Já testaste as portas desligadas á vez?
Parece uma excelente ideia! Vou testar isso para tentar perceber se alguma das fechaduras é a origem do problema. Prometo colocar aqui os resultados das minhas experiências. Muito obrigado pela partilha!
Entretanto, e depois de ter passado quase todo o fim de semana à volta do carro, penso que começo a chegar a algum lado, isto é, o problema da bateria que se descarrega, quando lhe apetece de um dia para o outro, tem origem no filho de uma grandesíssima égua do...RÁDIO!!!
Depois de horas a fio na Internet, aprendi a medir a existência de consumos de energia, directamente na caixa dos fusíveis e através deste método verifiquei que, por vezes, o rádio do meu carro, apesar de estar completa e "aparentemente" desligado, continua a consumir energia (o problema é aleatório...acontece sem que eu tenha, para já, encontrado um padrão de acções humanas que o provoque), e ao que parece não entra no modo de "hibernação" (consumo nulo ou residual) que seria suposto ocorrer quando se desliga o carro.
Aproveitando ainda esta situação gostava que os companheiros que têm Ibizas 6J confirmassem se, nos Vossos carros acontece o mesmo que no meu, isto é, a caixa de fusíveis está toda numerada ao contrário???
Até hoje, e nos carros que conheço a numeração é sempre feita do modo que apresento abaixo (pensando em dois blocos dentro da caixa dos fusíveis e que uma pessoa está a olhar de frente para o conjunto de fusíveis):
BLOCO 1 | BLOCO 2
01 02 03 04 | 13 14 15 16
05 06 07 08 | 17 18 19 20
09 10 11 12 | 21 22 23 24
Mas no meu caso está completamente ao contrário, está assim:
24 23 22 21 | 12 11 10 09
20 19 18 17 | 08 07 06 05
16 15 14 13 | 04 03 02 01
Consultem o manual do Vosso carro, façam as Vossas contas, e tentem remover, por exemplo, o fusível da buzina e por aí já confirmarão se está, ou não, igual ao meu carro. Agradeço que depois informem o que acontece nos Vossos carros pois fiquei muito curioso com esta "anormalidade".
Voltando ao meu problema com o rádio, e sabendo que é ele o causador da descarga da bateria, há algo me intriga profundamente: se antes de desligar a alimentação do rádio da cablagem do carro, tiver o cuidado de desligar primeiro a antena - na traseira do rádio -, o consumo baixa 17%!!! (faço isto enquanto o rádio continua "aparentemente" desligado)
Mas mesmo com esta redução continua, ainda assim, a consumir demasiado!
Em Vossa opinião, que influência pode ter a antena (que é um componente passivo) no consumo do rádio? (será que a cablagem da antena está a entrar em contacto com o chassis do carro, a fazer massa, e isto está a colocar o rádio maluco?)
Pior ainda é saber que se eu comprar um rádio igual num carro da sucata, não o posso simplesmente ligar no meu carro, pois nos Ibiza 6J o rádio está "casado" com o carro!!! Outro rádio não funcionará sem ser programado para tal...
Do mal o menos...até prova em contrário terei, pelo menos, identificado a origem do problema da descarga da bateria, ficando assim apenas por perceber qual a paranóia das fechaduras. Quando desvendar este segundo mistério terei, então, em mãos um EXCELENTE CARRO!!! :rir:
Face ao exposto, não se acanhem, pois qualquer opinião será sempre bem vinda!