Colectores Escape Independentes

lol
ha ha ha ha ha :rir:

Deve ter piada nao saber tanto nao é :rir::rir::rir::rir: gostas-te. :lol:


Quem fala assim não merece castigo!!!:respect::brilho:

PS: mandei-te uma pm pra tirar umas duvidas, e ainda não recebi a tua resposta...por acaso não a recebeste?

Não recebi a pm :(
Tambem tenho andado ocupado no work, tenho vindo aqui de fugida.
Manda de novo que eu assim que possa respondo.
Abraço my friend
 
Deve ter piada nao saber tanto nao é :rir::rir::rir::rir: gostas-te. :lol:

se eu te disser pq que me estou a rir..
vais ver que é o contrario...

mas posso te dar uma dicas para começar:


1º o jet engine que falas sera um RB 211-22 ou outro 211-535,etc... e não 212 ,esse n existe.
2º e tu ? sabes qual a temperatura dos gases de escape? o EGT desse motor e desse tipo motores são no max do max 900ºc
no TOGA (takeoff / goaround),para ti eu explico : descolagem ou borrego; onde os motores sao puxados ao max por curtos periodos de tempo.
por ex . esse motor ja bastante cansado se alcançar entre 930ºc e 940ºc terá de ser durante um max de 20 sec, se for a 960ºc max 5 sec.. isto é dado em graficos!! 960ºc é area c (considerando a, b, c) acima deste parametros e os motores sao desmontados... for full repair, qualquer deste motores em TOGA, ou seja full throttle durante 5 min - 10 min, derretem literalmente as pás (FAN). isto só para dizer que ha muitos carros a fazerem temperaturas superiores a isto.
3º 16 camaras de combustao... essa foi demais. :clap: só tem 1 mesmo.
tem é varios stages de compressores, a dita "camara" de combustao e varios
stages de turbina.. podem ser 8 stages no compressor com variaçao de pressoes e 8 stages na turbina..
4º nem vou comentar o ferro fundido nem os parafusos em ouro.:axe:
5º esse motor no 747 esta obsoleto, ja é substituido pelos GENX ( GE-general electric)
6º maior parte dos materiais usados sao ligas ultraleves e alta densidade, tb aluminios, titanio, kevlar..etc,etc
7º cada vez baixam mais as temperaturas EGT. hi temp n= power
80% do power dos motores esta no ar frio que passa pela fan mas for fora do motor e por dentro da carenagem por isso os motores sao cada vez mais gordos por fora (a carenagem) e o motor em si pequeno.. esse ar frio que passa entre a carenagem do motor e o motor e sai a volta do nozzle da turbina... é o "segredo". :finga:

abraço
 
se eu te disser pq que me estou a rir..
vais ver que é o contrario...

mas posso te dar uma dicas para começar:


1º o jet engine que falas sera um RB 211-22 ou outro 211-535,etc... e não 212 ,esse n existe.
2º e tu ? sabes qual a temperatura dos gases de escape? o EGT desse motor e desse tipo motores são no max do max 900ºc
no TOGA (takeoff / goaround),para ti eu explico : descolagem ou borrego; onde os motores sao puxados ao max por curtos periodos de tempo.
por ex . esse motor ja bastante cansado se alcançar entre 930ºc e 940ºc terá de ser durante um max de 20 sec, se for a 960ºc max 5 sec.. isto é dado em graficos!! 960ºc é area c (considerando a, b, c) acima deste parametros e os motores sao desmontados... for full repair, qualquer deste motores em TOGA, ou seja full throttle durante 5 min - 10 min, derretem literalmente as pás (FAN). isto só para dizer que ha muitos carros a fazerem temperaturas superiores a isto.
3º 16 camaras de combustao... essa foi demais. :clap: só tem 1 mesmo.
tem é varios stages de compressores, a dita "camara" de combustao e varios
stages de turbina.. podem ser 8 stages no compressor com variaçao de pressoes e 8 stages na turbina..
4º nem vou comentar o ferro fundido nem os parafusos em ouro.:axe:
5º esse motor no 747 esta obsoleto, ja é substituido pelos GENX ( GE-general electric)
6º maior parte dos materiais usados sao ligas ultraleves e alta densidade, tb aluminios, titanio, kevlar..etc,etc
7º cada vez baixam mais as temperaturas EGT. hi temp n= power
80% do power dos motores esta no ar frio que passa pela fan mas for fora do motor e por dentro da carenagem por isso os motores sao cada vez mais gordos por fora (a carenagem) e o motor em si pequeno.. esse ar frio que passa entre a carenagem do motor e o motor e sai a volta do nozzle da turbina... é o "segredo". :finga:

abraço

Ai so tem uma camara hummmmmmmmm entao assim que estiver em casa coloco aqui umas fotos do motor cá fora para veres ;)
Leste muita coisa na net, eu pora caso tive acesso aos manuais que nao eram poucos na central onde está instalada a turbina.
E outra coisa posso me ter enganado na nomenclatura da turbina mas posso te digitalizar o manual e mostrar todos os estagios da trubina, como o arranque dela é feito hidraulicamente com uma bomba de oleo, e se tu dizes que é obsuleto porque ê é que so á 2 turbinas destas em portugal, uma no Carriço outra em Viana(preço dela sao alguns milhoes de euros, um sonda de temp, ou de movimento axial ronda os 1800 euros e tem 16 nao é so uma como nos avioes 747), á e o pessoal da Rolls é de Tarragona, já agora esta turbina tem 16 camaras por ser de baixas emissoes e ainda é mais cara do que a utilizada no boing tem mais protecçoes do que a dos avioes, porque nos avioes elas tem de funcionar a até a desintegraçao total da mesma nas centrais isso nao acontece, basta um injector falhar para ela para e dar um estrondozito, basta o GN ter propiedades diferente do comparado no analizador com gas padrao para haver erro no sistema de emissoes e tatummmmmmmm parou. Acho que nao vale apena explicar-te porque parece que percebes muito do tema, apesar de nao saberes muito destas tubinas, rotaçoes maximas, EGT's dentro da cladeira ás 5000 rpm(A caisa redutora acuplada ao veio é de 5000rpm para 1500rpm 50HZ) andam á volta dos 460º, e neste caso nao se quer reduzir as EGT's mas sim subilas para poder serem melhor aproveitadas em caldeiras de recuperação.
Em relação ao ar frio de admissao da turbina, existe o meeFog para reduzir a temperatur do ar.
Pronto nao me vou alongar mais porque ja disse que nao comentava mais aqui.;)
Cumps
 
Last edited:
WoWoWoWoW
Mas de carolas pah! Comprem mas é 2 turbinas dessas e vão para a ponte... liguem o vag-com e vejam o valor a EGT´S :brilho:
Podem continuar pq estou a gostar da conversa ;)
Tb trabalho com aviões e adoro este tema ;)
Força nisso malta
 
Ai so tem uma camara hummmmmmmmm entao assim que estiver em casa coloco aqui umas fotos do motor cá fora para veres ;)
Leste muita coisa na net, eu pora caso tive acesso aos manuais que nao eram poucos na central onde está instalada a turbina.
E outra coisa posso me ter enganado na nomenclatura da turbina mas posso te digitalizar o manual e mostrar todos os estagios da trubina, como o arranque dela é feito hidraulicamente com uma bomba de oleo, e se tu dizes que é obsuleto porque ê é que so á 2 turbinas destas em portugal, uma no Carriço outra em Viana(preço dela sao alguns milhoes de euros, um sonda de temp, ou de movimento axial ronda os 1800 euros e tem 16 nao é so uma como nos avioes 747), á e o pessoal da Rolls é de Tarragona, já agora esta turbina tem 16 camaras por ser de baixas emissoes e ainda é mais cara do que a utilizada no boing tem mais protecçoes do que a dos avioes, porque nos avioes elas tem de funcionar a até a desintegraçao total da mesma nas centrais isso nao acontece, basta um injector falhar para ela para e dar um estrondozito, basta o GN ter propiedades diferente do comparado no analizador com gas padrao para haver erro no sistema de emissoes e tatummmmmmmm parou. Acho que nao vale apena explicar-te porque parece que percebes muito do tema, apesar de nao saberes muito destas tubinas, rotaçoes maximas, EGT's dentro da cladeira ás 5000 rpm(A caisa redutora acuplada ao veio é de 5000rpm para 1500rpm 50HZ) andam á volta dos 460º, e neste caso nao se quer reduzir as EGT's mas sim subilas para poder serem melhor aproveitadas em caldeiras de recuperação.
Em relação ao ar frio de admissao da turbina, existe o meeFog para reduzir a temperatur do ar.
Pronto nao me vou alongar mais porque ja disse que nao comentava mais aqui.;)
Cumps

se alguem anda a ler na net es tu, tou a falar das tubinas que tu falaste ao inicio que sao de 747 e do funcionamento delas numa aeronave.. fora dela servirao para testes, ou para americanos que queiram fazer drag race.. whatever.. as alteraçoes e limites feitos off plane, serao muito diferentes do que qd usados num aviao comercial é obvio, mas na passas desse motor de 1 camara de combustao para 16 ou entao enganaste te duplamente na referencia do motor. que têm uma valor muito elevado é vdd mas isso nao vinha ao caso,mas na aviaçao comercial tudo é caro, dou te um exemplo, uma pá do turbofan custa 5.000 - 10.000 contos dependendo do motor.. depois tas
a desconversar a querer mostrar que sabes alguma coisa fugindo a questao inicial e das afirmaçoes que fizeste. que foi que o motor rolls de 747 RB 212 tem 16 camaras de combustao... mais uma vez NEGATIVO.. ja te expliquei que sao stages de compressao e da turbina. e isto é a configuraçao base de todas as turbinas umas com menos stages outras mais.. poe la entao
aí o tal esquema que dizes, até pq tenho aqui alguns manuais a espera
.. para eu refrescar a memoria.. se tiver que ler alguma coisa que nao me lembre, tenho aqui 14 manuais á espera, n preciso de ir á net..:)
continuo curioso em relaçao a essa turbina, mas mais uma vez, nao sera aquela que disseste.

PS:
agora vou ver o SPOOORTING ganhar ao Benfica, HE HE HE... vamos falando, entretanto passo aqui amanha para ver as tuas novidades,,, abraço :D
 


Nao apareço ali porque estava a tirar a foto, e nao tenho roupa para me sujar :D

Procura estas na net a ver se encontras ](*,)
Li pás entao aqui fica uma boroscopia a uma das pás, apos a quebra de um vidro com malha em aço numa porta de homem, na torre de aspiração,

e ja agora do manual

;)
é verdade enganei-me nao é 212, por acaso nem existe nos avioes, e tambem enganei noutra coisa nao devia ter dito o que sabia.
Cumps
 
Last edited:
Back
Top