Crash Train Espanha

[video=youtube;JpPWmvFsQbY]http://www.youtube.com/watch?v=JpPWmvFsQbY[/video]
ao que parce a curva era de 80km e ele fez a 190km.

Rip :(
 
daaaasss, ainda bem que em portugal é muito improvável haver acidentes assim por excesso de velocidade, cá caso passes o limite de velocidade da zona, tens cerca de 10s para voltar ao limite, ou o comboio para automaticamente
 
daaaasss, ainda bem que em portugal é muito improvável haver acidentes assim por excesso de velocidade, cá caso passes o limite de velocidade da zona, tens cerca de 10s para voltar ao limite, ou o comboio para automaticamente

ainda bem.. por outro lado anda sempre mais devagar que o que deve.. de todas as vezes que ando de alfa, em cada 10, 8 chego atrasado.. às x mais de meia hora..
 
ainda bem.. por outro lado anda sempre mais devagar que o que deve.. de todas as vezes que ando de alfa, em cada 10, 8 chego atrasado.. às x mais de meia hora..

maior parte das vezes tem mesmo a ver com a partida, atrasam-se quase sempre a partida, e depois com os limites e as paragens já não conseguem recuperar, mas é mesmo muito chato as paragens, então as supressoes nem digo nada, os dias de greve são terriveis aqui na linha de Sintra.

a maior viagem que fiz foi sair as 13.30 de albufeira, num intercidades, chegar ao oriente, apanhar o intercidades para a guarda, sair no entroncamento e apanhar o regional para Elvas e sair no Crato (alentejo). cheguei as 20.50, 10 min depois do previsto, porque o intercidades para guimaraes ia com 10 min de atraso, e no entroncamento só tinha 5 min para mudar de comboio, pensei mesmo que ia ficar apiado no entroncamento :D

mas são viagens que valem a pena, então o alentejo tem vistas lindissimas, para alem que adoro andar de comboio (todos menos os urbanos lol)
 
maior parte das vezes tem mesmo a ver com a partida, atrasam-se quase sempre a partida, e depois com os limites e as paragens já não conseguem recuperar, mas é mesmo muito chato as paragens, então as supressoes nem digo nada, os dias de greve são terriveis aqui na linha de Sintra.

a maior viagem que fiz foi sair as 13.30 de albufeira, num intercidades, chegar ao oriente, apanhar o intercidades para a guarda, sair no entroncamento e apanhar o regional para Elvas e sair no Crato (alentejo). cheguei as 20.50, 10 min depois do previsto, porque o intercidades para guimaraes ia com 10 min de atraso, e no entroncamento só tinha 5 min para mudar de comboio, pensei mesmo que ia ficar apiado no entroncamento :D

mas são viagens que valem a pena, então o alentejo tem vistas lindissimas, para alem que adoro andar de comboio (todos menos os urbanos lol)

acredito que possa acontecer mas até hoje, de todas as que fiz, entrar no porto e sair em lisboa, arranquei sempre sempre às horas certas.. na minha penúltima viagem chegamos com 50 min de atraso..
 
A culpa é do pessoal que cantava ao motorista para por o pé no acelerador
Sent from my Lumia 800 using Board Express
 
acredito que possa acontecer mas até hoje, de todas as que fiz, entrar no porto e sair em lisboa, arranquei sempre sempre às horas certas.. na minha penúltima viagem chegamos com 50 min de atraso..

então deve ser mesmo avarias na linha, já tive 1 hora e meia fechado no comboio entre rio de mouro e tapada das mercês, porque havia uma avaria nas agulhas..
 
daaaasss, ainda bem que em portugal é muito improvável haver acidentes assim por excesso de velocidade, cá caso passes o limite de velocidade da zona, tens cerca de 10s para voltar ao limite, ou o comboio para automaticamente

ñ é assim tão linear!

tb existe em espanha tal como em muitos outros países, mas aquela linha ñ estava abrangida pelo tal sistema!

esse sistema de segurança chama-se "ERTMS (European Rail Traffic Management System)"
 
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ñ é assim tão linear!

tb existe em espanha tal como em muitos outros países, mas aquela linha ñ estava abrangida pelo tal sistema!

esse sistema de segurança chama-se "ERTMS (European Rail Traffic Management System)"

em portugal é bem linear, a linhas electrificadas tem que ter esse sistema obrigatoriamente, nos outros países não é bem assim pelos vistos
 
Segundo li, a linha em causa tem cerca de 1 ano e ainda nem sequer está dada como concluída; O sistema de segurança foi desactivado pela RENFE para que os comboios podessem acelerar um pouco mais (supostamente nas rectas) para evitar atrasos esta semana dos festejos.
 
Aquela linha usa ERTMS nivel 1, mas aquela zona onde foi o acidente é exatamente no ponto onde se junta a linha de alta velocidade com a via convencional, e aí o sistema é o ASFA equivalente ao CONVEL Português e ATS Britânico. No entanto o sistema ASFA faz parar automaticamente um comboio que passe um sinal vermelho, mas não sei se faz parar um que passe do limite de velocidade, supostamente quando se passa de linha de AV para uma convencional ou ao entrar numa zona urbana tem que haver uma desaceleração gradual num espaço de 1500-2000 metros, sendo que neste caso deveria ter abrandado dos 200km/h para 140km/h aprox. 1500metros antes de entrar na via convencional e abrandar dos 140 para os 80 750m antes para quando já chegar à curva ir a 80. O ERTMS à partida envia um sinal sonoro para a cabine a avisar do novo limite para o maquinista começar a abrandar, se ele passou ali a 190km/h devia ter apanhado pelo menos 2 balizas atrás quando ia a 200, e em nenhuma delas ele abrandou. Já anda tudo a culpar o maquinista, mas na BBC está um artigo a dizer que ele comunicou em pânico com o controlo de tráfego da RENFE a avisar que ia a 190 km/h e o comboio não abrandava e que ia descarrilar na tal curva, mas isso não está confirmado. Sinceramente acho que este situação se deveu a um conjunto de factores, iam 2 maquinistas na cabine, eles conhecem o troço e aquela curva em especial que já foi alvo de criticas, há 3 possíveis situações: 1ª o maquinista confirmou os alertas na cabine para diminuir a velocidade, e depois distraiu-se assumindo que ainda estaria na via de AV; 2ª o ERTMS indicou uma velocidade errada na cabine (Não existem sinais físicos de limite de velocidade nas linhas de AV, aparece tudo na cabine) ou então o maquinista em vez de ler "80", leu "180", basta o display ter alguma sujidade. 3ª Algum dos sistemas de travagem falhou (acho pouco provável, mas já aconteceu em França).
Para agravar o acidente, as carruagens Talgo são extremamente leves, boas para AV pelo centro de gravidade baixo, mas são bastante frágeis, daí 3 terem voado para o talude paralelo. As catenárias tb são um problema porque os cabos caem e se entram em contacto com as carruagens podem eletrocutar toda a gente lá dentro através do arco elétrico umas vez que são 25.000V.
A composição em causa é um Talgo série 730 híbrido que pode ser alimentado via catenária ou motor diesel nos troços não eletrificados, daí trazer aquela carruagem extra (que foi a primeira a descarrilar como se vê no video) atrás de cada locomotiva que acomoda os motores diesel, e a de trás incendiou-se porque devia estar carregada de diesel e provavelmente os cabos da catenária entraram em contacto com o depósito.

Tem sido um mês negro para o transporte ferroviário, primeiro Canadá, depois França e agora este, se eu pensava que o de França era mau, este é uma autentica tragédia, dassssss.
 
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Um dos motores diesel:

LiveLeak-dot-com-e6a5363056f8-scale_8.jpg
 
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