Apesar de eu os vender, se não acreditasse neles nem sequer os usava nos meus carros... Afinal segundo o que alguns dizem, são simplesmente dispensáveis.
Discordo, mas há que ver caso a caso... é possível sim que haja carros, motorizações, que se notem muito pouco a diferença o que poderá aliado ao custo do filtro causar a opinião de desperdicio de dinheiro.
Depois existe os testemunhos, de não colocarem os filtros pois danificam os medidores de massa de ar... esta é fácil, quando limpam o filtro por vezes carregam com o óleo próprio em excesso. Quando abusam é mais que certo que esse "óleo" irá parar ao medidor. Mas isto já faz parte das instruções de limpeza e eu não estou aqui a ensinar ninguém.
O filtro como já aqui disseram permite a passagem de ar mais desimpedida, devido á sua contrução, estrutura, materiais utilizados.
Reparem nos filtros de origem de papel e como é que eles ficam ao fim de alguns kilometros. Ficam "tapados" o que dificulta a sua filtragem. Um filtro K&N, BMC, Green, ou que marca que se lembrem de estar no mercado é criado para realmente melhorar a performance, mas depois há outra dúvida... à e tal o medidor de massa de ar, só lê aquele caudal especifico que está programado... pois lê... mas a quantidade de ar que entra é mais...
No meu caso concreto e esquecendo testemunhos de clientes, no meu Ibiza, o que notei foi realmente a resposta em baixa velocidade, com uma subida de rotação mais rápida. No meu Leon a gasolina, aqui a diferença foi sem dúvida melhor, igualmente resposta mais rápida, mas neste não fiz banco de ensaios.
No Ibiza á uns anos atrás, e se eu encontrar entretanto os gráficos, coloco aqui. Consegui uma diferença (se não estou em erro) de mais 6 a 7 cv (foi feito uma medição sem o filtro, e outras duas com o filtro) O carro tinha aqui nesta altura cerca de 8 ou 9 mil km apenas...
Enfim, mas não vale a pena mais estar aqui a discutir uma dúvida destas pois o factor "humano" influencia muito.
Depois há sempre os que exageram em que o filtro à e tal fez com que o carro andasse mais 20km/h e o caraças... etc etc...
Eu troco os filtros dos meus carros para K&N, sempre.
Fiz isso no meu Renault 19 em 1999, fiz isso no meu Focus Tddi em 2001, fiz isso na minha Focus TDci em 2003, fiz isso em 2006 no meu Ibiza, Fiz isso em 2009 na minha A6, e voltei a fazer isso no meu Leon em 2011. Curioso, só nao o fiz no 106 da minha mulher em 2008 antes de o trocar pela A6.
Das BMC's, não posso opinar, pois é algo que nunca experimentei por mim próprio, e ainda assim dispenso pois já tenho coisas mais que suficientes para a policia me perguntar...
As BMC's que fiquem para os picões