3 locomotivas por composição, quantos milhares de cavalos dará?
Bem me parecia, são coisas que também só resultam em países grandes...13.100 HP
A do lado direito tem:
2x Dash9 CW40 = 4000HP cada uma (4400HP em overboost), portanto 8800HP.
A do lado esquerdo:
2x Dash9 CW40 = 8800CV
1x SD70 ACE = 4300CV
Ambas as composições têm 2400 metros de comprimento.
Quanto tive nos EUA, tive a felicidade de apanhar uma estrada paralela à linha do comboio perto de Barstow, ultrpassei uma composição da Union Pacific e ainda consegui parar 1km à frente para filmar a mesma, trazia 4 locomotivas, aquilo faz literalmente o chão estremecer, e ouvir os V16 a roncar ao vivo é brutal.
á bocado de manha estive a ver no canal Discovery um documentario dobre o acidente em Espanha.
Um bocado tendencioso, nem por uma vez falaram na curva, ou que a linha estava mal desenhada, sistemas de segurança não estavam a funcionar para aquele comboio...
http://www.discoverychannel.com.pt/programas-tv/636-2/
É controverso, o maquinista distraiu-se a falar ao tlm para perguntar em que plataforma ia parar em santiago e desorientou-se na posição, aquilo é um troço cheio de pontes e túneis, parece tudo igual, ele pensava que ainda estava mais atrás. Por outro lado, o sistema ASFA não é adequado para uma via daquelas, já tanto se aprendeu de acidentes anteriores e daí resultou a implementação do ERTMS que dispensa os semáforos fixos, a sinalização aparece dentro da cabine como acontece já no TGV, assim mesmo que um gajo se distraia basta olhar para o display que indica o limite de velocidade na próxima secção. Aquela composição do acidente era bastante avançada, aliás, é o único comboio híbrido de AV que existe, não percebo porque não instalaram logo o módulo ETCS pra ler as balizas ERTMS que estavam instaladas naquela linha.
a isto se chama: American money