E depois da barra AA ?

Se calhar não estás bem a ver o que a barra vai fazer ao carro, por isso falas em termos vagos de rigidez e o relacionas (parece-me) ao eixo do carro. Uma estabilizadora tanto se aplica num semi rígido como num independente, com suspensão alterada como stock. As diferenças são mais que evidentes em qualquer um deles. :)

Vamos imaginar uma curva direita longa rápida, a suspensão esquerda (roda esquerda e exterior) nesse eixo traseiro (devido à força centrífuga) vai sofrer de forma bastante mais acentuada que a suspensão direita (roda direita e interior), limitando a aderência desta como se compreende. O resultado óbvio é menor aderência. O que a barra estabilizadora vai fazer, é tentar equilibrar as forças aplicadas em ambas as rodas desse eixo. Tal é feito através da geometria que a barra possui obrigando a roda a manter-se “fixa” ao solo. Podemos quase pensar numa estabilizadora como uma alavanca. Quando a suspensão é obrigada a recolher, (por exemplo na mesma situação e a mesma suspensão/roda esquerda), a barra compensa na suspensão/roda direita por forma a mante-la com contacto com o solo.

É natural que as coisas não são assim tão simples, uma estabilizadora muito grossa pode ter efeitos negativos e desastrosos, dai saber o que colocar…[-o<:cool:

No caso dos Ibizas (num ritmo acelerado), o que vai acontecer é uma natural apetência sobreviradora… Em curvas longas e rápidas, ambos os pneus e suspensão trabalham de forma exemplar:drool:. Em curvas curtas e lentas, a traseira aponta e roda:drool:… Se todos gostam, eu não sei, o que sei é que é isso que vai acontecer em automóveis com este tipo de plataforma tal como já experimentei inúmeras vezes, e que eu gosto e aprecio…:D

Quanto à rigidez deste eixo, bem,…. não sei que tipo de condução tens, mas se gostares de curvar, verifica os graus de um lado e outro….:whistle:

Conhecimento empírico é bonito e ajuda imenso, o prático é em muitos casos ligeiramente diferente e real, daí ter dito, experimenta e depois comenta :)

A titulo de curiosidade, num 6L, passar de 19mm na estabilizadora frontal (FR) para 20mm, implica um aumento de 23% nas forças aplicadas….. (num Sport, barra de 18mm, estamos a falar em 52%…)... E sim, 22mm num eixo deste tipo notam-se imenso!

Arrisco-me a dizer que se um dias colocares um conjunto de barras estabilizadoras no teu carro, verás e notarás melhorias que nenhuma das alterações dinâmicas que realizaste até à data te proporcionaram.

Falando por mim, a grande e maior diferença dinâmica que senti no 6L, foi mesmo a inclusão da estabilizadora traseira.

Fotos do meu eixo com a estabilizadora aplicada, só tenho de traseira. Se servir para alguma coisa, posso colocar…

Abr.

Ok
Agora diz-me onde posso arranjar um estabilizadora traseira para um 6K GT TDi, o conhecimento que tenho foi de alguem que me vendeu ja algumas barras entre outras coisas, tem uma casinha de peça, e é mecanico mas com M grande :)
Por isso escrevei.
Se puderes indicar onde comprar a barra agradeço.
As fotos era para falarmos dos pontos onde a barra interliga no eixo.
Abrç
 
Last edited:
Ok
Agora diz-me onde posso arranjar um estabilizadora traseira para um 6K GT TDi, o conhecimento que tenho foi de alguem que me vendeu ja algumas barras entre outras coisas, tem uma casinha de peça, e é mecanico mas com M grande :)
Por isso escrevei.
Se puderes indicar onde comprar a barra agradeço.
As fotos era para falarmos dos pontos onde a barra interliga no eixo.
Abrç

Não ponho em causa a qualidade do mecânico. Existem alguns e felizmente tenho conhecido alguns bons profissionais, mecânicos e não só, que com o seu conhecimento e boa vontade nas mais diversas áreas, me têm deixado maravilhado com a sua arte, engenho e boa vontade. Algumas dessas pessoas andam por este fórum, e o meu grande abraço para os mesmos que sabem quem são :).

Quanto ao onde encontrar a barra para o 6K, ora podes comprar a(s) do Golf III que assenta(m) lá que nem uma luva...

Este é um eixo de um 6K2 com uma Neuspeed instalada.

100406640207_0_BG.jpg


Abr.
 
Quanto fica uma "brincadeira" destas??? E onde comprar? ...kal a medida "especifica" pra um 6k2 sport?
Basta pôr atrás?...ou à frente tb se tem que pôr?

abrç

A última vez que comprei material Neuspeed mandei vir de Inglaterra. Uma barra estabilizadora traseira, ronda em média 200€ (o conjunto ronda os 400/450€).
Podes comprar de outras marcas, um amigo meu (num 6K2) possui uma H&R salvo erro com 25mm. Existe uma opção de 28mm com três pontos de ajuste de forma a variar a tensão (tal como essa Neuspeed).

A questão não é se necessita, pois a alteração no carro é bastante notória. A meu ver a principal questão é se tu estás predisposto a essa mudança pois elas são notórias e mudam por completo o comportamento do carro... Eu tenho ambas (num 6L), uma H&R frontal com 20mm e uma H&R traseira com 22mm, e .... gosto, recomendo e aconselho :D... money well spent :D

Abr.
 
Não ponho em causa a qualidade do mecânico. Existem alguns e felizmente tenho conhecido alguns bons profissionais, mecânicos e não só, que com o seu conhecimento e boa vontade nas mais diversas áreas, me têm deixado maravilhado com a sua arte, engenho e boa vontade. Algumas dessas pessoas andam por este fórum, e o meu grande abraço para os mesmos que sabem quem são :).

Quanto ao onde encontrar a barra para o 6K, ora podes comprar a(s) do Golf III que assenta(m) lá que nem uma luva...

Este é um eixo de um 6K2 com uma Neuspeed instalada.

100406640207_0_BG.jpg



Abr.

Esse eixo é de um cupra do dubai certo?
Onde posso entao encontrar um representante Neuspeed?
Abrç

PS- E para tudo isto ainda tens de tambem bons sinoblocos e casquilhos ;)
 
Esse eixo é de um cupra do dubai certo?
Onde posso entao encontrar um representante Neuspeed?
Abrç

PS- E para tudo isto ainda tens de tambem bons sinoblocos e casquilhos ;)

Sim, é.

Vais ao site da Neuspeed e encomendas por um revendedor deles em uk. Eu comprei à Awesome GTI, embora não tenha comprado nenhuma estabilizadora nem nada para grupo vag...

Toma lá a papinha toda :rir:

http://www.awesome-gti.co.uk/store/product.php?xProd=3520&xSec=333

http://www.awesome-gti.co.uk/store/product.php?xProd=3519&xSec=333

Se necessitares de alguma info extra, pede pois conheço lá algumas pessoas.

Verifica preços, as da H&R podem compensar e a qualidade será melhor, pelo menos é fabricante e eu prefiro sem qualquer hesitação.:)

Quanto aos casquilhos (em poliuretano), a barra já inclui tudo o necessário para instalar. Plug & play. (Excepção aos do eixo claro, mas o eixo do 6K/6K2 é estranho, arranjar bons casquilhos para lá, not that easy errr....)...

Abr.
 
Orange e os espaçadores ?

Baixam o centro de gravidade nesse eixo, logo maior estabilidade. Convém optar por uns de óptima qualidade, e não abusar no aumento.


Em termos muito vagos, imagina que tens uma roda motriz a perder tracção, o que o diferencial vai fazer é passar essa energia que está a ser perdida para a roda com maior motricidade. Existem diferenciais autoblocantes com diferentes percentagens.

Abr.
 
Baixam o centro de gravidade nesse eixo, logo maior estabilidade. Convém optar por uns de óptima qualidade, e não abusar no aumento.



Em termos muito vagos, imagina que tens uma roda motriz a perder tracção, o que o diferencial vai fazer é passar essa energia que está a ser perdida para a roda com maior motricidade. Existem diferenciais autoblocantes com diferentes percentagens.

Abr.

e existe isso para seat ibiza 6L?
 
Nuno_Antunes,

Sim, claro. Existem inclusivamente users aqui no fórum com estes diferenciais instalados.

Fox,

Sim, nota-se. Não esperes mudanças radicais, mas nota-se sempre alguma coisa.
Eu tenho H&R (8mm por roda), são numa liga composta de alumínio e magnésio que lhes conferem uma elevada rigidez e baixo peso.

Abr.
 
Nuno_Antunes,

Sim, claro. Existem inclusivamente users aqui no fórum com estes diferenciais instalados.

Fox,

Sim, nota-se. Não esperes mudanças radicais, mas nota-se sempre alguma coisa.
Eu tenho H&R (8mm por roda), são numa liga composta de alumínio e magnésio que lhes conferem uma elevada rigidez e baixo peso.

Abr.

sabes me dizer preços disso mais ou menos?
 
Baixam o centro de gravidade nesse eixo, logo maior estabilidade. Convém optar por uns de óptima qualidade, e não abusar no aumento.

Existem outros inconvenientes para os rolamentos, visto ser deslocado o seu centro de força e ponto de torção, mas isto é melhor é dar-vos um contacto de uns amigos da SKF com quêm trabalho :)
Abrç
 
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