Carregar os IBIZAS já entra no IRS

Portugueses vão poder deduzir até 250 euros por família no IRS em facturas de alojamento, restauração, cabeleireiros e oficinas.

O Governo aprovou hoje a dedução de 5% do imposto sobre o consumo IVA incluída em facturas que titulam prestações de serviços dos sectores de manutenção e reparação de veículos, alojamento, restauração, cabeleireiros e similares. "A intenção é alargar a aplicação do incentivo fiscal a outros sectores", explicou Paulo Núncio.

"Numa primeira fase aponta-se para uma dedução de 5% do IVA e um tecto máximo de 250 euros por família", informou o secretário de estado dos Assuntos Fiscais, no briefing do Conselho de Ministros. "Os limites podem, no entanto, ser ajustados gradualmente", acrescentou o responsável. O objectivo da medida é aumentar a receita fiscal e combater a economia paralela.

Esta medida "cria um incentivo de natureza fiscal à exigência daqueles documentos por adquirentes pessoas singulares, o que irá reduzir as situações de evasão associadas à omissão ao dever de emitir documento comprovativo das operações", avançou ainda o governante, adiantando que a medida entra em vigor em 2013.

Fonte:
http://economico.sapo.pt/noticias/pedir-factura-nas-oficinas-restaurantes-e-hoteis-da-beneficios-em-2013_148602.html
 
ai nao...que e para nao ires a oficina do amigo

Acho que não é por aí... Continua mais barato ires a oficina do amigo e não pagares 23% do que deduzires 5% desse valor... É mas é para o pessoal se habituar a pedir fatura em td o que compra e deixar de ser possível meter ao bolso aquilo que cobram como Iva...
Acho bem

Sent from my SK17i using Tapatalk 2
 
Acho que não é por aí... Continua mais barato ires a oficina do amigo e não pagares 23% do que deduzires 5% desse valor... É mas é para o pessoal se habituar a pedir fatura em td o que compra e deixar de ser possível meter ao bolso aquilo que cobram como Iva...
Acho bem

Sent from my SK17i using Tapatalk 2

Uma pequena ajuda. Nem sempre a situação do IVA é a realidade. Se fores comprar 1L de oleo e pagares p.exe 20€ não quer dizer que tenha ou não IVA.

Nos casos de dizerem que não querem pagar IVA isso na realidade já lá está tudo dentro.
 
Acho que não é por aí... Continua mais barato ires a oficina do amigo e não pagares 23% do que deduzires 5% desse valor... É mas é para o pessoal se habituar a pedir fatura em td o que compra e deixar de ser possível meter ao bolso aquilo que cobram como Iva...
Acho bem

Sent from my SK17i using Tapatalk 2

pois claro na oficina n ai facturas...e ai k me refiro...eles fazem isso pa deixarem d ir as oficinas clandestinas...mas e assim esta cena d agr e deductivel no IRS se gastares 1000€ total p/mes nas oficinas; cabeleireiros, etc etc...resumo isto e so rir...
 
tamos a falar de coisas diferentes voces tao a falar de comprar um produto ou serviço e nao pagar iva... isso e uma coisa e vai continuar a acontecer pk sai mais barato nao pagar iva do que deduzir 5% desse valor... eu tou a falar de quando compras um produto e o preço e o mesmo quer tu peças fatura ou nao, ou seja, quando nao pedes fatura pagas o valor do iva mas esse nao e declarado so aumenta a margem de lucro do vendedor...
Por exemplo quando vao almoçar fora e pedem a conta vem o talao com os valores descriminados e o valor do iva mas se nao pedirem fatura dao a possibilidade do dono do restaurante vos cobrar o valor do iva e dps nao o declarar...
 
aprovo, acho bem k asism seja e k alarguem essa medidas a mais coisas, uma delas despesas com os nosso animais de estimaçao
 
tamos a falar de coisas diferentes voces tao a falar de comprar um produto ou serviço e nao pagar iva... isso e uma coisa e vai continuar a acontecer pk sai mais barato nao pagar iva do que deduzir 5% desse valor... eu tou a falar de quando compras um produto e o preço e o mesmo quer tu peças fatura ou nao, ou seja, quando nao pedes fatura pagas o valor do iva mas esse nao e declarado so aumenta a margem de lucro do vendedor...
Por exemplo quando vao almoçar fora e pedem a conta vem o talao com os valores descriminados e o valor do iva mas se nao pedirem fatura dao a possibilidade do dono do restaurante vos cobrar o valor do iva e dps nao o declarar...

Exatamente! O problema não é quando não pagamos o valor do IVA, o problema é quando o pagamos e depois o prestador do serviço ou da venda do produto não declara metendo esses 23% direitinhos ao bolso.

De qualquer das formas não me parece que seja medida que nos vá fazer optar por ir à oficina oficial em vez de ir ao mecânico amigo, é que o tecto máximo são 250€/ano e sendo que esse valor máximo é só referente a 5% do valor do IVA eu diria que teríamos que ter faturas num valor aproximado de 22.000,00€, isto para no fim nos devolverem 250€.
 
Exatamente! O problema não é quando não pagamos o valor do IVA, o problema é quando o pagamos e depois o prestador do serviço ou da venda do produto não declara metendo esses 23% direitinhos ao bolso.

De qualquer das formas não me parece que seja medida que nos vá fazer optar por ir à oficina oficial em vez de ir ao mecânico amigo, é que o tecto máximo são 250€/ano e sendo que esse valor máximo é só referente a 5% do valor do IVA eu diria que teríamos que ter faturas num valor aproximado de 22.000,00€, isto para no fim nos devolverem 250€.

é isso mesmo a minha ideia... quem puder nao pagar iva vai continuar a nao pagar mas quando pagas vais querer a fatura pa deduzir e isso obriga a que quem o receba o declare... nao é tudo mas e um principio...
 
voces tao tds ka PEDRA...eles kerem é ch€pilim crlho...kual e a duvida?? kerem acabar kom a fuga d facturas tem k inventar...dasssssssssss mas ta td maluko ou k? alguma vez isto e pa beneficiar o contribuinte?? TAO TDS KA PEDRA... vao mas e BULIR
 
Do que eu já li, parecia-me boa ideia, mas depois alguém fez as contas, mas é assim, para receber 250€ tem de se gastar mais de 24000€ e isso é muito mais do que muita gente ganha, por isso esta medida para maior parte do pessoal não muda nada...
 
Boas,

Eu em tempos costumava fazer as minhas manutenções (oleos, filtros e pequenas reparações) num mecânico de esquina. Por uma questão de comodidade, comecei a faze-las numa oficina Roady. Muito sinceramente, não notei diferença nos preços entre as duas oficinas, tendo em conta que no mecânico de esquina não me era passada qualquer tipo de factura e no Roady é tudo declarado direitinho.
Concluindo, quem lucrava com o facto de não ser passada factura? A dita oficina...

Não quero dizer com isto que todos os casos serão assim, falo de um caso em particular e para pequenas reparações.

Acho que esta é uma medida, que devia ser alargada a todos os produtos que adquirimos. Acredito seriamente que mesmo perdendo 5% do imposto, o estado iria arrecadar muito mais, diminuindo drasticamente a economia paralela. Para nós consumidores, 5% pode não parecer nada significativo, mas ao fim de um ano de compras é um valor a ter em conta. Em altura de crise todas as migalhas contam...
 
E se for-mos a um hipermercado ou outra loja qq comprar o oleo, filtros para nos mudar-mos em casa. Os taloes/recibos dos produtos tb servem para o irs?
 
Back
Top