Tenho um Ibiza SC Van 1.4 TDI, do ano 2010, e vou fazer a revisão dos 120.000km. Por causa do preço, estou a ponderar levar o carro fora da marca e, como tal, estive a verificar os trabalhos que devem ser feitos neste serviço:
Tenho então duas dúvidas:
1ª Qual é a diferença entre motores TDI Common Rail e os motores TDI com injetor bomba?
2ª Há um mecânico que me diz não ser necessário substituir velas porque o motor é a gasóleo... É verdade?
Obrigado!
- Verificar funcionamento de luzes dianteiras/traseiras, da porta bagagens, indicadoras de mudança de direção e de emergência;
- Verificar funcionamento de iluminação interior e do porta-luvas, isqueiro, avisos luminosos e buzina;
- Colocar a zero o indicador de intervalos de serviço do painel de instrumentos;
- Consultar memória de avarias em todos os sistemas – autodiagnóstico;
- Lubrificar dobradiças das portas e do porta bagagens
- Verificar sistema e possíveis danos do limpa pára-brisas e do limpa-faróis;
- Verificar perfil, banda de rodagem e pressão de ar dos pneus incluindo o suplente;
- Autocolante próximo serviço: apontar data, quilometragem e fixá-lo na moldura da porta; substituir óleo e filtro;
- Verificar pastilhas dianteiras e traseiras, perdas e danos do sistema de travagem;
- Verificação visual de danos da proteção da parte inferior;
- Verificar fixações, ausência de fugas e danos e folga nas rótulas da direção;
- Verificar as fixações e ausência de fugas e danos da instalação dos gases de escape;
- Verificar estado e tensão da correia trapezoidal (Poly-V);
- Verificação visual de perdas e danos do motor e componentes do compartimento do motor (de baixo);
- Verificar nível do óleo da caixa de velocidades manual (só em caso de permeabilidade);
- Verificar nível líquido dos travões, dependendo do desgaste das pastilhas;
- Verificar nível líquido de refrigeração e proteção anticongelante do sistema de refrigeração;
- Verificar estado da bateria;
- Verificação visual de perdas ou danos do motor e componentes do compartimento do motor (de cima);
- Verificar regulação dos faróis;
- Verificar funcionamento: percurso teste, sistema de travões, travão de estacionamento, caixa de velocidades, sistema de direção e ar condicionado;
- Filtro de pó, pólen para habitáculo de passageiros: substituir;
- Verificar nível de óleo da caixa de velocidades (só em caso de permeabilidade)
- Filtro do ar: limpar carcaça e substituir elemento filtrante
- Velas de ignição: substituir
- Verificar (motores TDI com injetor bomba) de filtro de partículas
- Verificar a data de validade da embalagem de estanqueidade do kit anti-furo e substituir se for necessário;
- Substituir velas de ignição.
Tenho então duas dúvidas:
1ª Qual é a diferença entre motores TDI Common Rail e os motores TDI com injetor bomba?
2ª Há um mecânico que me diz não ser necessário substituir velas porque o motor é a gasóleo... É verdade?
Obrigado!