Como alterar de 12V para 9V

Boas pessoal,

Estou numa de fazer uma invenção, no entanto preciso de alterar a corrente de 12V para 9V.
Há alguma forma de o fazer com relativa facilidade? Aviso já que não percebo pevas destes assuntos.

O que quero fazer é ligar isto directamente à bateria. (Isto para uma moto)

Obrigado
 
se nao for pa ligar nada de grandes consumos, um simples regulador de tensao "LM7809" ou equivalente resolve-te esse problema!! encontras numa qualquer casa de componentes electronicos, e é baratissimo!
se for pa ligar algo que que tenha um consumo "jeitoso" que o regulador nao aguente (nao sei de cabeça a potencia maxima que ele aguenta deve ser praí uns miseros 5 ou 10 watts) procura o datasheet dele na net e ja se vê. teras de procurar algo mais "forte" que de momento nao me ocorre nada..
 
O aparelho em questão funciona a 9V... é muito ou pouco? ( não percebo mesmo nada disto )

O que falas é isto? Certo?
TO-220.gif


E como ligo os fios....

Partindo do seguinte principio:

Aparelho
Fio1 = positivo
Fio2 = negativo

Mota
Fio3 = positivo
Fio4 = negativo

Onde ligo cada uma as perninhas do lm7809?

Obrigado

Luis
 
Isso é um regulador de tensão, para o teu caso precisas de um 7809 ( existe no mercado ).

Contudo tens de ter em atenção o consumo de corrente do mesmo. Não é recomendado ultrapassar 1A.

Recomendo colocares 1 condensador antes e após de 100nF para fazer o desacoplamento AC.

Se for para correntes superiores a 1A posso-te desenhar um esquema para isso ;)
 
Boas.

images


Red -> VBAT (tensão de alimentação, que se for do carro será 14,4 V)

Black -> Massa (GND, é comum à entrada e à saída)

Blue -> 9V (saída do regulador)

Rocmendo a utilização dos consenadores presentes no esquema, ficando ainda melhor com mais um de 100 nF em paralelo com o de 330 nF de forma a absorver o ripple de baixa amplitude.


Verifica o consumo do que queres ligar este não deve exceder 1 A, senão vai queimar o regulador.

Se o consumo não exceder 1 A mas ficar próximo, coloca um dissipador (tipo aqueles que se usam nas memórios dos computadores) na parte metálica do regulador, ajuda a aumentar o tempo d evida do mesmo.

Aconcelho-te a colocar um fusível à entrada do regulador, pois não é garantido que se este queimar fique em aberto. Se ficar com uma impedancia de entrada muito baixa, pode provocar curto circuito entre os +12 V (ou 14,4 V no caso do carro) e a massa com que alimentas o regulador.

Cumps
 
Last edited:
Boas.

images


Red -> VBAT (tensão de alimentação, que se for do carro será 14,4 V)

Black -> Massa (GND, é comum à entrada e à saída)

Blue -> 9V (saída do regulador)

Rocmendo a utilização dos consenadores presentes no esquema, ficando ainda melhor com mais um de 100 nF em paralelo com o de 330 nF de forma a absorver o ripple de baixa amplitude.


Verifica o consumo do que queres ligar este não deve exceder 1 A, senão vai queimar o regulador.

Se o consumo não exceder 1 A mas ficar próximo, coloca um dissipador (tipo aqueles que se usam nas memórios dos computadores) na parte metálica do regulador, ajuda a aumentar o tempo d evida do mesmo.

Aconcelho-te a colocar um fusível à entrada do regulador, pois não é garantido que se este queimar fique em aberto. Se ficar com uma impedancia de entrada muito baixa, pode provocar curto circuito entre os +12 V (ou 14,4 V no caso do carro) e a massa com que alimentas o regulador.

Cumps


UI..... já alguma vez tiveram !aquela sensação" de um camelo a olhar para um palácio???? assim estou eu :)
Deixa-me agradecer pela resposta que me deste que a meu ver, melhor era impossível, no entanto pensei que fosse mais fácil :(
Não percebo peva disto :(

Não me queres fazer essa brincadeira? :p Por quanto ficava isso companheiro?

Obrigado.

Luis
 
tenho dois circuitos desses montados, um para 12v e outro para 6v mas com dois condensadores de 100nF
um na entrada e outro na saida
funciona na perfeição quando não queremos queimar algo
 
tenho dois circuitos desses montados, um para 12v e outro para 6v mas com dois condensadores de 100nF
um na entrada e outro na saida
funciona na perfeição quando não queremos queimar algo

Isto é para ligar um alarme á minha mota... o alarme funciona com um apilha de 9V e dai querer ligar directamente à mota para nunca me preocupar.
Achas que dá para adaptares a isto?
 
Isto é para ligar um alarme á minha mota... o alarme funciona com um apilha de 9V e dai querer ligar directamente à mota para nunca me preocupar.
Achas que dá para adaptares a isto?


Viva.

Mas na mota a bateria é de 6 V certo?


Se queres ter 9 V a partir de 6V tens que instalar um trasformador.

O princípio dos trasnformadores é o seguinte:

primário (1 lado do transformador) e o secundário (o outro lado do transformador)

Potência do primário = Potência do secundário
V x I (primário) = V x I (secundário)


no teu caso

6V x I1 = 9 V x I2

Se o alarme consome 1 Amper a 9 V (alimentado pelo secundário do transformador), o transformador vai absorver da mota (bateria) (9 x1)/6 = 1,5 Amperes.


O regulador (o circuito discutido alguns post's atrás) nunca dá mais do que aquilo que entra. Se entram 6 V, nunca terás mais do que 6, e na verdade, nem 6 V terás porque o regulador tem dissipação de energia interna, logo a saída será sempre menor do que a entrada.

Eu vou ver se vejo uma solução baratuxa para o teu problema, é que os transformadores ainda ocupam um bocadito de espaço.

Cumps
 
Isto é para ligar um alarme á minha mota... o alarme funciona com um apilha de 9V e dai querer ligar directamente à mota para nunca me preocupar.
Achas que dá para adaptares a isto?

Se o alarme é alimentado por uma pilha de 9v, então o regulador que já aqui foi apresentado aqui chega e sobra perfeitamente...
 
Boas.

images


Red -> VBAT (tensão de alimentação, que se for do carro será 14,4 V)

Black -> Massa (GND, é comum à entrada e à saída)

Blue -> 9V (saída do regulador)

Recomendo a utilização dos condensadores presentes no esquema, ficando ainda melhor com mais um de 100 nF em paralelo com o de 330 nF de forma a absorver o ripple de baixa amplitude.


Verifica o consumo do que queres ligar este não deve exceder 1 A, senão vai queimar o regulador.

Se o consumo não exceder 1 A mas ficar próximo, coloca um dissipador (tipo aqueles que se usam nas memórias dos computadores) na parte metálica do regulador, ajuda a aumentar o tempo de vida do mesmo.

Aconselho-te a colocar um fusível à entrada do regulador, pois não é garantido que se este queimar fique em aberto. Se ficar com uma impedância de entrada muito baixa, pode provocar curto circuito entre os +12 V (ou 14,4 V no caso do carro) e a massa com que alimentas o regulador.

Cumps

Não vale a pena complicar... basta só o regulador.

Para simplificar mais ainda até se pode suprimir o pino 2 e fica a fazer massa através da base do dissipador, rosca-se um parafuso na chapa assim fica garantida a dissipação e ao mesmo tempo faz de massa.

Assim ficam apenas dois fios.

input --> 12v
output--> 9v
 
o homem não pesca nada disto e vocês em vez de facilitarem ainda o estam a baralhar mais com o corta daqui e dali, e transformadores para aqui e para ali
o esquema esta mto simples, um regular, dois condensadores e esta feito
 
o homem não pesca nada disto e vocês em vez de facilitarem ainda o estão a baralhar mais com o corta daqui e dali, e transformadores para aqui e para ali
o esquema esta mto simples, um regular, dois condensadores e esta feito

Acho que da maneira que eu disse ainda é mais simples, e esqueçam lá os condensadores só complica...

Afinal são só dois fios e o regulador aparafusado na chapa... simples. ;-)
 
Acho que da maneira que eu disse ainda é mais simples, e esqueçam lá os condensadores só complica...

Afinal são só dois fios e o regulador aparafusado na chapa... simples. ;-)


Boas.

A ideia de aparafusar à chapa/chassi da mota é boa, assim está garantida a dissipação de energia, quanto a omitir os condensadores pelo menos os de entrada não acho boa ideia. O regulador, dependendo do modelo especifico (há uns melhores do que outros) podem não tolerar variações bruscas. Do lado da saída também desconhecemos o circuito do alrme, mas de certeza que tem microprcessador e possivelmente ADC externo, e assim sendo eu recomendo colocar os condensadores.


Amigo Luis, confima-me se queres passar de 12V para 9V, se assim for eu faço-te isso e envio-te por correio.


Abraço

Nuno Martins
 
Back
Top