Esclarecimento Legalidade Barras AA

pelo pouco que lí o sr.agente não é mecanico não e obrigado a saber se é de origem ou dá ou não, se tem dúvida manda para IPO B, e lá o dono do carro que prove ser original ou não ! e estão se a cagar...
 
x2, a Filipa tinha barra AA na carrinha dela, e o chassi não torceu todo no acidente porque a barra segurou os topos.
Dá para ver na foto que a barra fez o serviço.


sim fabregas.....segundo o que eu percebi as autoridades baseiam-se mesmo nisso ou seja.......a barra segurar o chassis e impedir que ele torça da forma devida e que e a razão para eles autuarem a malta..... ou seja para eles nada pode impedir de o chassis se dobrar todo muitas vezes ate ferindo os ocupantes da viatura......e como a historia do rollbar...... qual e o mal de ter rollbar???? se apanhares oleo na estrada e ate capotares tendo um rollbar podes minimizar em muito danos aos ocupantes da viatura....mas para as autoridades esta mal,isso de minimizar os danos aos ocupantes da viatura nao interessa nada e se es caço pagas multa.....e ridiculo
 
O que eles querem é dinheiro fácil, metam isso na cabeça camaradas.
Andar atrás dos criminosos, fazer verdadeira prevenção rodoviária é que não... Dá trabalho e é perigoso.
Pessoas sem seguro nos carros também não lhes interessa muito, que para mim é um dos problemas actuais na estrada.
Levamos com um gajo desses, ficamos com o carro desfeito e quem fica a arder somos nós.
E o pior é que nem deixam legalizar nada sem as declarações da treta (que custam ouro) das marcas e que mtas vezes nem as passam se nao for material deles pq só esse é que supostamente presta... LO
As IPO´S B que deveriam servir para legalizar todo o tipo de melhorias de segurança pelos vistos são só para facturar também.

Se servem para peliculas porque não para barras AA, xénon e etc ??
E não tem o bom senso, pois bem sabem que algumas coisas melhoram o carro e não o oposto, de não martelar.
Pena que por uma "secção" das forças de segurança, fique toda uma instituição de serviço Público, com a cara borrada pela perseguição cega aos condutores, sim pq não somos criminosos.
Fica o desabafo, tenham mt cuidado.
 
Last edited:
Hoje,tive uma conversa com um graduado da GNR,em que lhe propus algumas duvidas e uma delas foi sobre as barras AA
Em que ele me disse ,que so passa multa das barras AA e outro tipo de alteraçoes nos veículos,em certos casos criticos tais como(operaçoes STOP em locais de corridas ilegais,por vezes a maneira de conduçao nas vias publicas e em muitas vezes quando lhe aparece condutores com o "dom da palavra";),aqui nao ha volta a dar.Em todas estas situaçoes quem andar ilegal esta tramado
Entre outras questoes,posso dizer que muitas vezes,humildade da parte do condutor é uma mais valia para se andar sem stress na estrada e com isto vejo que nem todos os Bófias andam a perseguir a malta como se diz,pois fiquei a saber que é o segundo Agente que conheço com barra AA aplicada no carro;);)
Este é o meu desabafo
cumps.
 
Bem já agora coloca as outras dúvidas e respectivas respostas p.f.

É sempre interessante saber a opinião deles...

Acho piada aos argumentos deles, "dom da palavra" e etc.

Eles querem humildade mas da parte deles a arrogância e prepotência é regra.

Curioso que se viraram, só Deus saberá porquê para as Barras e agora eu pergunto ?

São ilegais ? Não dão segurança ? Segundo eles dão uma "aparente sensação de segurança"


Então para que é que vêm de fábrica em mts carros e até são usadas em carros de Competição ?

Deve ser para fazerem peso por certo... ou então pq ficam "bonitas"... lol.


Ah e claro, eles andam na boa, se pararem... Sacam da identificação e palmadinha nas costas.



De novo digo, que andem mas é a ver quem anda sem seguro, podre de bebado e sem carta,Atentos aos chicos espertos como aquele gajo do video do acidente que circula no youtube


Isso sim trabalho de Policia e que tanta falta faz a todos nós.

Para que fique bem claro não tenho nada contra a Policia, bem pelo contrário. Arriscam a vida (quase todos) por nós todos os dias.




Cumps
 
Bem já agora coloca as outras dúvidas e respectivas respostas p.f.

É sempre interessante saber a opinião deles...

Acho piada aos argumentos deles, "dom da palavra" e etc.

Eles querem humildade mas da parte deles a arrogância e prepotência é regra.

Curioso que se viraram, só Deus saberá porquê para as Barras e agora eu pergunto ?

São ilegais ? Não dão segurança ? Segundo eles dão uma "aparente sensação de segurança"


Então para que é que vêm de fábrica em mts carros e até são usadas em carros de Competição ?

Deve ser para fazerem peso por certo... ou então pq ficam "bonitas"... lol.


Ah e claro, eles andam na boa, se pararem... Sacam da identificação e palmadinha nas costas.



De novo digo, que andem mas é a ver quem anda sem seguro, podre de bebado e sem carta,Atentos aos chicos espertos como aquele gajo do video do acidente que circula no youtube


Isso sim trabalho de Policia e que tanta falta faz a todos nós.

Para que fique bem claro não tenho nada contra a Policia, bem pelo contrário. Arriscam a vida (quase todos) por nós todos os dias.




Cumps

é assim, mas colocas barra AA por segurança? a maior parte do pessoal coloca pelo aspecto e efeito placebo,

não estou com isto a querer dizer que as barras não façam efeito, aliás, fazem, nem sempre positivo mas fazem.

a questão é os azuis verem uma barra colorida ou cromada pegam logo, é normal, é uma alteração das características do veículo..

agora podem muito bem meter a barra e se ela passar despercebida é óbvio que não vos vão dizer nada. digam o que disserem é uma alteração, é aí que se podem defender, disfarçando, porque em argumentos perdem
 
Eu nem tenho barras... Mas é um exemplo da perseguição azul, ou verde.

Mas se as usam em competição para alguma coisa devem servir... Pelo efeito ou aspecto não é de certeza.


Já que dizes, se bem percebi, que fazem efeito negativo, pq não explicas ? Era porreiro.

E também gostava de saber que "alterações" fazem as barras aos carros ? Andam mais, travam menos ?
 
ah já percebi que és daqueles em que uma barra AA causa efeito placebo, bem, nesse caso será difícil explicar.. mas dou uma dica, a ideia é tornar o chassis neutro (isto se for para curvar melhor)
 
Eu não sou nem deixo de ser "daqueles"... Não as tenho.

A dica não me diz nada, não sou perito em mecãnica e afinações...


Se quiseres explicar porreiro, senão nao vale a pena continuar a teclar.

Cumps.
 
16vN a barra vai permitir ter a frente mais segura, menos subviragem, e não deixar o carro baloiçar tanto em fisgada de direcção, entre outras coisas claro.
o que a polícia aponta é que dá uma falsa sensação de segurança e como tal o pessoal faz as curvas mais rápido.. mas a realidade é que se o limite é 50, sem a barra faço-a na boa a 60 ou 70, se lá colocassem radares é que eram finos porque não é por ter ou não ter barra que vou fazer aquilo mais rápido do que o permitido.. caso isso fosse verdade então os carros "potentes" que eles já não colocam problemas por ter barras não vão fazer essas curvas em excesso? caso muito prático para explicar os bons benefícios da barra, vais a 100 e aparece-te um cão à frente, guinas para um lado e depois para o outro fazendo um S. sem barra as probabilidades de perderes o controlo e até capotar é muuuuuito superior do que se tivesses a barra..

PTiago, o problema é mesmo esse de eles irem pelo "colorido". a Barra AA seat sport oficial e legal para o 6l é vermelha! e ainda por cima onde diz seat sport é autocolante. isto vai fazer com que automaticamente eles penses que é ilegal e nós é que colamos o autocolante.. o problema aqui é que se ela vem na compra do carro, porque o pediste como extra, é legal, não tem de vir no livrete e eles não deveriam por isso em causa! Apenas a guarda fiscal, com um sistema legal e credenciado poderiam validar essas situações e não simples agentes que por intuição dão cabo de dias de pessoal que fica sem carro e ainda paga insp b para depois ir confirmar que é legal! esse é que é o grande problema..
 
legalizar rollcages também é possível, mais uma vez: LTA

Eu não sou nem deixo de ser "daqueles"... Não as tenho.

A dica não me diz nada, não sou perito em mecãnica e afinações...


Se quiseres explicar porreiro, senão nao vale a pena continuar a teclar.

Cumps.

se não tens as bases querias que contasse a história toda?lol

se não sabes conduzir nem percebes o que é a subviragem por exemplo, como é que podes argumentar o que é seguro ou não? lol, realmente não vale desperdiçares mais teclas.
 
Last edited:
legalizar rollcages também é possível, mais uma vez: LTA



se não tens as bases querias que contasse a história toda?lol

se não sabes conduzir nem percebes o que é a subviragem por exemplo, como é que podes argumentar o que é seguro ou não? lol, realmente não vale desperdiçares mais teclas.

o LTA neste momento nao faz legalizaçoes, esta em fase de "actualização" para que as suas apovaçoes sejam reconhecidas ;)
 
legalizar rollcages também é possível, mais uma vez: LTA



se não tens as bases querias que contasse a história toda?lol

se não sabes conduzir nem percebes o que é a subviragem por exemplo, como é que podes argumentar o que é seguro ou não? lol, realmente não vale desperdiçares mais teclas.


Por acaso até sei o que é sub-viragem mas como já vi o teu estilo nem vou desperdiçar mais tempo.
Até pq já apareceu gente educada e bem informada a postar.
 
Last edited:
16vN a barra vai permitir ter a frente mais segura, menos subviragem, e não deixar o carro baloiçar tanto em fisgada de direcção, entre outras coisas claro.
o que a polícia aponta é que dá uma falsa sensação de segurança e como tal o pessoal faz as curvas mais rápido.. mas a realidade é que se o limite é 50, sem a barra faço-a na boa a 60 ou 70, se lá colocassem radares é que eram finos porque não é por ter ou não ter barra que vou fazer aquilo mais rápido do que o permitido.. caso isso fosse verdade então os carros "potentes" que eles já não colocam problemas por ter barras não vão fazer essas curvas em excesso? caso muito prático para explicar os bons benefícios da barra, vais a 100 e aparece-te um cão à frente, guinas para um lado e depois para o outro fazendo um S. sem barra as probabilidades de perderes o controlo e até capotar é muuuuuito superior do que se tivesses a barra..

PTiago, o problema é mesmo esse de eles irem pelo "colorido". a Barra AA seat sport oficial e legal para o 6l é vermelha! e ainda por cima onde diz seat sport é autocolante. isto vai fazer com que automaticamente eles penses que é ilegal e nós é que colamos o autocolante.. o problema aqui é que se ela vem na compra do carro, porque o pediste como extra, é legal, não tem de vir no livrete e eles não deveriam por isso em causa! Apenas a guarda fiscal, com um sistema legal e credenciado poderiam validar essas situações e não simples agentes que por intuição dão cabo de dias de pessoal que fica sem carro e ainda paga insp b para depois ir confirmar que é legal! esse é que é o grande problema..


Antes de mais obrigado pelos ensinamentos Valter. VX

De facto provaste o que eu suspeitava, não tornam o carro perigoso, bem pelo contrário.

E de facto aqui é a conduta do condutor - o excesso de velocidade - que deve ser altoada e não a suposta "alteração" ao carro

Pois como demonstraste o carro em nada é alterado, pois não anda mais, nao trava menos e por aí fora.

Mas percebi a tua explicação no que toca à policia...

Cumprimentos
 
Obrigado pelo topico.. li tudo do principio ao fim e aprendi muita coisa que me vai ajudar no futuro...

o xenon da minha passat, ja foi retirado por causa disto, e de facto contribuia para a minha segurança
e dos outros pois agora ando sempre de maximos, porque de medios 55w eu nao vejo nada :S
eu ja sabia o risco que corria, mas pensava que eram so 50 euros e nao mais de 250euros.. depois vi que ficava muito mais caro e nao compensava para mim, por tudo como manda a lei, mas se me multassem, nao reclamaria, pois eu sabia que estava ilegal, eu acho que
falta bom senso a GNR mas tambem a muitos condutores

quanto as multas acho exageradas, pois por "conduçao perigosa e perigo para os utentes da vida"
na qual fui cace de a fazer drift numa rotunda sao apenas 60 euros hehehehehehe
e de certeza que é muito mais perigoso que uma barra AA que apenas serve para segurança das pessoas
a bordo da viatura, contudo como veem tambem so seram multados se nao apresentarem os papeis
e alguma humildade que ja me safou em algumas operaçoes stop ;D

Na vida nao é só viver, é preciso saber viver ;D
 
Boas,

Resumindo, pelo que li do tópico apenas o user Ribas tem averbado no livrete a barra AA seat sport.
São precisos: Declaração de venda e montagem passada pela oficina de montagem Seat e respetiva declaração passada por eles para que se possa ir ao IMTT averbar no livrete.

No meu caso (ibiza 6l sport), comprei o carro usado e já vinha com a dita cuja, mas não tenho nem papeis de venda/montagem nem nada no livrete. Como ficam estes casos? Nunca disseram nada na IPO mas depois de ler que alguns colegas foram autuados ... Alguém na mesma situação?

Abraços
 
Pois fui a semana passada á inspecção com uma amiga minha ela tem um FR com barra e passou impec por isso não percebo a controversia de multa/não multa , legal/não legal.
Enfim é o pais que se têm.
 
Basicamente, para o IPO, a barra não intervém negativamente no carro e não afecta qualquer um dos testes que, supostamente, validam a capacidade do carro para a estrada. Para a polícia significa a violação da lei "alteração ás características originais do veículo"..
 
Basicamente, para o IPO, a barra não intervém negativamente no carro e não afecta qualquer um dos testes que, supostamente, validam a capacidade do carro para a estrada. Para a polícia significa a violação da lei "alteração ás características originais do veículo"..

exactamente
o perigo/multa que anda ai é com a policia e não com a IPO
 
Back
Top