Segue este DIY a demonstrar como estou a instalar câmera traseira no meu 6L. Refiro que não sou nenhum profissional e qualquer opinião para melhorar o processo é bem vindo. Este foi o método que utilizei e não me responsabilizo por qualquer eventual situação que possa surgir a quem reproduza este DIY.
No meu caso não foi necessário remover o para-choques. Caso queiram, podem removê-lo se acharem conveniente.
1 -
Remover proteção plástica central da beira da mala, puxando a peça no sentido ascendente (na vertical da parte que está encostado ao tapete da mala, para cima) de modo a desencaixar das molas que o prendem no sítio.
2-
Aproveitar e desencaixar tambem este plástico lateral após remover o primeiro, para ter acesso àquela lateral, onde vamos buscar a corrente elétrica. Para remover este, fazemos pressão no sentido da parte mais perto da forra lateral, para o local onde a foto foi tirada.
3 -
Podem aproveitar também e desforra aquele canto de tecido, despertando o parafuso ou mola (?) que se encontra naquele buraco (? O meu não tinha) e desencaixando a mola que se encontra por baixo do plástico que removemos no passo nº2. Lá, vão encontrar cerca de 3 fichas elétricas, e uma das quais, após a conexão elétrica, vai um chicote de fios no sentido da dobradiça da mala e a que tiver o fio verde e azul é onde a corrente elétrica da luz de marcha atrás passa.
No entanto, verificar com um multímetro antes de realizar seja o que for. Esse fio vai fornecer corrente para ativar a marcha atrás, e vamos usá-lo para 2 coisas; 1- alimentar a camera apenas quando ativar os a marcha atrás,
2- dar sinal ao rádio que a marcha atrás foi activada, e para mudar o ecran para a imagem da câmera.
Ao lado desses fios, está um parafuso que se utiliza para ligar o fio de massa da câmera.
4- Retirar a tampa de respiro da mala mais próxima do local para onde queremos levar os fios.
5- Colocar a camera no local e puxar os fios para dentro da mala através desse buraco.
6- Passar os fios por dentro da grelha e colocar a grelha no sítio dela.
7- Ligar os respetivos cabos soltos aos que vêm presos à camera.
8- Colocar fita cola de volta das uniões para não permitir que se soltem com facilidade.
9- Unir o fio vermelho da conexão vermelha (o que alimenta a camera) ao fio vermelho da conexão amarela (o que transmite sinal ao rádio que a marcha atrás foi colocada e para dar a imagem da câmera). Após unir esses dois fios, ligar a ponta ao fio verde e azul que traz a corrente para a luz de marcha atrás e unir o fio preto ao ponto de massa.
10-
Prender os fios através do painel da mala com fita cola.
11- Passar o fio que resta da conexão amarela por baixo das costas do banco traseiro e por baixo da base desse mesmo banco também.
12- Levar o fio por baixo do plástico lateral até ao apoio de pé do condutor.
13- Retirar a mini gaveta por baixo do volante do condutor e puxar o fio para perto da ficha OBD.
14- Desapertar os 3 parafusos que prendem o plástico que se encontra imediatamente por cima dos pedais
15-
Retirar o radio ligeiramente para a frente e passar um passa-fios pro dentro do local do rádio até à beira direita da tampa que acabamos de retirar. Prender o nosso fio ao passa fios com fita cola e puxar o passa fios para termos as nossas ligações no local do rádio. Opcional- prender o fio à tampa com um pouco de fita isoladora.
16- Colocar a tampa no sitio; fazer as ligações ao rádio e isolar as duas para não haver nenhum tipo de curto circuito e termos a certeza que não se desconectam.
17- Colocar a tampa no sitio, bem como a mini gaveta e desfrutar:
Verificar se a camera está a funcionar antes de passar os fios todos para o local final!
No meu caso não foi necessário remover o para-choques. Caso queiram, podem removê-lo se acharem conveniente.
1 -
Remover proteção plástica central da beira da mala, puxando a peça no sentido ascendente (na vertical da parte que está encostado ao tapete da mala, para cima) de modo a desencaixar das molas que o prendem no sítio.
2-
Aproveitar e desencaixar tambem este plástico lateral após remover o primeiro, para ter acesso àquela lateral, onde vamos buscar a corrente elétrica. Para remover este, fazemos pressão no sentido da parte mais perto da forra lateral, para o local onde a foto foi tirada.
3 -
Podem aproveitar também e desforra aquele canto de tecido, despertando o parafuso ou mola (?) que se encontra naquele buraco (? O meu não tinha) e desencaixando a mola que se encontra por baixo do plástico que removemos no passo nº2. Lá, vão encontrar cerca de 3 fichas elétricas, e uma das quais, após a conexão elétrica, vai um chicote de fios no sentido da dobradiça da mala e a que tiver o fio verde e azul é onde a corrente elétrica da luz de marcha atrás passa.
No entanto, verificar com um multímetro antes de realizar seja o que for. Esse fio vai fornecer corrente para ativar a marcha atrás, e vamos usá-lo para 2 coisas; 1- alimentar a camera apenas quando ativar os a marcha atrás,
2- dar sinal ao rádio que a marcha atrás foi activada, e para mudar o ecran para a imagem da câmera.
Ao lado desses fios, está um parafuso que se utiliza para ligar o fio de massa da câmera.
4- Retirar a tampa de respiro da mala mais próxima do local para onde queremos levar os fios.
5- Colocar a camera no local e puxar os fios para dentro da mala através desse buraco.
6- Passar os fios por dentro da grelha e colocar a grelha no sítio dela.
7- Ligar os respetivos cabos soltos aos que vêm presos à camera.
8- Colocar fita cola de volta das uniões para não permitir que se soltem com facilidade.
9- Unir o fio vermelho da conexão vermelha (o que alimenta a camera) ao fio vermelho da conexão amarela (o que transmite sinal ao rádio que a marcha atrás foi colocada e para dar a imagem da câmera). Após unir esses dois fios, ligar a ponta ao fio verde e azul que traz a corrente para a luz de marcha atrás e unir o fio preto ao ponto de massa.
10-
Prender os fios através do painel da mala com fita cola.
11- Passar o fio que resta da conexão amarela por baixo das costas do banco traseiro e por baixo da base desse mesmo banco também.
12- Levar o fio por baixo do plástico lateral até ao apoio de pé do condutor.
13- Retirar a mini gaveta por baixo do volante do condutor e puxar o fio para perto da ficha OBD.
14- Desapertar os 3 parafusos que prendem o plástico que se encontra imediatamente por cima dos pedais
15-
Retirar o radio ligeiramente para a frente e passar um passa-fios pro dentro do local do rádio até à beira direita da tampa que acabamos de retirar. Prender o nosso fio ao passa fios com fita cola e puxar o passa fios para termos as nossas ligações no local do rádio. Opcional- prender o fio à tampa com um pouco de fita isoladora.
16- Colocar a tampa no sitio; fazer as ligações ao rádio e isolar as duas para não haver nenhum tipo de curto circuito e termos a certeza que não se desconectam.
17- Colocar a tampa no sitio, bem como a mini gaveta e desfrutar:
Verificar se a camera está a funcionar antes de passar os fios todos para o local final!
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