Boas pessoal,
Como já tinha escrito anteriormente, fiz a transformação do meu 6l fr de 12/2006 nas duas últimas semanas do ano passado, isto porque quis esperar que o carro fizesse 5 anos (que fazia em 20/12/2011) para usefruir do desconto de 52% por causa de redução por anos de uso. O processo teve algumas dores de cabeça e contratempos muito por causa da seat, mas no final tudo correu bem e o orçamento ficou bem abaixo do que esperava.
Ora então vou tentar fazer um resumo do meu processo para ajudar também outras pessoas que o queiram fazer.
- Ora então primeiro de tudo liguei para a seat Portugal e pedi o COC, disseram-me logo que o meu carro não tinha devido a ser um ligeiro comercial e não um ligeiro de passageiros, mandaram-me uma declaração com o valor de CO2 do meu carro e garantiram-me que era o necessário para fazer o pagamento na alfandega, eu avisei que na alfandega só aceitavam o COC ou uma declaração a dizer que não tem COC na sua ausência, como eles nunca acreditaram na minha palavra lá tive que esperar que me enviassem a carta da declaração do co2. Demoraram 6semanas para enviar aquela treta, e eu a telefonar dia sim dia não depois da quarta semana (que foi o tempo estipolado que demorava a chegar dito por a seat), sempre a darem desculpas e eu a passar-me já com a situação... Ora então chega a carta no fim de 6semanas vou à alfandega com a carta, e logo o homem me disse que tal não era aceite, lá tive eu que telefonar mais uma vez para a seat a tentar explicar a situação, a telefonista mais uma vez não acreditou na minha palavra e tive que pedir ao homem da alfandega para falar com eles pois eu já não me entendia com a seat, inicialmente nenhum queria falar mas depois lá aceitaram... Conclusão a mulher da seat ficou sem razão e lá teve que me enviar a declaração da ausência do COC, pediu desculpa pelo secedido, etc...
- Esperei mais 3 semanas para me enviarem a carta da seat (e já estava a ficar sem tempo para fazer o processo), entretanto não tendo COC tive que fazer ipo b para medir gases... com geitinho e tal acusou 135g/km, ora a seat tinha enviado a carta com o valor de 139g/km.
- Vou então à alfandega com o papel do ipo b mais declaração da seat, estava eu a contar pagar os 139g/km que a seat referiu (visto que segundo a lei tenho sempre que pagar o valor de co2 superior entre a marca e ipo b), quando não é o meu espanto que só pago os 135g/km que me acusou em ipo b, eles na alfandega não têm como se guiar e eu também não falei que tinha a carta da seat com o devido valor [emoji38] então em vez de deixar 650€ deixei apenas 370€.
- Depois de pagar na alfandega deram-me o DAV, e com isso mais a declaração da seat e documentos meus e do carro, foi ao imtt para tratar de meter no documento... Faço o processo com ausência do plano, mas não foi aceite porque precisava de uma declaração da seat com o nº de homolgação nacional para fazer a transformação, mas sabia que no imtt de braga foi aceite com os mesmo documentos que eu tinha, mas segundo cheguei à conclusão em braga estavam a aceitar indevidamente. A seat pedia-me 100€+iva pela declaração e tinham de ser eles a fazer a montagem, sei que no total tinha que deixar lá 270€. A concelho do eng. do imtt de viana mandei fazer plano do meu carro para acabar o processo, o plano até me ficou num bom preço por ter sido pedido pelo eng. do imtt.
- O processo ainda ficou um bocado retardado devido a ter que fazer a alteração no sistema informático do imtt de sem plano, para com plano, e fiquei com 15€ a arder devido ao processo sem plano ser 15€ mais barato.
No final de tudo, ficou-me pelos seguintes preços:
- Ipo B: 98€ (de referir que está incluído ipo normal, logo tira-se 30€)
- Alfandega: 370€
- Bancos, parafusos, cintos e forras traseiras: 250€ (ainda me vi apertado para arranjar bancos iguais)
- Imtt: 165€
- Plano: 50€.
Ficou-me tudo em perto de 900€ e fiquei a pagar menos 20€ de seguro e tenho para venda a divisória completa e 2 forras para abater no orçamento total...
Um muito obrigado ao RuiMCF pela ajuda preciosa dele
Abraço.