dúvidas de inicante

Boas pessoal , há algumas coisas que eu gostava de esclarecer, umas mais basicas outras nem tanto.

1º qual o interesse em colocar os manometros? gostava que me dessem uma explicação pratica para isso.

2º tenho uma ibiza 6l sport 130CV , repro ou chip? há muito diferença entre ambos?

3º a minha carrinha vibra muito a direcção, acima dos 160km/h , e ainda nao passou dos 180km/h !
alguém têm ideia do que poderá ser?

4º e ultimo filtro de ar ? aconcelham? qual? e devo ou não pôr linha directa?(tenho uma ponteira da sebring )


Obrigado
 
1º os manómetros são importantes quando tens o carro "alterado". se sabes, p.e. que o turbo deverá, com a reprogramação que tens, fazer p.e. 1.7 bares de pressão, e, no entanto, o manómetro apontar mais ou menos, poderá significar que tens fuga de ar, turbo está a ficar danificado, entre outras coisas. P.e. manometro de temperatura de oleo, caso tenhas o carro alterado, ao puxar, vai subir a temp do óleo, como tal é muito importante controlar essa temperatura para não danificar o motor.. claro que faz sentido manómetros em carros alterados.

2º não existem "chipes". Existem Eproms (chips) mas são para outros tipos de centralinas mais antigas. Como tal só tens duas hipóteses, ou box de débito de gasóleo (muito mau) ou reprogramação da centralina (muito bom).

3º Direcção desalinhada, rodas descalibradas.. segunda parte, algo não está nada bem. Aconselhava levares a um mecânico.

4º Não deves fazer nada disse caso tenhas o carro original. Filtro não faz mal nenhum mas também não te vai dar cavalos (notórios). Linha com carro stock ou só com repro não vale a pena. só se gostares do som. poderás sentir o carro mais "solto" em baixas mas perdes altas e deixas de controlar tão bem o retorno de pressão para o turbo, como tal, não aconselho.

Boa sorte com o sport! o melhor modelo até hoje! :)
 
Boas.

1º Os manómetros servem para monitorizar temperaturas de óleo, água, gazes de escape e pressões de turbo, óleo e afins.. tens uma variedade ínfima de manómetros... No caso de algum valor ultrapassar o dito normal, é porque algo está mal e convém saberes antes de fazer Chocapic...

2º Repro, porque é feito á tua medida e consoante aquilo que pretendes do carro, o que não acontece com o chip que é "standartizado" ...

3º Direcção desalinhada, pneus em mau estado, pode ser por vários motivos mas verifica primeiro o estado dos pneus e alinha a direcção antes do 1º e 2º pontos :p

4º KN / FK de Caixa reutilizável .. é discreto e dentro da qualidade / preço é do melhor .. Se tens o carro de origem, não faças linha directa, no máximo tira o catalizador..


Cumps
 
Obrigado pessoal, fiquei esclarecido,

sim o meu carro está original, excepto o a ponteira que pûs da sebring,

sendo assim pelo que percebi nao devo colocar linha directa.

eu quero fazer mais umas moods, só que vai demorar , porque é preciso guito.

quanto aos pneus, estao novos e a direcção foi alinha e jantes calibradas.

há mais algumas moods que se possam chamar Standart que aconselhem?

mais duas questões? XEnon , já me disseram que dá problemas? qual é o que aconselham?

e outra duvida, o que é que é , o MANCO????

obrigado.
 
manco é um carro com um motor de 3 cilindros..

mod standart hoje em dia é repro :p há aí boas e bem em conta!
 
acho que não.. ninguém se lembrou de lá meter algo e não ajustar o resto para isso. o catalisador está contabilizado para o backpressure para o turbo.. tirar o catalisador pode destabilizar os picos de pressão.
 
eu tirei o meu com ele stock e não vi nada de diferente acho que não faz nenhum mal eu tenho um manco turbo 15 por isso ve lá o canhão que aquilo não é ^^
 
por isso queres já sabes se tirares catalizador a única coisa que ouves mais é a geometria porque em questão de barulho acho que fica +/- igual .

Não sei dizer ao certo como tal tenho um turbo sem geometria :)
 
Ok pessoal obrigado pelos feedbacks ;)

proximo passo no meu bolide, vai ser perceber porque vibra a direcção acima do 160km/h ...
 
acontecia-me igual e eram os pneus nos arames
quanto a linha tira o catalizador k e a melhor coisa que fazes!
tambem th um 130sport e foi o que fiz primeiro antes de td e aconselhavel se fizeres uma repro!!!!
Abraço
 
Os pneus São novos, e nao vibra a travar :S ... pra semana vou ver isso no mecanico

E xenon? qual aconselham? ja me disseram que prejudica qualquer coisa nos limpa-vidros :S ....
 
lol ok, é, efectivamente melhor não tirar o cat só com uma repro, mas é difícil ter-se problemas fazendo-o (seguindo a mesma logica de se fazer uma repro). No entanto, dizer que é aconselhavél.. não é..
 
Back
Top