* Computador de Bordo (CB) + Trocar quadrante

MATERIAL:

- Quadrante: 6L0 920 820 J (Usado 50€) no meu caso vinha de um 1.9TDI
- Manetes botões CB: 6Q0 953 503 CQ (Usado 20€)
- Fios elétricos: 4x 000 979 009 E (Seat 2.99€ + IVA = 3.60€) Para quem não tem cablagem.

CABOS:
- VAG-COM / VCDS
- VAG K-CAN COMMANDER FULL
- Computador com Windows XP

nn5wcmn6jy42ux7fg.jpg


INFO:

ANTES DE MAIS QUERO AVISAR QUE TENTO AO MAXIMO EXPLICAR TODO O PROCESSO NESTE DIY E QUE NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUALQUER DANO OU PROBLEMA QUE POSSA OCORRER DURANTE O PROCESSO.

TODO O PROCESSO FOI REALIZADO NO MEU CARRO, IBIZA 1.4 TDI DE 2003.

ESTE PROCESSO SERVE PARA QUADRANTES COM IMMO3 OU PARA QUEM TENHA IMMO2 E COLOQUE UM QUADRANTE IMMO3.

ANTES DE COMECAR O DIY LER COMPLETAMENTE O TUTORIAL PARA FICAR A PAR DE TODO O PROCESSO, EM CASO DE DÚVIDA PERGUNTEM (ajudarei no que conseguir).



COLOCAR CB EM 6L:

PROCESSO:

1 – DESACTIVAR O FECHO AUTOMÁTICO DAS PORTAS:

1.1 - Ligar Vag-Com:

* FECHO AUTO AOS 20KM/ ABERTURA AO RETIRAR CHAVE IGNIÇÃO OU EM CASO ACIDENTE *

SELECT » 46 central conv. » 10 adaptation » canal 3 AUTOLOCK:
0 = desativado
SAVE!

IN: VAG-COM para tótós
http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php/89273-VAG-COM-para-tótós


2 – ANOTAR DADOS NECESSÁRIOS DO QUADRANTE ANTIGO:

2.1 - Ligar Vag-Com / vcds:

Select > 17 – Instruments


VAG number: 6L0 XXX XXX
CODING: XXXXX
EXTRAS: (VIN)VSSZZZ6LXX…. (IMMO)SEXX…
Notas: se apenas tiverem o VIN ou IMMO, o vosso quadrante é immo1 ou 2.

Select > 19 - CAN
VAG number: 6N0 XXX XXX
CODING: XXXXX

zwznz7uaanahqpofg.jpg


2.2 - CASO NÃO TENHAM O PIN DO QUADRANTE ORIGINAL (tomar nota dos valores):

Ligar com vag k-can commander:
Colocar “k-line” em conection Type > Instrument / Immobilizer > Read (aguardar cerca de 3 a 5min)

LOGIN: XXXX -> Este será o PIN do quadrante (se tiver apenas 4 números, devem adicionar 0 antes dos números, ex: 01234)

1x5tccu5e41s3p7fg.jpg


CASO TAMBEM NÃO TENHAM O PIN DO QUADRANTE NOVO:
Para ver o pin do novo quadrante necessitamos de o montar no carro, para isso é só seguir o tutorial abaixo e fazer o processo acima (2.2 Pin quadrantes) quando terminar o passo 5.


3 – RETIRAR QUADRANTE E MANETES SEM CB:

Para desmontar o quadrante antigo, eu segui o DIY CRUISE CONTROL (1ª fase) disponível AQUI e realizado pelo amigo João Mateus.

4 – CABLAGEM QUE CONTROLA O CB NO QUADRANTE:

Aparentemente o carro já trás a cablagem pronta é só trocar quadrante, manetes e ligar as fichas. Neste caso este passo é para saltar.
Para confirmarem se têm a cablagem correta, devem verificar se a ficha das manetes (T41) tem os seguintes cabos ligados:

bpzjadzflk8c9pufg.jpg


Caso não tenham estes cabos, fazer a cablagem com o seguinte esquema:

FICHA MANETES T41 ------- FICHA QUADRANTE T32
pino 18 --------------------------------------------- pino 27
pino 24 --------------------------------------------- pino 11
pino 23 --------------------------------------------- pino 12
pino 19 ---------------------------------------------- massa (pode ser logo o parafuso que já tem o cabo castanho na barra de direção)


Cabos necessários: 4x 000 979 009 E

OBRIGADO AMIGO JOÃO MATEUS (ibizaclubpt.com/forum) PELO ESQUEMA =).

5 – MONTAR MANETES/QUADRANTE/CABLAGEM:

Processo inverso ao do passo 3, resumidamente será isto:
1-Montar manetes com CB
2-Ligar Ficha das manetes (T41)
3-Ligar ficha da alimentação e a de dados (T32) ao quadrante.
4-Montar quadrante com CB
5-Montar Volante
6-Ligar fichas do airbag e montar o mesmo no sítio
7-Montar restantes plásticos.

6 – CODIFICAR NOVO QUADRANTE COM O IMMO DO CARRO:

Neste passo vamos precisar dos dados recolhidos no passo 2.

Saliento que a codificação não é completamente linear, e o processo indicado e encontrado na internet não serviu no meu caso. Ou seja, existem duas formas de o codificar:
6.1- Mais simples, com VCDS/VAG-COM
6.2- Mais complexa, reprogramar a eeprom do novo quadrante.
O processo recomendado é o 6.1, sendo que o 6.2 é para os casos em que o 6.1 não resulta.

6.1 – Codificar com VCDS/VAG-COM:

Select > 17 – Instruments > 11 – Login
(Colocar o pin do novo quadrante, fornecido pelo vendedor ou retirado pelo commander no passo 2)
Clicar em “Do It”

10 – Adaptation
Channel 50 > Read (1)
(deve aparecer 3200 em “new value”)
NEW VALUE (2) (apagar o 32000 e colocar o PIN do quadrante original)
TEST (3) (o valor deve aparecer novamente como 32000 e por cima onde aparecia pin, aparece o VIN ou IMMO do vosso carro)
SAVE! (4)

y3w8wqbygzjmpqwfg.jpg


Desligar a chave da ignição por cerca de 1min (é importante respeitar este tempo).

Voltar a colocar a chave, voltar a: Select > 17 – Instruments e verificar se em extra já aparece o VIN e IMMO do vosso carro (pode aparecer também o VIN do antigo carro caso o quadrante seja usado).

E pronto se não vos der nenhum erro neste processo, têm o vosso quadrante codificado.

Em caso de dúvidas ver o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=J5_51qeEyec
Ou
Página ROSSTECH: http://wiki.ross-tech.com/wiki/index.php/Immobilizer_III_Immobilizer_Swapping_(Instrument_Cluster)

6.2 – Reprogramar eeprom do novo quadrante:

Para esta segunda forma o processo é mais complicado e arriscado, mas tudo se faz.

Colocar novamente o quadrante original:
Ligar com vag k-can commander:
Colocar “k-line” em conection Type > Instrument / Immobilizer > Read (1) (aguardar cerca de 3 a 5min)
SAVE TO FILE (2) (guardar o ficheiro BIN)

Colocar o novo quadrante e repetir o processo acima.

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Agora com os dois ficheiros das EEPROM, e com um programa de comparação / edição de ficheiros HEX, alterar a eeprom do novo quadrante em bitflip e compilar ambos para ficar com as funções originais do novo quadrante mas com o VIN e IMMO do quadrante original.

Aqui neste processo não consigo ajudar muito mais, uma vez que não percebo muito do assunto.

OBRIGADO AMIGO PAULOPINHO (ibizaclubpt.com/forum), SEM A TUA AJUDA NÃO TINHA FEITO ESTE PROCESSO =).

Ainda com o quadrante novo colocado:

Ligar com vag k-can commander:
Colocar “k-line” em conection Type > Instrument / Immobilizer > LOAD FILE (1) (carregar o ficheiro eeprom compilado)
WRITE (2) (Aguardar que termine a escrita, deve terminar num sector 0x07f8 [visível na legenda de rodapé do programa])

Desligar a ignição aguardar cerca de 1min e voltar a ligar (caso a luz do IMMO continue a piscar, das duas, uma, ou o ficheiro não foi bem carregado para o quadrante ou a complicação não foi feita corretamente – nestes casos aconselho a repetir o processo de escrita na eeprom do novo quadrante (tentar 3x), caso o problema se mantenha, verificar então a compilação dos ficheiros dos dois quadrantes)

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6.3 – Reprogramar chaves caso não fiquem a funcionar corretamente:

Este passo não deverá ser necessário, mas caso ambas as chaves desprogramem, devem seguir os seguintes passos:

Select > 17 – Instruments > 11 – Login
(Colocar o pin do quadrante original uma vez que este novo quadrante já foi programado no passo 6.1 com o pin do quadrante original)
Clicar em “Do It”

10 – Adaptation
Channel 21 > Read (1)
(Deve aparecer acima “old key” e em “sotred value” o numero de chaves atualmente programadas)
NEW VALUE (2) (Colocar o numero de chaves que pretendem programar)
SAVE! (3) > YES (4)

Aguardar que a luz do IMMO apague > retirar chave > colocar a chave seguinte e aguardar novamente que a luz do IMMO apague de novo. Repetir o processo com todas as chaves que pretende configurar (penso que só pode haver no máximo 4 por carro).

k3nbhtr8b060vbtfg.jpg


Em caso de dúvidas ver o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Wj3K04eMV7w

Existe também já um tópico sobre este assunto aqui no fórum, podem encontra-lo AQUI.

7 – CORREÇÃO DE KMS DO NOVO QUADRANTE:

7.1 – Ligar com vag k-can commander:
Colocar “k-line” em conection Type > Instrument / Immobilizer > Read (aguardar cerca de 3 a 5min)
ODOMETER: (colocar kms correctos)
CHANGE!

53kdbspasdbv6slfg.jpg


Ou

7.2 – Ligar com vag tacho:
Select ECU > VDO New (1) (aguardar que o programa leia a ECU se der erro tentar novamente pode dar erro 10x consecutivas, insistam)
Change Mileage (2) (colocar kms correctos (3) sem o ultimo digito ex: 215000, colocar 021500)
Continue! (4)
99yhxocyobz37xdfg.jpg


Video aqui: https://www.youtube.com/watch?v=1gigaSIDKA4

8 – SINCRONIZAR QUADRANTE COM O NOSSO MOTOR:

No meu caso o quadrante vinha de um 1.9TDI, logo o SOFT CODING vinha configurado para motores de 4 cilindros, mas pode representar muito mais configurações.

Este código é composto por 5 números que representam funções/configurações através de sequencia de números, segue o exemplo:

Imaginemos o soft coding: 03134, deve ser lido como (03)(1)(3)(4) com o significado abaixo:

03 – Advertências visuais no quadrante.
( 01 – Aviso de desgaste de travões; 02 – Aviso cinto; 04 – Aviso liquido do parabrisas) neste caso o 03 representa o 01+02 ou seja tem aviso dos travões e de cinto.

1 – Código do País.
(1 – Europa; 2 – EUA; 3 – Canada; etc) neste caso o 1 de europa.

3 – Número de cilindros do motor.
(3 – três cilindros; 4 – quatro cilindros, e por ai fora) Também vi que poderia estar relacionado com os períodos de revisão do carro, sendo por ex: 1 – Long-Life 30000Kms.

4 – Multiplicador de impulsos para correção de velocímetro.
(4 – quadrantes de 220Km/h; 2 – quadrantes de 260Km/h)

Continuando, temos então o SOFT CODING que anotamos do quadrante original no passo 2, vamos então configurar o quadrante com esses dados:

Select > 17 – Instruments > 07 – Recode (1)
Software coding (2)
(Colocar o soft. Coding do quadrante original)
Clicar em “Do It” (3)

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9 – VOLTAR A ACTIVAR A TRANCA AUTOMATICA DE PORTAS:

Por segurança a tranca automática de portas tinha sido descativada no passo 1 para não se correr o risco de as chaves desprogramarem e ficarmos sem conseguir abrir as portas do lado de dentro do carro.
Agora é só voltar a função:

* FECHO AUTO AOS 20KM/ ABERTURA AO RETIRAR CHAVE IGNIÇÃO OU EM CASO ACIDENTE *

SELECT » 46 central conv. » 10 adaptation » canal 3 AUTOLOCK:
1 = ativado
SAVE
!


10 - NOTAS:

ERRO AIRBAG APÓS O PROCESSO:

Como o Airbag foi desligado, é provável que a luz do airbag fique sempre acesa. Para corrigir o problema, basta apagarem o erro com VCDS/VAG-COM:


INTERPRETAR REFERÊNCIA (VAG NUMBER) DOS QUADRANTES:

ikm22oc4n1rg9s1fg.jpg


Notas: A identificação do IMMO penso que não está correta, no meu casso tenho número 1 e segundo vi na net e pelo vcds, tenho IMMO3 e não 1 ou 2 como indica a imagem.

Atenção:
1- quadrantes IMMO 3 não podem ser substituídos por quadrantes IMMO2 (o contrário é possível), tal como quadrantes com CANBUS, não podem ser substituídos por quadrantes SEM CANBUS.
2- quadrantes a montar devem ser anteriores ao restyling 5 de 2006 uma vez que após esta data os quadrantes vêm cryptografados e não permitem a sua reprogramação (mais info na página 2). - Obrigado PauloPinho.


LINKS COM INFORMAÇÃO ÚTIL:

Programar quadrante novo:
http://wiki.ross-tech.com/wiki/index.php/Immobilizer_III_Immobilizer_Swapping_(Instrument_Cluster)

Programar chaves no novo quadrante:
http://wiki.ross-tech.com/wiki/index.php/Immobilizer_III_Immobilizer_Swapping_(Instrument_Cluster)

Programar quadrantes antigos IMMO1 e 2:
http://ross-tech.com/vag-com/cars/Non-Immo-cluster-swapping.html

GLOSSÁRIO:

PIN: Código numérico.
SKC: Secret Key code.
IMMO: Imobilizador.
VIN: Número de Identificação do Veículo
Ficha T41: Ficha que liga as manetes.
Ficha T32: Ficha com tranca a verde que liga ao quadrante.

Espero que não me tenha escapado nada.
Qualquer dúvida estejam à vontade para colocar.
 
Last edited:
Excelente diy, para quem quiser passar pelo mesmo processo tem aqui a papinha toda feita e ajuda tambem quem simplesmente quer por exemplo trocar de um quadrante sport para um cupra.
 
parabéns amigo, esta muito bom
não li com muita atenção mas penso estar bem explicado para quem se atrever a fazer a mod
 
Obrigado pelo Feedback :)

E até que nem é complicado de se fazer, o mais difícil foi ter de andar a procura de informação bastante dispersa pela net, mas com essa pesquisa e a ajuda aqui da malta do forum tornou-se mais simples ;)
 
Muito bom! Parabéns pela pesquisa, mas sobretudo pela partilha!

:confused: Será que para 6J será muito parecido????

Abraço.
 
Obrigado pelo Feedback :)

Em relação ao 6J é provável que o processo seja um pouco diferente, principalmente a nível de cablagem (que pode ate já ter e não ser necessário fazer) e de configuração do Immobilizador (que deve ser mais recente e difícil de codificar). Mas é uma questão de se pesquisar um pouco sobre esse modelo =)

A exemplo, no caso dos golf's 4 existem quadrantes com ecrã como o dos 6L apenas um pequeno visor numérico e outro com visor pixel led, com mais informação, e para este caso basta apenas trocar e codificar o novo quadrante e fica com ecrã mais completo a funcionar.
 
Para o 6J, ainda não vi nada. E tenho procurado... No meu caso, e como dizes, já tenho o cb, era apenas trocar o quadrante por outro.

Há algum tempo cheguei a ver o quadrante dos Golf's 4, se não me engano era o dos 115 cv, nos Leons (nos primeiros), onde ficavam com o quadrante mais o ecrã central a funcionar completamente.
 
que eu saiba nenhum stress amigo ate a curva da agulha do combustível e possível trabalha-la de modo a ficar como nos ibizas(conta ao contrario um do outro) e assim aproveitar o fundo do quadrante do Ibiza
 
que eu saiba nenhum stress amigo ate a curva da agulha do combustível e possível trabalha-la de modo a ficar como nos ibizas(conta ao contrario um do outro) e assim aproveitar o fundo do quadrante do Ibiza

o unico problema é que ficas sempre com o esp ligado,ao carregares no botao nao aparece o simbolo no quadrante como acontece com o quadrante do 6l!
 
Um dos sistemas mais engraçados que encontrei foi este, mas infelizmente não está disponível para o 6J

[video=youtube;Uo1y-cybmhY]https://www.youtube.com/watch?v=Uo1y-cybmhY[/video]
 
que eu saiba nenhum stress amigo ate a curva da agulha do combustível e possível trabalha-la de modo a ficar como nos ibizas(conta ao contrario um do outro) e assim aproveitar o fundo do quadrante do Ibiza

não te sei dizer o que era pois não me lembro mas sei que ele queixava-se de qualquer coisa que antes funcionava e agora não
 
a ver s um dia destes testo isso no meu a ver o resultado...a minha ideia e por pressão turbo temp intake etc a aparecer no fis evitando assim manómetros
 
Acabei de trocar o meu para colocar cb, não pode ser tudo de uma vez xD mas qual seria o quadrante indicado para essas funções?

Enviado do meu S5 através de Tapatalk
 
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