Colocar Sensores de Estacionamento de Origem 6J

Boas!
Gostava de colocar sensores de estacionamento no meu Ibiza 6J, tal e qual como vem de origem. é possível?
Ou seja quando se fizer marcha-atrás o volume do rádio baixa automaticamente.
Será necessário um ligação do módulo dos sensores até ao rádio? é possível através do Vag mudar alguma coisa, tipo colocar no mute ou baixar o som cada vez que se colocar a marcha-atrás?

Já me disseram que não era possível, mas nem tudo o que se ouve é verdade, por isso gostava de saber se alguém já teve a mesma ideia/panca que eu! hehe.

Obrigado a todas
Cumprimentos
 
eu tenho sensores no meu 6k2 , não são da seat ...
e também queria fazer aquilo que falas mas até agora não consegui nada ...

eu tenho um pioneer , tenho de mandar um mail à pioneer , quem sabe !!!
 
activar o mute(pause no radio) através da marcha-atrás e possível apenas com um simples rele independentemente de teres ou não sensores de estacionamento
tenho isso no meu 6j e há users daqui que já o viram a funcionar
para ficar como de origem tens de adquirir o modulo de sensores de origem e fazer a respectiva instalaçao com o radio e bcm....ai já vais ter uma baixa de som gradual
 
Com o rádio? O que tem haver os sensores com o rádio?

Tenho sensores, e digo te... Só ainda não arranquei aquela porcaria porque o carro está na garantia. Quando comprei o carro ja trazia de série e nem queria.. Mas prontos.. até hoje nunca funcionaram direito.. foi uma vez para arranjar, passado 2 dias na mesma.. tá sempre apitar estando objecto ou não. Mexeram me no fóle de tras da coluna do rádio para passar o fio da coluna do sensor.. e ficou com folga.. e meto a musica mais alta e vibra o fole.. parece que a coluna está rota..

Digo te, é a pior coisa que metes é sensores..
 
Olha que não mas prontos cada um sabe o que é melhor para si, eu no meu caso não passo sem eles, é que nem é precisar uma pessoa estar a olhar para trás, apenas retrovisor e espelhos laterais e já está...
 
Com o rádio? O que tem haver os sensores com o rádio?

Tenho sensores, e digo te... Só ainda não arranquei aquela porcaria porque o carro está na garantia. Quando comprei o carro ja trazia de série e nem queria.. Mas prontos.. até hoje nunca funcionaram direito.. foi uma vez para arranjar, passado 2 dias na mesma.. tá sempre apitar estando objecto ou não. Mexeram me no fóle de tras da coluna do rádio para passar o fio da coluna do sensor.. e ficou com folga.. e meto a musica mais alta e vibra o fole.. parece que a coluna está rota..

Digo te, é a pior coisa que metes é sensores..

o que te queixas é defeito de algum sensor e ma assistência da seat
para deixar de funcionar basta retirar o fusível nº25 (5A) que apenas alimenta o referido modulo que se encontra na mala lado esquerdo (isto se for mesmo de origem e não tiver sido montado ca em PT pela seat como já vi em alguns modelos)
os sensores e sempre uma ajuda que não e infalível mas ajuda e muito( o ideal e uma camera )
em relação a parar a musica eu sempre tive nos meus carros porque a manobra e uma daquelas em que a distração deve ser minima
 
Agradeço desde já a todos os participantes neste Post!
Eu estive num entreposto da Seat, e fiz a questão a um empregado lá. Se eu comprasse os sensores originais e se mandasse instalar lá se ficaria como de origem ou seja o volume do radio baixar...e a resposta foi...não! que teria de ser eu a baixar...
Mas para ligar o radio aos sensores é necessário desmontar grande parte do carro não? Lol
 
activar o mute(pause no radio) através da marcha-atrás e possível apenas com um simples rele independentemente de teres ou não sensores de estacionamento
tenho isso no meu 6j e há users daqui que já o viram a funcionar
para ficar como de origem tens de adquirir o modulo de sensores de origem e fazer a respectiva instalaçao com o radio e bcm....ai já vais ter uma baixa de som gradual


amigo sabes que relé é esse ?
e como são feitas as ligações ?
essa informação julgo ser uma mais valia para todos ...


vicas ,
eu no meu boguinhas tenho sensores e digo-te já tinha no corsa b coloquei-os aqui agora Ibiza e digo-te é-me bué difícil já passar sem eles...
uma coisa vicas é má montagem ou avarias outra é não prestar os sensores para mim é algo que não dispenso ...
e olha que os meus fui eu que montei ...quanto mais os de origem ... vai lá vai
 
Obrigado pelos comentários R19 e PJpereirasdi... Eu tenho de ver isso, se não for a bem, tem de ser a mal. Abraço
 
amigo sabes que relé é esse ?
e como são feitas as ligações ?
essa informação julgo ser uma mais valia para todos ...

aqui fica um esquema simples de como ligar o rele de mute através da MA
rele normal:
85-MA(marcha-atrás)
30-massa
86-massa
87-ligar ao fio de mute na traseira do radio
ou seja sempre que se engatar a MA o rele vai enviar sinal negativo para o mute e activa-lo independentemente de o radio estar ligado ou não(no radio do 6J aparece a indicação de PHONE e não causa problema nenhum se na hora estivermos a efetuar uma chamada)

PS: embora seja uma coisa simples não me responsabilizo por danos
 
aqui fica um esquema simples de como ligar o rele de mute através da MA
rele normal:
85-MA(marcha-atrás)
30-massa
86-massa
87-ligar ao fio de mute na traseira do radio
ou seja sempre que se engatar a MA o rele vai enviar sinal negativo para o mute e activa-lo independentemente de o radio estar ligado ou não(no radio do 6J aparece a indicação de PHONE e não causa problema nenhum se na hora estivermos a efetuar uma chamada)

PS: embora seja uma coisa simples não me responsabilizo por danos

antes de mais muito obrigado pela sua informação ...
diga-me só uma coisa amigo , estamos a falar de um radio de origem certo ?

eu não tenho este fio , pelo menos nunca o vi nas ligações :

87-ligar ao fio de mute na traseira do radio

ou este fio mute existe em qualquer radio ?
obrigado
 
quase 90% dos rádios tem o fio/ligaçao mute ou phone...
caso não tenha já terá de ser montado o rele de outra maneira cortanto a alimentação +15 do radio
 
Tens aqui um módulo PDC original para o Ibiza 6J

Ebay.de

Só falta mesmo os sensores.:roll:

Esse módulo é muito parecido com este que é vendido aqui em kit já com tudo o que é preciso, mas neste caso é para um Golf 6.
 
Cá está...

Kit original para o Ibiza 6J:

3797_0.jpg


As referências são estas:

6J3-054-752 Ibiza 3P
6J0-054-751 Ibiza 5P
 
Last edited:
Back
Top