Em 6K, este sensor é o sensor IAT? É não é?
E ja agr, ele é ligado através de dois fios (um azul/amarelo e um castanho/branco).
Alguém me pode dzr exactamente o que sao os fios? tipo, X é massa/alimentação/blábláblá e Y é "tal"...
Não percebi muito bem
Queres descrito o funcionamento disso?
Essa sonda ou ampola consoante valor de temperatura vai fazer aumentar ou diminuir o valor de resistência, para quando os IAT são elevadissimos o mapa da ecu ter um corte, era isto?
Em 6K, este sensor é o sensor IAT? É não é?
E ja agr, ele é ligado através de dois fios (um azul/amarelo e um castanho/branco).
Alguém me pode dzr exactamente o que sao os fios? tipo, X é massa/alimentação/blábláblá e Y é "tal"...
O que acontece é que consuante a temperatura, altera a resistência aos terminais do sensor.
Neste caso, creio ser um PTC (coeficiente de temperatura positivo), porque quanto maior a temperatura, maior a resistência.
Ao colocares uma resistência de baixa (+/- 2,2K) deverás ter uma IAT de aprox 18ºC...
Peço imensa desculpa, mas só agora dei pelo lapso.
Este sensor de temperatura é NTC (coeficiente de temperatura negativo) e tem como caracteristica diminuir a resistência com o aumento de temperatura.
Só para completar...
esses dois fios estão ligados ao termístor NTC ( dentro do N72 ).
A variação da temperatura provoca uma variação da resistencia e quando colocado numa ponte de Wheatstone, o seu comportamento origina uma diferença de potencial ou tensão que é depois lida pela ECU.