boas, ja ha muito que estava para fazer um diy como retirar o filtro de particulas nos nossos 6J 1.9 tdi, antes de mais eu apenas venho explicar os procedimenos e consequencias e todo o trabalho e dores de cabeça que tive para solucionar o meu problema do dpf visto que agora está 100% e assim evitam andar as voltas e vao logo directos ao assunto. nao tenho fotos o que ajudaria bastante mas nao me lembrei de tirar vou tentar ser o mais explicito possivel:
em primeiro lugar quem nao tem muita experiencia em mecanica/electricidade nao aconseho a faze-lo.
tempo do trabalho desde o começo no carro até ao resultado final +- 1 dia isto engloba ir a uma casa de escapes etc.
vamos começar por retirar as escovas, depois retiramos o plástico que esta por debaixo das escovas (aquela grelha plastica ranhurada que une ao para brisas), após isso retiramos o tubo que vai a egr admição o tubo flexivel depois do sensor map retiramos as proteções termicas que aquilo tem depois as fichas da egr e da borboleta temos 3 ou 4parafusos torque a apertar ao colector de admição + 2 parafusos por debaixo desse bloco que tem a egr e a borboleta que sao do tubo da egr ao colector de escape reiramos tambem, após termos tirado esse bloco retiramos a chapa que esta atraz do motor forrada com material isolante, para retirar a mesma temos que desligar as fichas laranja/preta/castanha que estao num apoio ao pé da admição que tem a valvula n75, depois temos umas molas pretas tipo anilhas a fixar a capa isolante atras do motor após retirar todas as anihas e tirar a manta procurar os apois da chapa e tirar os mesmos e a repectiva chapa(ganham espaço atras do motor) depois retirar capas protectoras em metal que envolvem o turbo e repectivos tubos do dpf que passam por ali, essas mesma chapa depois de todos os parafusos retirados temos que a forçar um bocadinho para ela sair, os tubos metalicos que vem do filtro vao os 2 a uma valvula podem desligar esses mesmos ficando so la a valvula no sitio, desapertam a braçadeira do turbo que é conica abrem na e retiram, depois vao debaixo do carro retiram a proteção carter(plastico) e seguem o escape veem o "cú" do filtro la em cima escondido verificam que tem 2 apoios um cima um baixo retiram-os, o filtro de particulas neste momento ja esta solto estando so preso pelo tubo de escape. agora vem a parte mais chata e mais doloraza do trabalho temos que baixar o filtro o que podemos que é pouco e no meu caso como nao cabe la nehuma ferramenta de corte a nao ser a lamina do serrote cortar ferro teve que ser a mao e cortam junto a saida do filtro (entre o flexivel e o filtro) depois de demorada tarefa e ja com bolhas nas mãos e com o braço durido de cortar retiram o filtro para cima. sinseramente antes me ter esse trabalho do corte pensei como é que desmontavam e montavam o filtro ou retiram o charrion ou o motor levanta pois aquilo vem desde o turbo ate a meio do carro um tubo unico nao existe outra forma de retirar pelo menos eu nao encontrei, depois do filtro na rua retiram a sonda maior é a unica que só tem 1 diferente ficha maior. retiram o flexivel junto com o tubo ate maio do carro para a rua, nesse mesmo tubo retirar a sonda e colocar um parafuso a tapar, ir a uma casa de escapes com o tubo e o filtro aqui covem ser uma boa casa de escapes e profissionais pedir para faze um tubo directo com o formato do filtro e respectivas bocas para o turbo e flexivel, é um tubo de 40cm com duas curvas atençao tem que ficar nas mesmas medidas que o filtro senao depois ou nao cabe ou fica a a bater ou nao fica centrado com o flexivel, depois disso fito montar tudo no sitio parte mais facil incluindo bloco egr tubo, guarda do cofre do motor, manta colocar tudo como estava.
neste momento temos mecanicamente tudo montado falta electronica, pois é foi aqui que andei a bater muito tempo com erros safes etc, ligamos o sensor maior que retiramos e ligamos no tal apoio das fichas coloridas deixamos no ar fixo com uma braçadeira a um cabo que lá esta perto ficamos com 3 fichas por ligar os sensores, ou cortamos as fichas dos sensores ou compramos as repectivas fichas na seat aconselho para nao estragar nada de origem, casa de electronica 2 resistencias de 200ohm e colocamos 1 em cada ficha depois de soldadas as resistencias nas fichas encaixamos no sitio delas no carro, eu dixe 3 sondas 3 resistencias o filtro so tem 2 mas temos que colocar a sonda que esta no colector de escape assim tambem senao o turbo fica a oscilar muito apartir das 3mil rmps+- devido a ler muito "fumo" corta a inj. depois volta depois corta e o trubo faz um diferencial muito grande até se nota o carro aos soluços, temos que por os 3 sensores a 200ohm (valor que os sensores tem em repouso). repro no carro e toca a acelarar
sao faz save nem erros sem sondas nos tubos porque ele esta a dizer a ecu que os sensores estao ok, e os "fumos" temp. tambem etc, nao vai regenear porque os valores de diferencial dos sensores estao "correctos" nao necessita de limpar o filtro esta limpinho lol,
ja la vao 30 mil km´s sem DPF e nem um erro no painel e o carro esta com presões de turbo ok estaveis, motor ok, deita fumo mas é preto tem um corte giro. nao fica a fazer barulho tipo tractor mesmo todo directo so mesmo quando se puxa aqui tambem tem a ver com a repro e a afinação da geometria.
custo: +- 50 euros para o tubo(feito como dever ser, leva tempo e eles pagam-se mas mais vale pagar e ficar bem feito senao depois é só fugas e nada bate certo fica com mau aspecto), 1 euro para as resistencias, +- 8 euros cada ficha x 3 como diz o guterres é so fazer as contas. e muita mao de obra e paciência..............acreditem nao é nada impossivel mas dá um bocadinho de trabalho.
peço descula pelo portugues fui escrevendo como me veio a cabeça daí poder estar um bocadinho confusso.
agora é so os corajosos se chegarem a frente.
nao sei se fui o primeiro a faze-lo ja o fiz a algum tempo ninguem me ajudou nem me explicaram foi a apalpar fui a medo mas no final ninguem se aleijou e correu tudo ok ate a data.
as fotos quem retirar Dpf a seguir tira fotos e anexa ao tópico:lol:
em primeiro lugar quem nao tem muita experiencia em mecanica/electricidade nao aconseho a faze-lo.
tempo do trabalho desde o começo no carro até ao resultado final +- 1 dia isto engloba ir a uma casa de escapes etc.
vamos começar por retirar as escovas, depois retiramos o plástico que esta por debaixo das escovas (aquela grelha plastica ranhurada que une ao para brisas), após isso retiramos o tubo que vai a egr admição o tubo flexivel depois do sensor map retiramos as proteções termicas que aquilo tem depois as fichas da egr e da borboleta temos 3 ou 4parafusos torque a apertar ao colector de admição + 2 parafusos por debaixo desse bloco que tem a egr e a borboleta que sao do tubo da egr ao colector de escape reiramos tambem, após termos tirado esse bloco retiramos a chapa que esta atraz do motor forrada com material isolante, para retirar a mesma temos que desligar as fichas laranja/preta/castanha que estao num apoio ao pé da admição que tem a valvula n75, depois temos umas molas pretas tipo anilhas a fixar a capa isolante atras do motor após retirar todas as anihas e tirar a manta procurar os apois da chapa e tirar os mesmos e a repectiva chapa(ganham espaço atras do motor) depois retirar capas protectoras em metal que envolvem o turbo e repectivos tubos do dpf que passam por ali, essas mesma chapa depois de todos os parafusos retirados temos que a forçar um bocadinho para ela sair, os tubos metalicos que vem do filtro vao os 2 a uma valvula podem desligar esses mesmos ficando so la a valvula no sitio, desapertam a braçadeira do turbo que é conica abrem na e retiram, depois vao debaixo do carro retiram a proteção carter(plastico) e seguem o escape veem o "cú" do filtro la em cima escondido verificam que tem 2 apoios um cima um baixo retiram-os, o filtro de particulas neste momento ja esta solto estando so preso pelo tubo de escape. agora vem a parte mais chata e mais doloraza do trabalho temos que baixar o filtro o que podemos que é pouco e no meu caso como nao cabe la nehuma ferramenta de corte a nao ser a lamina do serrote cortar ferro teve que ser a mao e cortam junto a saida do filtro (entre o flexivel e o filtro) depois de demorada tarefa e ja com bolhas nas mãos e com o braço durido de cortar retiram o filtro para cima. sinseramente antes me ter esse trabalho do corte pensei como é que desmontavam e montavam o filtro ou retiram o charrion ou o motor levanta pois aquilo vem desde o turbo ate a meio do carro um tubo unico nao existe outra forma de retirar pelo menos eu nao encontrei, depois do filtro na rua retiram a sonda maior é a unica que só tem 1 diferente ficha maior. retiram o flexivel junto com o tubo ate maio do carro para a rua, nesse mesmo tubo retirar a sonda e colocar um parafuso a tapar, ir a uma casa de escapes com o tubo e o filtro aqui covem ser uma boa casa de escapes e profissionais pedir para faze um tubo directo com o formato do filtro e respectivas bocas para o turbo e flexivel, é um tubo de 40cm com duas curvas atençao tem que ficar nas mesmas medidas que o filtro senao depois ou nao cabe ou fica a a bater ou nao fica centrado com o flexivel, depois disso fito montar tudo no sitio parte mais facil incluindo bloco egr tubo, guarda do cofre do motor, manta colocar tudo como estava.
neste momento temos mecanicamente tudo montado falta electronica, pois é foi aqui que andei a bater muito tempo com erros safes etc, ligamos o sensor maior que retiramos e ligamos no tal apoio das fichas coloridas deixamos no ar fixo com uma braçadeira a um cabo que lá esta perto ficamos com 3 fichas por ligar os sensores, ou cortamos as fichas dos sensores ou compramos as repectivas fichas na seat aconselho para nao estragar nada de origem, casa de electronica 2 resistencias de 200ohm e colocamos 1 em cada ficha depois de soldadas as resistencias nas fichas encaixamos no sitio delas no carro, eu dixe 3 sondas 3 resistencias o filtro so tem 2 mas temos que colocar a sonda que esta no colector de escape assim tambem senao o turbo fica a oscilar muito apartir das 3mil rmps+- devido a ler muito "fumo" corta a inj. depois volta depois corta e o trubo faz um diferencial muito grande até se nota o carro aos soluços, temos que por os 3 sensores a 200ohm (valor que os sensores tem em repouso). repro no carro e toca a acelarar
sao faz save nem erros sem sondas nos tubos porque ele esta a dizer a ecu que os sensores estao ok, e os "fumos" temp. tambem etc, nao vai regenear porque os valores de diferencial dos sensores estao "correctos" nao necessita de limpar o filtro esta limpinho lol,
ja la vao 30 mil km´s sem DPF e nem um erro no painel e o carro esta com presões de turbo ok estaveis, motor ok, deita fumo mas é preto tem um corte giro. nao fica a fazer barulho tipo tractor mesmo todo directo so mesmo quando se puxa aqui tambem tem a ver com a repro e a afinação da geometria.
custo: +- 50 euros para o tubo(feito como dever ser, leva tempo e eles pagam-se mas mais vale pagar e ficar bem feito senao depois é só fugas e nada bate certo fica com mau aspecto), 1 euro para as resistencias, +- 8 euros cada ficha x 3 como diz o guterres é so fazer as contas. e muita mao de obra e paciência..............acreditem nao é nada impossivel mas dá um bocadinho de trabalho.
peço descula pelo portugues fui escrevendo como me veio a cabeça daí poder estar um bocadinho confusso.
agora é so os corajosos se chegarem a frente.
nao sei se fui o primeiro a faze-lo ja o fiz a algum tempo ninguem me ajudou nem me explicaram foi a apalpar fui a medo mas no final ninguem se aleijou e correu tudo ok ate a data.
as fotos quem retirar Dpf a seguir tira fotos e anexa ao tópico:lol: