Já que existem algumas duvidas sobre o assunto, deixo aqui as principais técnicas/dicas básicas do detalhe.
Lavagem Exterior
Técnica do fio de água
[video=youtube;JgSQpYywQ1c]http://www.youtube.com/watch?v=JgSQpYywQ1c[/video]
Limpeza Interior
Fonte detalhe.net
Vários tutoriais (em espanhol)
Os produtos utilizados ou similares podem ser comprados nas seguintes lojas online:
http://store.carcareeurope.com/
http://www.detailstore.pt/loja/
http://www.detailspot.com/index.php?option=com_virtuemart&Itemid=55&vmcchk=1&Itemid=55
http://www.santerchips.pt/index.php?route=product/category&path=59_69
entre outras...
Espero ser útil.
Lavagem Exterior
... vamos então para o exterior.
Mais importante que polir, dar ceras (…) é fazer uma lavagem em condições e regular. Isto sim é o mais importante para se manter o bom estado da pintura.
Ora vamos então começar.
Iniciamos o trabalho pelas jantes e isto será parte do material necessário:
Devemos sempre usar dois baldes. Um deverá ter shampoo e o outro apenas água.
Restante material:
- Luva de MF
- Escova para pneus
- Escova para as jantes
- Produto para jantes
- Produto limpar os para pneus (este terá de ser diluído)
- Pincel
Borrifamos então as jantes com o limpa jantes
De seguida, com a ajuda do pincel, lavamos todos os recantos mais complicados de chegar com a luva.
Em seguida, com a luva, lavamos toda a jante. O ideal é fixar um ponto de começo e dar a volta a ela toda, para que depois não existam falhas.
A luva der ser limpa com regularidade no balde que tem apenas água e em seguida, passamos novamente pelo que tem shampoo e voltamos a jante. Desta forma a sujidade tirada da jante, fica sempre no mm balde.
Depois com a escova, lavamos o interior todo da jante
Passamos então por água e repetimos uma vez mais a passagem da luva, para retirar qq vestígio de limpa jantes e para termos a certeza que percorremos todos os recantos.
Em seguida, vamos até ao pneu. Borrifamos o Carstar no pneu e com a escova lavamo-lo bem.
Terminamos então passando a jante novamente por água
*Com a ajuda do carstar, podemos tb lavar as cavas das rodas e o procedimento será o mesmo.
Jantes prontas, vamos então á pintura…
O material será idêntico ao das jantes:
- Dois baldes, um deles com shampoo outro apenas com água
- Uma luva MF ou uma luva de Pele de Ovelha
- Toalha de secagem WW
Inicio então dos trabalhos
Se tiverem maquina, poderão usa-la para passar todo o carro por água, guardando sempre uma distância de segurança. (mesmo antes de lavarem as jantes, podem usa-la para tirar a maior e ajudar na lavagem das cavas)
Depois de todo passado por água começamos então a lavagem.
Passamos a luva no balde que tem shampoo e começamos por lavar as partes mais altas do carro e vamos descendo. Lavar sempre por secções. Nos painéis horizontais, lavar no sentido do vento.
Depois de todo lavado, passamos então por água e começamos a secar.
Usar a toalha WW sempre aberta e começamos por secar todos os vidros
Depois dos vidros, passamos para a pintura e o processo será o mesmo. Usar sempre a toalha toda aberta. Pousar na pintura e puxar pelas pontas
Já seco, podemos passar uma cera liquida. Irá dar alguma protecção e um brilho extra.
Borrifamos então a pintura e com um pano MF, passamos de seguida.
Já com cera, vamos entao hidratar os pneus.
Se ainda estiverem molhados, podemos passar com um pano para que fiquem prontos.
Borrifamos o produto num aplicador
E em seguida é passar nos pneus
Nunca borrifar no pneu directamente e ter cuidado para não tocar na jante para não ficar marcado.
Depois é só apreciar os resultados…
Técnica do fio de água
[video=youtube;JgSQpYywQ1c]http://www.youtube.com/watch?v=JgSQpYywQ1c[/video]
Limpeza Interior
Faço este tópico para quem se quer iniciar no Detalhe.
O mais importante para mantermos o nosso carro a 100% é fazermos as manutenções com regularidade. As manutenções resumem-se á limpeza interior e lavagem exterior.
Este irá ser apenas sobre o interior.
Vejamos então o estado inicial do carro. Não deveremos deixa-lo chegar a este ponto. Apenas irá dificultar mais a próxima limpeza e ajudar á degradação prematura dos materiais.
Ao fazermos a limpeza interior, convém visitarmos todos os cantos, para que fique tudo em condições. Assim sendo, tudo o que mexe, tem de ser mexido, como por exemplo andar com os bancos, subir e descer o volante… Se não o fizerem, um dia mais a frente que tenham de acertar por exemplo o volante, vão ver a sujidade que estava escondida.
Exemplo do banco:
Junto ás calhas…
Retiramos os tapetes e começamos então por aspirar tudo. Qual quer aspirador caseiro irá servir.
Aspirar as zonas escondidas
Tentar fazer alguma pressão nas costuras dos bancos, para que não fique lá sujidade (quer sejam tecido ou pele)
Se possível, com ajuda de utensílios, para chegar onde o tubo normal do aspirador não chega.
Com ajuda de pincéis, soltar algum lixo que possa haver e aspirar. Em carros mantidos com regularidade, irão ter apenas pó, nada mais. O pincel vai ajudar em outros recantos, como por exemplo saídas de ar.
Ter em atenção para a ponteira do aspirador não bater em plásticos, correndo o risco de os danificar.
Depois de tudo aspirado, borrifamos por exemplo um pouco de APC num pano MF e começamos a limpar o tablier, portas…
Depois dos plásticos limpos passamos entao para os vidros.
Com um pano especifico, para vidros, borrifamos o limpa vidros no pano
Passamos no vidro, passando depois com as costas do mesmo. Convém ir a todos os cantos e em alguns casos, temos de abrir um pouco os vidros.
Vamos desdobrando o pano, sempre que preciso.
Caso o carro tenha tapetes de borracha, podem borrifar com APC, deixar actuar um pouco e depois passar por água. Se já estiverem muito sujos, convém usarem por exemplo Car Star.
Em tapetes de tecido, acaba sempre por ser mais simples e com melhores efeitos.
Aspiram o tapete muito bem, dão uns borrifos de APC e a seguir com a ajuda de uma escova, escovam, escovam-nos todos. Se fizerem isso com regularidade, vão ver como se mantêm sempre limpos e bonitos.
Nas ombreiras das portas, em carros mantidos com regularidade, no final de tudo com um QD e um pano MF conseguem limpar tudo.
Este será então o resultado final:
Este tópico serve apenas de ajuda para quem está a iniciar. Como é obvio, existem sempre algumas coisas que podem ser alteradas, consoante as necessidades.
De uma coisa não nos podemos esquecer, se fizermos a manutenção com regularidade, eles irão ficar novos durante muitos e bons anos. Isto sim é o Detalhe!!!
Fonte detalhe.net
Vários tutoriais (em espanhol)
Os produtos utilizados ou similares podem ser comprados nas seguintes lojas online:
http://store.carcareeurope.com/
http://www.detailstore.pt/loja/
http://www.detailspot.com/index.php?option=com_virtuemart&Itemid=55&vmcchk=1&Itemid=55
http://www.santerchips.pt/index.php?route=product/category&path=59_69
entre outras...
Espero ser útil.
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