Kitdi concordo contigo em certa parte, mas noutra não concordo. 1.7b são 1.7b certo? Não vejo como directamente o ic possa dar "saúde ao turbo", por isso falei o que falei, mas podemos dizer que 1.7b em IC diferentes possam produzir potencia diferentes, certo?
Ai está a cerne da questão, o IC vai dar fiabilidade ao projecto porque podemos sempre, a titulo de exemplo, temos um ic stock FR com o turbo a fazer 1.7b, se metermos um frontal com a mesma capacidade poderemos baixar a pressão do turbo e ficar com a mesma potencia fazendo o turbo menos pressão, ai concordo que vai dar saúde ao turbo porque vai fazer menos esforço, mas ninguém quer isso por norma metem FMIC e ainda aumentam mais a pressão do turbo
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Mas tal como já falei acho que o pessoal que mete esses ic's XPTO é mais por causa da potência (intakes mais baixas alguns melhores construídos que de origem e mais eficientes)
Para poupar o turbo acho que se deve falar mais no mais concreto, que será, do meu ponto de vista, tamanho da linha, cat off, um bom óleo (ter atenção á temperatura), filtro de óleo sempre impecável, e claro não puxar com ele a frio e depois de escafiar duro não desligar logo o carro.
Mas isto é apenas a minha opinião e vale o que vale...