Eu estou a medir a temperatura de óleo à saída do radiador antes de entrar no motor; no meu não há choque térmico nenhum.
Ele refrigera o óleo em cerca de 20º, ou seja, se entra a 80º, sai a cerca de 55/60º do radiador de óleo; não me parece que seja frio.
No meu entender deve existir manómetro; há quem coloque o sensor no bojão, outros na bolacha à saída do motor, eu optei por colocar depois de refrigerar antes de entrar no motor.
Não vou andar todos os dias a "meter a mão" no radiador a ver se aquilo trabalha ou não.
Além do mais, o óleo assim que entra no motor, aquece logo, pois a temperatura do metal é bem superior aos 90º da água; não te preocupes com o choque térmico, pois assim que ele entra nos canais de lubrificação, aquece e bem; logo quanto mais frio for, melhor.
Noutro aspecto, só se nota a eficácia do radiador de óleo quando se vai a andar bem, em que ele leva bastante ar na frente e refrigera mais que o permutador original.
A andar nas calmas ou em cidade, a eficácia do radiador de óleo em pouco difere da do permutador.
Posso-te dizer que circulo todos os dias nas calmas para o trabalho, raramente passo das 1500/2000rpm num trajecto relativamente curto, e quando páro o carro o óleo está a cerca de 60/65º (isto em 12,5 km). Esta temperatura para um óleo bom chega perfeitamente.