Compra de carro particular

Boas a todos,

Estou prestes a comprar um carro particular e como nunca comprei nenhum gostava de saber quais são os procedimentos a tratar e com que comprovativos devo ficar até chegar o livrete.

O modo de pagamento em principio é abater o resto que falta pagar ao banco ( dono actual )

Cumprimentos.
 
Last edited:
Ao comprarmos um carro em 2a mão naturalmente que so estamos a comprar o que vemos, o carro, mas não sabemos o que está por detras dele a nivel legal.

Situações possiveis:
1- O carro pode estar penhorado pela empresa de credito
2- O carro pode estar penhorado pelo Ministério Publico
3- O carro pode ter participado num acidente gráve
4- O carro pode ter participado num assalto
5- Saber os kms reais do carro
6- Saber outros problemas do carro

1- O carro pode estar penhorado pela empresa de credito
O carro estando penhorado pela empresa de crédito por falta de pagamento, não vai haver ninguem neste mundo que consiga passar o carro pro nosso nome a não ser que paguem a divia restante do carro bem como os custos do tribunal, etc...
COMO SABER: Ir a uma conservatória do registo automóvel e pedir uma declaração do ultimo proprietário. Se o carro tiver alguma penhora vem nesse documento.
CUSTO: 3€

2- O carro pode estar penhorado pelo Ministério Publico
O carro está penhorado pelo Ministério Publico, isto é, o carro participou em alguma infração ao transito que não foi paga. Também ninguem vai conseguir passar o carro pro nosso nome sem resolver essa situação.
Esta é bem mais complicada de resolver pois tem de ter intervenção do "dono" do carro que é a empresa de credito.
Terão de contactar a empresa de credito a informas que o carro tem uma penhora pelo Ministério Publico, a empresa de credito pede uma nota do processo de penhora para ver o que se passou, dependendo dos valores pode (como proprietário do carro) pagar o valor da coima e depois entender-se com o antigo dono, mas se o valor for alto ai é mais complicado como ja devem ter compreendido. Ainda assim, depois de terem pago a coima, tem de ser enviado ao tribunal para que um juiz dé a autorização para retirar a penhora e ai passarem o carro pro nosso nome (em Portugal isto levaria quanto tempo?)
COMO SABER: Ir a uma conservatória do registo automóvel e pedir uma declaração do ultimo proprietário. Se o carro tiver alguma penhora vem nesse documento.
CUSTO: O infinito é o limite

3- O carro pode ter participado num acidente gráve
Ninguem quer ter um carro que tenha estado num grave ou grande acidente e os grandes acidentes muito dificilmente passam ao lado da DGV.
A DGV tem uma linha de atendimento que nos indica a partir da matricula se o carro tem algum registo de participação de colisão.
COMO SABER: (não sei o numero mas é um 808)
CUSTO: Chamada local

4- O carro pode ter participado num assalto
Mais uma...alguem quer um carro que tenha participado num assalto, ou seja, um carro que foi roubado para ser utilizado num assalto? Eu nao...
COMO SABER: Ir a um posto da PSP, dizer que estão a tentar vender um carro num stand e inventar uma história qualquer tipo que estão achar estranho o preço ou qualquer coisa. O tipico policia tuga armado em heroi e super cop vai pedir a matricula para ver na base de dados dos apreendidos e vai responder de certeza (é um truque, usem a imaginação para inventar historias mas não inventem muito senam passam a suspeitos LOL )
CUSTO: LOL Imaginação de uma pekena historia, não andem com muitos roedios, uma coisa simples e que chame a curiosidade ao agente Posso dizer-vos que eu usei a desculpa do carro não ter selos de circulação.

5- Saber os kms reais do carro
Não é dificil, puxem pela cabeça!! Onde é que os km são registados como reais alem da marca nas reviões?? Na inspeção!!
COMO SABER: Uma das maneiras e no IPO onde fez a ultima inspeção e pedir os km que foram registados e fazer um calculo mental e aproximado. Se o IPO colocar obstaculos voces inventam de novo um historieta qualquer que não querem ser enganados no carro que estão a comprar, bla, bla, bla...
CUSTO: Depende se for por telefone ou pessoalmente

6- Saber outros problemas do carro
A melhor forma é contactar o antigo dono do carro. Fazer-lhe ver que não tem nada a ganhar ou a perder se não contar a verdade. Comigo resultou, alem de me confirmar os km do carro quando o entregou ainda me disse que felizmente o carro nunca deu problemas e que só teve um toque no guardalamas do lado direito
COMO SABER: O documento que pediram na conservatória diz o ultimo propriétário com a morada e tudo Se o carro tiver em nome duma financeira, liguem para la e peçam o contacto do domo do carro (se for preciso inventem mais uma historia)
CUSTO: ...

Eu sei que não se deve mentir nem inventar histórias, muito menos a entidades como a PSP, mas acho que o fim justifica o meio. Tipo, acho que ninguem quer comprar um carro que participou num assalto, ou que não tenha os km reais, ou que tenha tido um grande acidente ou que esteja penhorado ou mandato detenção...
Não se esqueçam que mesmo não tendo culpa do sucedido, se o carro tiver penhora ficam sem ele ate se resolver as coisas!

IMPORTANTE PARA QUEM DÁ UM CARRO À TROCA PELO QUAL AINDA NÃO TERMINOU O CREDITO:
Muita gente dá o carro actual a troca para comprar o novo e muitas das vezes o nosso carro actual ainda não está totalmente pago à financeira. Quem fica com a responsavilidade de pagar o restante do nosso carro é o stand.
Há stands e há stands e quem ve caras não ve corações!!!
Estarem sempre em cima do stand e a forçar para aliquidação de imediato do credito, quando o stand disser que liquidou é preciso ligar para confirmar na empresa de credito. É a unica forma de não ficarmos com 2 prestações: a do carro novo e a do carro antigo.
 
isso tens de aranjar no drtt uma folha de compra e venda
vosses os 2 tem de prencher a folha toda certa assinaturas e tal
depois e so ires ao drtt pagar 62€os e ja ta
a menina/o vai te passar uma guia provisoria e ta la
nao te esquesas do seguro tmb
 
isso tens de aranjar no drtt uma folha de compra e venda
vosses os 2 tem de prencher a folha toda certa assinaturas e tal
depois e so ires ao drtt pagar 62€os e ja ta
a menina/o vai te passar uma guia provisoria e ta la
nao te esquesas do seguro tmb

Ok, muito obrigado amigo.

Abraço
 
ve bem isso dos documentos, sabes quando fikei kom o meu gt tdi o livrete estava "preso" ou seja divida no banco de portugal, isto pk o primeiro e unico dono do carro tinha o comprovativo como tinha pago a ultima prestaçao e no banco de portugal diziam que nao, que nao tinha entrado a ultima prestaçao!!! fikei com o carro o rapaz deu-me esse comprovativo e consegui reaver os documentos!!!, mas paguei 203 aeirios!!!!!!! por isso se ele te der alguma guia de circulaçao, pede-lhe para mostrar os documentos ou fotocopia dos ditos!!!!!

cumps
 
ve bem isso dos documentos, sabes quando fikei kom o meu gt tdi o livrete estava "preso" ou seja divida no banco de portugal, isto pk o primeiro e unico dono do carro tinha o comprovativo como tinha pago a ultima prestaçao e no banco de portugal diziam que nao, que nao tinha entrado a ultima prestaçao!!! fikei com o carro o rapaz deu-me esse comprovativo e consegui reaver os documentos!!!, mas paguei 203 aeirios!!!!!!! por isso se ele te der alguma guia de circulaçao, pede-lhe para mostrar os documentos ou fotocopia dos ditos!!!!!

cumps


Vou ficar atento, mas em principio não há nenhum problema desses.

Já agora com que papeis devo ficar a comprovar até chegar o livrete em meu nome?

Cumps
 
Back
Top