Consumo de Óleo e Touches a bater! - PD150

Boas meus caros,

Ora bem, o caso é simples e o que se pretende é recolher opiniões variadas afim de ver se se consegue chegar a alguma conclusão antes de fazer o que quer que seja...esperemos é que no entretanto não aconteça nada de grave!

Passemos aos factos:
-Leon TDI 150 com cerca de 120000kms, revisão feita aos 117000kms (portanto há cerca de 3000kms...isto equivale há cerca de 3 semanas talvez!)
-Faz alguns kms por dia, ritmos variados, muito para arranca logo a frio de manhã...A5 power!!...leva uns apertos por vezes qd já vou atrasado...está reprogramado.
-Foi do nível máximo ao mínimo na vareta neste espaço de tempo...já tenho de ir rectificar o nível (após cerca de 3000kms)
-Por vezes qd ligo o carro, fica a bater "touches"....tictictic...barulho mt metalico...além do "matraquilhar" caracteristico dos diesel. Umas vezes depois de andar um bocado lá passa e fica com o trabalhar certinho...outras vezes não passa e anda o dia todo assim mesmo depois de parar, desligar, voltar a ligar.
-Qd lavava o carro, nomeadamente as ponteiras de escape, reparei que havia vestigios de óleo, ou mesmo óleo no seu interior...é dificil afirmar mesmo o que era, mas que parecia isso sim.
-Usou durante uma série de kms óleo Fuchs supersynt pd, antes disso só Castrol TXT, actualmente corre-lhe "nas veias" Castrol Edge...sempre com a norma 505.01.

Agora está aberta a sessão...opinem sobre possíveis causas, coloquem questões para perceberem melhor o caso, relatem-me experiências vossas em casos idênticos.

Agradeço a todos

Cumps
 
experimenta mudar para Motul 505.01 ou Mobil 1 505.01...

e um aditivo anti fricção se calhar ajudava...

Abraço

O que me preocupa mais nem é o óleo...é mais o ter passado apenas 3000kms desde a revisão!

As "tuches" só se ouvem a bater mt mt esporádicamente, mas acontece ainda assim.
 
O que me preocupa mais nem é o óleo...é mais o ter passado apenas 3000kms desde a revisão!

As "tuches" só se ouvem a bater mt mt esporádicamente, mas acontece ainda assim.

Pelo que me apercebo o oleo nao tem os aditivos indicado para os PD e as tuches estao a vedar mal por causa disso.
Quantos km's têm o carro?

Cumps
 
Para quem não sabe ou não reparou, oleos Castrol TXT, Edge e Fuchs Supersynt PD, têm a norma 505.01, sendo recomendados para motores PD, fazendo referência a isso na própria embalagem. Há aqui um topico de oleos que o comprova.
Portanto não estou a ver que tipo de aditivos é que façam falta ao óleo para serem proprios para PD.
 
Para quem não sabe ou não reparou, oleos Castrol TXT, Edge e Fuchs Supersynt PD, têm a norma 505.01, sendo recomendados para motores PD, fazendo referência a isso na própria embalagem. Há aqui um topico de oleos que o comprova.
Portanto não estou a ver que tipo de aditivos é que façam falta ao óleo para serem proprios para PD.

Boas, Rui

Como te vendi um vez oleo Castrol TXT, penso que devo dizer algo. Eu uso este oleo no meu carro desde os 9000kms(altura em que o comprei). Nunca tive problemas com o mesmo. Neste momento tenho o carro com muito mais cavalos e sem problemas.

Todas as pessoas a quem eu vendo/vendi estão super contentes e continuam a comprar.

Realmente isso é muito estranho poderá ser algum problema interno.

Quanto ao Castrol EDGE, é o mesmo que o TXT mas mais caro e com uma nova roupagem.

Abraços e vai dando feedback.
 
Boas, Rui

Como te vendi um vez oleo Castrol TXT, penso que devo dizer algo. Eu uso este oleo no meu carro desde os 9000kms(altura em que o comprei). Nunca tive problemas com o mesmo. Neste momento tenho o carro com muito mais cavalos e sem problemas.

Todas as pessoas a quem eu vendo/vendi estão super contentes e continuam a comprar.

Realmente isso é muito estranho poderá ser algum problema interno.

Quanto ao Castrol EDGE, é o mesmo que o TXT mas mais caro e com uma nova roupagem.

Abraços e vai dando feedback.


Amigo Gonçalo...exactamente...o Castrol que usei foi sempre teu.
Penso que do óleo não é, já que levou sempre dos bons e a tempo e horas...sempre a nível, nem de menos nem demais...1 episódio talvez de por descuido nem na vareta marcava, mas a luz tb n acendia!
Não me vou alarmar...qt ao nível...talvez tenha tido um equivoco...hoje voltei a verificar noutro local com o carro frio depois da noite e o nivel está no maximo...só posso concluir que o carro estava torto... ](*,)
 
Amigos nao se esqueçam de que o nivel da vareta normalmente pouco ultrapassa o meio litro. Se aquando da revisao por algum motivo o nivel nao ficou perfeito pode ser apenas por isso.
Na minha opiniao o que ha a fazer é voltar a meter oleo até fazer nivel. E ver se ele o bebe antes de te alarmares.Pode ser o oleo que seja muito fino ou entao o inicio de um problema relacionado com segmentos.
Atesta o nivel e ve o que acontece.
E ve se não há fugas no carter, nalguma junta ou nos retentores da cambota.
 
POde ser o turbo que tenha alguma passagem de óleo e esteja a queimar algum!tenta ver o estado do mesmo...Se tiver a dizer algo de errado, digam...:):):)
 
boas.

tb tenho o TXT k colokei eu mesmo logo k comprei o fumaroralas, em agosto paxado com 87mkm. tenho repro, kat off e fmic, e ate agora(94mkm), n bebeu nem uma gota... certo k tb n lhe dou mta escafia e tenho todos os cuidados basicos num diesel. em relaçao ao barulho, n noto nada de anormal, a n ser akuando da montaGEN do ic ficou um bocado mais rouco.. mas ixo sao pormenores. ;)
expero k resolvas o problem, tb n deve ser nada grave, mete num bom mecanico,

abraço
 
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