo disso.
Pode-se evitar sim mas duas coisas. Primeira o material não é barato segundo o motor tem que sair fora aumentando ainda mais os valores da mão de obra!
A caixa auto neste caso diminuía este problema da corrente mas como dizes custos superiores.
Motor 3L tem 6 cilindros em linha. Motores extremamente fiáveis sobretudo nas versões monoturbo ou 30d. Motores que com a manutenção normal fazem muitas centenas de milhares de km sem problemas de maior. Já na variante multi-turbos ou seja a versão 35d tem os problemas sobretudo na perca de óleo sobretudo pelo turbo pequeno pois o tubo de óleo solta-se com relativa facilidade...
Quanto às caixas auto sim requerem manutenção e em caso de reparação costuma ser mais cara. Preocupações em relação à caixa auto é sobretudo se as trocas de óleo da caixa foram efectuadas.
Tudo isto para dizer o que?
Procura com bastante calma se conseguires encontrar um 530d com 170 mil ou 200 mil poderá ser um excelente negócio. Se optar pelo 520d verificar se o barulho da corrente já se nota. Caixa aqui vai da opinião de cada um. Para mim o casamento perfeito é o motor 30d com caixa auto mas cada um tem a sua opinião!
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