Duvida sobre catalisador (BMW 320)

Boas, não sei se também posso pedir ajuda sem ser Ibiza, mas ando aqui com um dilema. Adquiri um BMW 320D de 2002, e queria retirar o catalisador daquilo. Aquilo vem com 2, um logo após do turbo e outro no meio. A do meio ta eliminado só que o homem dos escapes diz que fasso mal em retirar o que ta abeira do turbo. Supostamente ao tirar não da mais saúde ao turbo? O homem diz o contrario e insistiu em não mexer naquilo...
 
Last edited:
nao ha intendidos sobre isto? andei num e46 ontem sem os catalisadores e sinto o carro bem mais solto. acho que em qualquer carro, tirar o catalisador so da vantagens, e stress nas ipos xD
 
amigo supostamente ao tirares o catalizador estas a eliminar algum do backpressure, o que ajuda a manter estável a pressão no turbo.. é normal ao retirar o/os catalizadores os turbos fazerem mais picos e/ou não andarem tão estáveis.. sugere-se sempre um ajuste na repro após a retirara de catalizador para tentar minimizar isso..
 
o back pressure nao é feita pela panela final? eu queria manter a panela final, e anda original sem repro
 
é feita por tudo o que estiver a estorvar na saída, seja uma panela, catalizador, tubo estreito e afins.
acredito que nao faça mal mesmo sem ajuste, mas... bmw nao sei muito.
 
pois, ando a ver isto antes de tirar, como so 5a feira vou aos escapes para tratar das ponteiras pra meter na panela, se valesse apena, eu tirava. como o bmw tem 2 catalisadores, e nao é como uma ibiza, vim aqui pedir ajuda aos mais intendidos da materia.

sei que ele nao aquece tanto o turbo sem o catalisador, falei com meu chipador e ele disse que ganho melhor resposta em baixas, perderendo algum alta, mas nao tanto como uma linha directa.
 
O que ele disse é verdade.. ganhas baixas e perdes altas, mas a parte da linha é que é ao contrário.. se a linha é maior, e a razão de não ser maior é porque a potencia também aumentou para necessitar disso, então vais perder ainda mais ponta..

Quanto ao fazer mal é relativo.. um carro com repro com catalizador pode estar impecável.. tiras o catalizador e pode começar a fazer safes por picos de pressão no turbo.. Agora se não for para andar a fundo e for só para o som diferente de tirar o catalizador, então não vejo grande problema.. mas se fosse eu, ajustava a repro depois de retirar..
 
aquilo nao é pra andar de gaz xD. é pra andar com calma e sem repro. mesmo sem repro pode fazer picos e entrar em safe mesmo tendo panela final? ou deixo estar como esta, ou entao melhor um bocado de resposta tirando apenas o catalisador
 
Na minha modesta opiniao limpavas tudo deixavas so a panela final e davas um ajuste na electronica.. mesmo mais 10 cavalitos e uma beca mais de binario e sempre bem vindo.
 
falei com o meu chipador e ele disse que metia a debitar os 180cv sem stress nenhum no turbo nem na embraiagem (ele sabe como conduzo). aquilo com repro a patrao penso que chega quase as 200cv.

fui hoje aos escapes, e pra ja apenas meti as ponteiras a parecer o m5 dos novos. mais tarde tiro o catalisador e se me der na tola, meto uma repro soft
 
Back
Top