boas duvida ibiza 6k 1.9D

bom dia amigos, ontem deparei-me com um barulho nao habitual, quando tiro pé da embraiagem faz um ruido estranho parece tipo qualquer coisa a rossar, imaginem que metem mudança e ta mal engatada, e quando meto pé ao fundo na embraiagem ou quando acelero deixa de fazer, sera rolamento de encosto?

obrigado
 
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bom dia amigos, ontem deparei-me com um barulho nao habitual, quando tiro pé da embraiagem faz um ruido estranho parece tipo qualquer coisa a rossar, imaginem que metem mudança e ta mal engatada, e quando meto pé ao fundo na embraiagem ou quando acelero deixa de fazer, sera rolamento de encosto?

obrigado

sim amigo isso e rolamento de encosto....
 
e ja agora... se fosse rolamento de encosto nao era pa fazer sempre que tiro pe da embraiagem? é que ha vezes que meto e tiro meto e tiro e deixa de fazer...
 
e ja agora... se fosse rolamento de encosto nao era pa fazer sempre que tiro pe da embraiagem? é que ha vezes que meto e tiro meto e tiro e deixa de fazer...

nao amigo.. explicaçao nao ta sei dar.. mas acredita amigo isso e o rolamento de encosto.. tanto podes andar 1 dia e partir o rolamento como podes andar 1 ano ou mais com ele assim.. eu falo por experiencia propria.. por algum motivo ja parti/meti a patinar 5 embraiagens e todas elas de marcas diferentes e todas elas faziam o barulho.. o problema da minha embraiagem patinar é porque fica toda babada em oleo e nao consigo descobrir de onde vem o oleo.. pois a caixa foi toda reparada, o rotentor da cambota ja foi reparado, as borrachas das transmissoes foram novas e continua a aparecer embraiagem toda cheia de oleo...depois de tanto esforçar as molas do disco acabam por partir...

em relaçao ao teu caso acredita que é mesmo o rolamento de encosto
 
ja me disseram que as D´s nao tem rolamento de encosto.. mas n sei se e verdade ou nao
quem te disse isso tem completa razão!!! seat ibiza 1.9D não usa rolamento de encosto...

nao amigo.. explicaçao nao ta sei dar.. mas acredita amigo isso e o rolamento de encosto.. tanto podes andar 1 dia e partir o rolamento como podes andar 1 ano ou mais com ele assim.. eu falo por experiencia propria.. por algum motivo ja parti/meti a patinar 5 embraiagens e todas elas de marcas diferentes e todas elas faziam o barulho.. o problema da minha embraiagem patinar é porque fica toda babada em oleo e nao consigo descobrir de onde vem o oleo.. pois a caixa foi toda reparada, o rotentor da cambota ja foi reparado, as borrachas das transmissoes foram novas e continua a aparecer embraiagem toda cheia de oleo...depois de tanto esforçar as molas do disco acabam por partir...

em relaçao ao teu caso acredita que é mesmo o rolamento de encosto
não querias dizer chumaceira em vez de rolamento de encosto? é que o sistema de chumaceira é completamente diferente do de rolamento... quando mudaste os retentores do veio primário da caixa e da cambota verificaste se os mesmos eram em viton? amigo, na verdade para entrar aí um fluido (óleo ou valvulina) à bruta só pode ser mesmo através da cambota ou do veio primário da caixa... em último caso poderás ter um dos seguintes problemas:
- veio primário da caixa de velocidades empenado (quando rectificam uma caixa nem vêm isso);
- rolamentos das pontas do veio primário podem ter vindo com defeito (aconselho a substituir sempre os rolamentos dos veios por uns da mesma refª mas com C3 no final para aguentar mais, quando são rolamentos de esferas e não aqueles de roletes ou de agulhas que não possuem o reforço C3 por causa da temperatura), há muitas marcas de rolamentos, mas eu só meto koyo ou skf quando são rolamentos de esferas...
- empeno na cambota.
sinceramente para um destes 3 problemas acima é muito difícil o veiculo circular durante muito tempo sem afectar ou a caixa ou o motor, eu apostava mesmo nos retentores danificados ou de fraca qualidade ou então em algum dano feito ao retirar um retentor (basta um risco para foder tudo).
cumps
 
Eu tou com esse problema da chumaceira então, começou há 2 dias, tipo ligo o carro que agora tá a custar muito a ligar, parece que se engasga e por fim liga e outras vezes liga bem logo à primeira mas tenho que dar um cheirinho no acelador pra ele ficar ao relantim senão vai logo abaixo, isto tudo começou na terça :s e esse problema da "chumaceira" é assim, ligo o carro e ele fica a fazer um barulho tipo mudança arranhada mas depois o relantim sobe um bocado ou carrego na embraeagem e deixa de fazer logo
 
quem te disse isso tem completa razão!!! seat ibiza 1.9D não usa rolamento de encosto...


não querias dizer chumaceira em vez de rolamento de encosto? é que o sistema de chumaceira é completamente diferente do de rolamento... quando mudaste os retentores do veio primário da caixa e da cambota verificaste se os mesmos eram em viton? amigo, na verdade para entrar aí um fluido (óleo ou valvulina) à bruta só pode ser mesmo através da cambota ou do veio primário da caixa... em último caso poderás ter um dos seguintes problemas:
- veio primário da caixa de velocidades empenado (quando rectificam uma caixa nem vêm isso);
- rolamentos das pontas do veio primário podem ter vindo com defeito (aconselho a substituir sempre os rolamentos dos veios por uns da mesma refª mas com C3 no final para aguentar mais, quando são rolamentos de esferas e não aqueles de roletes ou de agulhas que não possuem o reforço C3 por causa da temperatura), há muitas marcas de rolamentos, mas eu só meto koyo ou skf quando são rolamentos de esferas...
- empeno na cambota.
sinceramente para um destes 3 problemas acima é muito difícil o veiculo circular durante muito tempo sem afectar ou a caixa ou o motor, eu apostava mesmo nos retentores danificados ou de fraca qualidade ou então em algum dano feito ao retirar um retentor (basta um risco para foder tudo).
cumps

boas maigo professor eu ate concordaria contigo se nao tivesse ja trocado de caixa e tanto com 1 como com outra faz o mesmo, ja troquei o motor pois o antigo partiu, volante de motor, embraiagens de diferentes marcas tal com acdelco, luk, sachs, e todas fazem o mesmo, os rotentores comprei-os na origem custaram-me 52 euros mais iva (os da cambota) e os da caixa comprei todos os rolamentos skf, e inclusive ja troquei de caixa e faz na mesma, agora depois disto diz-me amigo é uma situaçao caricata nao é? pois ja troquei tudo o que podia ser e tanto no outro como neste motor esta igual e nao tem nada do motor..
 
boas maigo professor eu ate concordaria contigo se nao tivesse ja trocado de caixa e tanto com 1 como com outra faz o mesmo, ja troquei o motor pois o antigo partiu, volante de motor, embraiagens de diferentes marcas tal com acdelco, luk, sachs, e todas fazem o mesmo, os rotentores comprei-os na origem custaram-me 52 euros mais iva (os da cambota) e os da caixa comprei todos os rolamentos skf, e inclusive ja troquei de caixa e faz na mesma, agora depois disto diz-me amigo é uma situaçao caricata nao é? pois ja troquei tudo o que podia ser e tanto no outro como neste motor esta igual e nao tem nada do motor..
acontecer a mesma coisa com 2 motores e 2 caixas diferentes é f0da...
retentor da cambota de origem é um pau de 3 bicos... é caro porque vem acoplado numa peça metálica. essa peça metálica aquando a montagem da mesma deverá levar a junta e silicone de juntas na mesma. o ideal mesmo quando se troca o retentor da cambota é nem tirar a peça metálica, tirar apenas o retentor e conseguir encontrar um em "viton" para lá (foi o que eu fiz). na caixa, o retentor do veio primário pode ser tirado sem abrir a caixa (ao contrário dos tdi). esse retentor é bem mais barato e deve também ser em "viton". não usem casas de peças auto para comprar retentores e rolamentos, mas sim casas que vendam para a industria, fica mais barato e com melhor qualidade.
nesse local da embraiagem, entrarem fluidos, só mesmo do retentor da cambota ou do veio primário da caixa (não há mais nada aí que transporte fluidos). chegaste a cheirar a embraiagem que estava com "fluidos"? cheirava a valvulina? é que se não cheirar a valvulina é do retentor da cambota mesmo (falta de vedação na peça metalica ou o retentor).

a minha ja anda a fazer essa chocalhada ja la vao 2 anos e ate ao momento nenhum stress tirando aqele chocalho ao rolantim
todas as chumaceiras fazem barulho com o tempo...
 
A minha carrinha hoje deu um problema mesmo estranho, vinha em 4ª normal a 40km/h, e de repende dá o motor prende e solta e fica com o mesmo normal, parei logo à frente, ao parar o carro o motor prende outra vez e fica normal, depois abri o capo tive a ver se tinha alguma coisa e nada, fui andando e dai pra frente ouço um barulho vindo do lado esquerdo de tipo uma peça a não conseguir fazer o seu trabalho, parece que roça e dá uns estalos fortes :s
 
cris, da maneira que descreves podem ser várias coisas: motor, ponto de motor, caixa, cardans, injectores a prender, algum empeno na mecânica de chassis, parafusos das jantes compridos demais, etc. aconselho-te a veres isso ou a levares a quem te possa ver isso.
 
cris, da maneira que descreves podem ser várias coisas: motor, ponto de motor, caixa, cardans, injectores a prender, algum empeno na mecânica de chassis, parafusos das jantes compridos demais, etc. aconselho-te a veres isso ou a levares a quem te possa ver isso.

Já sei, foi o motor que saiu de ponto e tinha o cardan a dar as ultimas
 
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