Estás enganado..
Pneus maiores fora do que a marca tem homologado para o modelo só indo averbar e colocar no livrete.
Pneus que estão homologados no livrete de origem, são legais e podem trocar.
A Barra AA no 6l é uma opção legal e em nenhum momento deve constar do livrete, a não ser que seja colocada num outro modelo que não tenha barra ou, no 6l, caso a barra não seja a original ou montada na marca. Fui ao IMTT perguntar e eles disseram-me isso mesmo.. como já disse num post atrás, "não é preciso, mas se não quiser ser chateado, meta no livrete".. esta frase diz tudo..
Em relação ao "se é para melhor isso é outra conversa", apesar de concordar que deveria haver um senso comum em relação a outras coisas que podem tornar o carro mais seguro, neste caso não é a situação, pois estou a falar de uma coisa original. Outra questão é essa expressão que usaste, pois já vi vários agentes a dizer "ah, a barra dá uma sensação falsa de segurança e pode causar acidente por causa disso, porque passam a fazer as curvas mais rápidas".. quando lhes pergunto se multam ferraris a 20km/h porque podem andar a 300, lá entendem..
Não sou contra que multem por barras AA caso não sejam originais ou caso o carro não tenha e não esteja averbado.. uma barra mal montada ou feita no sucateiro pode por em perigo a segurança do condutor em caso de acidente! O problema, e a minha revolta, prende-se ao facto de várias pessoas terem sido enviadas para IPO B com tudo original, porque o agente "achou" que aquilo não era dali, mesmo com documentações da marca com selo branco. Foram, recuperaram a caução, mas os dias perdidos, as faltas ao trabalho, etc etc, arderam.. E depois vais ao fórum da GNR e tens agentes conscientes a dizer "eu tipicamente não ligo à barra AA, porque sei que é algo que dá segurança ao carro, e que muitos carros têm de origem" ou, no limite, "sei que há carros como este aquele e o outro que têm barras, por isso só se a barra for claramente de uma marca "tuning" é que mando para ipo, como p.e. ver uma barra da sparco num renault clio 1.2".. e depois meia dúzia de iluminados que claramente disseram nesse forum "não quero saber.. Tem barra vai tudo para ipo b, seja legal ou não, não quero saber. Que se dessenrrasquem a provar"..
Há bons e maus profissionais em todas as profissões.. a diferença é que, neste caso, caso sejas um mau profissional, em nenhuma situação há fundamento legal para serem repreendidos por fazerem o que lhes apetece na altura..