Dúvidas 6L Sport PD130

Boas pessoal.

Tenho andado afastado destas lídes, vendi o meu Ibiza e agora tenho um GTC de 150cv.

Contudo, ando a negociar um 6L PD130 para vir aqui para a garagem (carro para dar umas voltinhas), apanhei uma unidade muito boa a um preço louco (não vou revelar o valor), o carro tem 243 mil kms e está absolutamente todo de origem, desde letras atrás, a publicidade do stand da Seat, rádio Alana original, etc, etc...

Ontem lá fui experimentar o carro e já não andava de Ibiza há uns tempos, como tal, cá vão umas dúvidas:
- Quando cheguei, o carro estava a uns 60º (foi o tempo do homem tirar o carro da garagem e vir ter comigo, que são uns 2kms), desligado, meti o carro a trabalhar e reparei que o carro estava acelerado, tipo quase 1000rpm :roll: Mas com o trabalhar muito muito saudável.

- Fui dar uma volta de uns 7 kms com o carro, quando voltei, o ralenti estava a 900rpm, já aquilo que considero semelhante ao meu ex-1.4TDI.

- Quando fui dar um giro com o carro, reparei em 2 coisas, a 2ª custava um bocado a entrar, parecia a caixa dura ao engrenar a 2ª, só mesmo com a embraiagem bem pressionada é que entrava.
- No mesmo giro que dei com o carro (que me parece preso), reparei que o carro não tinha aquela "pedrada" que estou habituado a sentir no PD130 do Audi A4 de um familiar que costumo conduzir, o carro de facto anda bem, mas o meu GTC de 150 parece que tem muito mais padrada, :confused: o meu GTC em 2ª com o Sport ligado, se lhe piso com muita alma e o alcatrão está um bocado polido, o ESP começa logo em acção, este seguiu normalmente, sem dúvida que o carro anda muito bem, mas confesso que estou habituado ao 130 do A4 e pensava que ia ter a mesma sensação de descarga. Chegou aos 140 num tempo que considero adequado, mas nota-se que há ali falta de escáfia (quem tem o carro já é uma pessoa nos seus 40).

O facto de ser caixa longa também não deve ajudar para o caso, pois o meu GTC de 150 e o A4 130 que conduzo tem as caixas mais curtas que o 6L. :p

Outra coisa: O carro sendo de Janeiro de 2003, não deveria ter o quadrante de 6 manómetros?? ;)

Abraços. :D
 
O circuito de admissão de um PD130 montado numa A4 é mais curto do que montado numa ibiza, por isso é normal que notes uma resposta mais bruta na A4. Mas também, como dizes, pode haver aí alguma falta de escáfia.
 
Boas pessoal.

Tenho andado afastado destas lídes, vendi o meu Ibiza e agora tenho um GTC de 150cv.

Contudo, ando a negociar um 6L PD130 para vir aqui para a garagem (carro para dar umas voltinhas), apanhei uma unidade muito boa a um preço louco (não vou revelar o valor), o carro tem 243 mil kms e está absolutamente todo de origem, desde letras atrás, a publicidade do stand da Seat, rádio Alana original, etc, etc...

Ontem lá fui experimentar o carro e já não andava de Ibiza há uns tempos, como tal, cá vão umas dúvidas:
- Quando cheguei, o carro estava a uns 60º (foi o tempo do homem tirar o carro da garagem e vir ter comigo, que são uns 2kms), desligado, meti o carro a trabalhar e reparei que o carro estava acelerado, tipo quase 1000rpm :roll: Mas com o trabalhar muito muito saudável.

- Fui dar uma volta de uns 7 kms com o carro, quando voltei, o ralenti estava a 900rpm, já aquilo que considero semelhante ao meu ex-1.4TDI.

- Quando fui dar um giro com o carro, reparei em 2 coisas, a 2ª custava um bocado a entrar, parecia a caixa dura ao engrenar a 2ª, só mesmo com a embraiagem bem pressionada é que entrava.
- No mesmo giro que dei com o carro (que me parece preso), reparei que o carro não tinha aquela "pedrada" que estou habituado a sentir no PD130 do Audi A4 de um familiar que costumo conduzir, o carro de facto anda bem, mas o meu GTC de 150 parece que tem muito mais padrada, :confused: o meu GTC em 2ª com o Sport ligado, se lhe piso com muita alma e o alcatrão está um bocado polido, o ESP começa logo em acção, este seguiu normalmente, sem dúvida que o carro anda muito bem, mas confesso que estou habituado ao 130 do A4 e pensava que ia ter a mesma sensação de descarga. Chegou aos 140 num tempo que considero adequado, mas nota-se que há ali falta de escáfia (quem tem o carro já é uma pessoa nos seus 40).

O facto de ser caixa longa também não deve ajudar para o caso, pois o meu GTC de 150 e o A4 130 que conduzo tem as caixas mais curtas que o 6L. :p

Outra coisa: O carro sendo de Janeiro de 2003, não deveria ter o quadrante de 6 manómetros?? ;)

Abraços. :D

Isso de estar acelarado é que é estranho, quanto ao andamento pode estar um pouco preso, talvez o senhor puxe pouco e o turbo esteja com algum carvão!
 
Se está acelerado tem problema no alternador, nada de especial...
O meu também é de 01/2003 e já teve quadrante de 6 manometros mas como avariou levou um de 4.
 
O circuito de admissão de um PD130 montado numa A4 é mais curto do que montado numa ibiza, por isso é normal que notes uma resposta mais bruta na A4. Mas também, como dizes, pode haver aí alguma falta de escáfia.
O A4 com que ando costuma andar sempre bem calçado a nível de pneus, e basta algumas aceleradelas mais vigorosas para o ESP começar a dar o ar da sua graça, este tinha pneus do chinoca, e a pisar 2ª para aí as 2200rpm nem sinal de TCS nem nada que se pareça... :shock:

De resto fumos, e assobios = 0, tudo muito certinho e direitinho, mas nada que umas AE's a fundo não resolvam. :D Para teres uma noção, o carro tava com média de 5.0 no CB... :rir:

Isso de estar acelarado é que é estranho, quanto ao andamento pode estar um pouco preso, talvez o senhor puxe pouco e o turbo esteja com algum carvão!
Eu já li que este stress do acelerado é normal nos 130, o meu 1.4 TDI raramente também ficava acelerado a quente (ficou umas 5 vezes em 3 anos), mas este notava-se mesmo mal liguei o carro.

Se está acelerado tem problema no alternador, nada de especial...
O meu também é de 01/2003 e já teve quadrante de 6 manometros mas como avariou levou um de 4.
Mas problema no alternador como assim? Voltagem insuficiente (abaixo de 13.5 volts)? Problemas com a Polie ou correia? Como resolveste no teu?

Este tem o de 4 manómetros...
 
Mas problema no alternador como assim? Voltagem insuficiente (abaixo de 13.5 volts)? Problemas com a Polie ou correia? Como resolveste no teu?

Este tem o de 4 manómetros...

Sim, quando pões a trabalhar a voltagem baixa muito e o carro acelera-se para compensar.
Eu vou reparar o alternador.
 
Vejo que o carro ao meu ver está "bom", das-lhe um aperto na AE e com o tempo vai ter de soltar o Choco todo... quanto ao relanti alto, no meu acontece a mesma coisa, ou seja, ele sobe o relanti até o sensor da temperatura dizer que esta quente e pronto para levar com o pedal, depois baixa para as 920rpm (segundo o VAG-COM). quanto aos km's, pro motor que é está muito bom, vê só as babadelas e quanto a segunda, nas FJW é normal nao notares o disparo pois toda a caixa e muito longa, ja a dificuldade da 2a entrar, pode ser um sincronizador que pode estar a dar as ultimas, visto que o sr nao deve sair de 2a-3a porque andar na cidade com fjw é uma grande dor de cabeça depois ves o porque! (ou andas com o carro sempre a morrer ou entao andas numa segunda com rotação alta)
mas claro, ouvidos e olhos de um mecanico para ver o estado geral do carro era aconcelhavel... quanto ao quadrante dos 6manometros, dão todos barraca quanto ao imobilizador, dai serem trocados para os "novos" com um acrescimo de 400€ a factura. (aconteceu-me o mesmo).
 
Last edited:
Thanks Malta!

Por acaso este carro faz bastante estrada... O carro é de aldeia, não anda muito em cidade.

Já agora, analisando o seguinte: 6L Sport Van PD130 Cx. Longa, Janeiro de 2003, 243 mil kms, rigorosamente todo original, distribuição trocada aos 180 mil kms, facturas de todas as revisões e afins, preto, por 3900€ acham bom negócio?
 
Thanks Malta!

Por acaso este carro faz bastante estrada... O carro é de aldeia, não anda muito em cidade.

Já agora, analisando o seguinte: 6L Sport Van PD130 Cx. Longa, Janeiro de 2003, 243 mil kms, rigorosamente todo original, distribuição trocada aos 180 mil kms, facturas de todas as revisões e afins, preto, por 3900€ acham bom negócio?

Estás à espera do quê cansado?
 
Estás à espera do quê cansado?
Que pagues uma jola mas é! :D

Epá, ando a ver se vendo o meu GTC de 150. Gosto mais do GTC do que do Ibiza, mas de longe, mas é um facto que a mecânica CDTI não me inspira a confiança que os TDI's inspiram. :s Tem sido um carro EXCELENTE e ainda não tive grandes problemas, mas pronto.
 
Amigo tenho um 6l Sport de finais de 2002 e nada apontar, os sintomas que falas que sentes no carro nunca os tive pelo menos até agora.
Em relação a caixa longa sem setresse , fácil te habituas.
Se realmente está bom força.

Abraço
 
Malta, obrigado.

Amanhã vou ver o carro "a fundo", ao pormenor, gostaria de saber que pontos deverei estar atento num motor TDI 130, pois eu só tive um "manco".

Se tudo tiver nos trinques, em principio esta semana já trago o fumarento para casa.
 
Alright! :D

Para além do que já disseram, nada. Já se acrescentou tudo... E pelo que dizes, o carro está em bom estado. :) Também não és parvo nenhum e sabes perfeitamente quando um carro está bom de motor ou não!
Compra lá isso que para a semana bebemos uma cafezada.
 
Já cá tenho a máquina e já começaram os stresses!!! LOLOL!!!

Fui buscar o xasso, tudo porreiro, tudo muito certinho e direitinho, primeiras impressões: Precisa de um termostato (anda ali sempre a navegar nos 70º, o meu 1.4 TDI também já o tinha levado) e de casquilhos que aquilo em calçada bate muito (o meu 1.4 TDI também já levou os tais casquilhos).

Portanto, mais um Ibiza 6L com os seus "feitios" típicos, nada de novo.
Já andei a dar umas puxadelas no xasso e tudo porreiro. 8)

Na 6ª, decidi ir dar uma banhoca no carro e fazer uma verificação mais profunda, tudo impecável, liquido de refrigeração tava a 1mm acima do MIN, mas deixei estar, como tenho de trocar o termostato (e vou trocar para a semana), não meti mais G12. ;)

No sábado fui para fora, mas o carro ficou na garagem pq tá sem seguro. O meu pai decidiu ir dar um check no carro e foi re-abastecer de G12 :confused: para além disso, deu uma sopradela soft no motor com o compressor de ar comprimido (mas de longe e com aquilo no mínimo) e foi dar uma voltinha no carro só ali pelas quintas (visto que tá sem seguro) para experimentar, para meu espanto, quando chego hoje ao carro, o G12 está quase no fim do vaso e vejo uma mancha debaixo do carro, fiquei passado. :evil: :evil: Ele não tem culpa, coitado, mas de certeza que há para ali qualquer coisa que tá a mandar o G12 fora, re-abasteci novamente de G12 e fui dar uma volta ao quarteirão, quando voltei, tudo ok, decidi ir dar uma volta maior e aí já estava novamente abaixo do mínimo. Meti-me armado em Eng e vi que há ali umas tubagens que dá a entender que vão para a sofagem (junto ao habitáculo) que não estão nas melhores condições, e é por aí que verte água. Já ouvi falar dos o-rings das tubagens para o radiador da sofagem

O estranho aqui, é que o carro só começou a verter água depois de ser re-abastecido com G12... Até lá, fiz uns 200kms e alguns no aço e nada de nada, nunca baixou níveis nenhuns, o meu pai dá uma voltinha no carro (com uma condução calmissima) e acontece isto... Cá para mim quer é aço.

:lol:

Outra coisa: O quadrante não tem luz de motor? O carro tinha o quadrante de 6 manómetros, mas foi substituído na Seat, o ano passado, pelo de 4 manómetros (avariou, como todos), tenho a factura dessa brincadeira (383€ para o pessoal ficar já informado), mas o carro não me acende a luz de motor quando ligo a ignição. Já vi pessoal aqui no Fórum a falar do mesmo.

Obrigado,
Gonçalo.
 
Back
Top