Se calhar não estás bem a ver o que a barra vai fazer ao carro, por isso falas em termos vagos de rigidez e o relacionas (parece-me) ao eixo do carro. Uma estabilizadora tanto se aplica num semi rígido como num independente, com suspensão alterada como stock. As diferenças são mais que evidentes em qualquer um deles.
Vamos imaginar uma curva direita longa rápida, a suspensão esquerda (roda esquerda e exterior) nesse eixo traseiro (devido à força centrífuga) vai sofrer de forma bastante mais acentuada que a suspensão direita (roda direita e interior), limitando a aderência desta como se compreende. O resultado óbvio é menor aderência. O que a barra estabilizadora vai fazer, é tentar equilibrar as forças aplicadas em ambas as rodas desse eixo. Tal é feito através da geometria que a barra possui obrigando a roda a manter-se “fixa” ao solo. Podemos quase pensar numa estabilizadora como uma alavanca. Quando a suspensão é obrigada a recolher, (por exemplo na mesma situação e a mesma suspensão/roda esquerda), a barra compensa na suspensão/roda direita por forma a mante-la com contacto com o solo.
É natural que as coisas não são assim tão simples, uma estabilizadora muito grossa pode ter efeitos negativos e desastrosos, dai saber o que colocar…[-o<
No caso dos Ibizas (num ritmo acelerado), o que vai acontecer é uma natural apetência sobreviradora… Em curvas longas e rápidas, ambos os pneus e suspensão trabalham de forma exemplar:drool:. Em curvas curtas e lentas, a traseira aponta e roda:drool:… Se todos gostam, eu não sei, o que sei é que é isso que vai acontecer em automóveis com este tipo de plataforma tal como já experimentei inúmeras vezes, e que eu gosto e aprecio…
Quanto à rigidez deste eixo, bem,…. não sei que tipo de condução tens, mas se gostares de curvar, verifica os graus de um lado e outro….:whistle:
Conhecimento empírico é bonito e ajuda imenso, o prático é em muitos casos ligeiramente diferente e real, daí ter dito, experimenta e depois comenta
A titulo de curiosidade, num 6L, passar de 19mm na estabilizadora frontal (FR) para 20mm, implica um aumento de 23% nas forças aplicadas….. (num Sport, barra de 18mm, estamos a falar em 52%…)... E sim, 22mm num eixo deste tipo notam-se imenso!
Arrisco-me a dizer que se um dias colocares um conjunto de barras estabilizadoras no teu carro, verás e notarás melhorias que nenhuma das alterações dinâmicas que realizaste até à data te proporcionaram.
Falando por mim, a grande e maior diferença dinâmica que senti no 6L, foi mesmo a inclusão da estabilizadora traseira.
Fotos do meu eixo com a estabilizadora aplicada, só tenho de traseira. Se servir para alguma coisa, posso colocar…
Abr.
Ok
Agora diz-me onde posso arranjar um estabilizadora traseira para um 6K GT TDi, o conhecimento que tenho foi de alguem que me vendeu ja algumas barras entre outras coisas, tem uma casinha de peça, e é mecanico mas com M grande
Por isso escrevei.
Se puderes indicar onde comprar a barra agradeço.
As fotos era para falarmos dos pontos onde a barra interliga no eixo.
Abrç
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