Escovas para brisas e traseira com vida própria em 6k2

Boas,

O chaço cá de casa (um 6k2 1.9SDI de 2000) com que a patroa anda está para as curvas com 320 mil km.
Mas nos últimos 2 anos, mais especificamente nos últimos invernos, tem um problema que é bastante chato.
As escovas do pára-brisas ou a traseira ligam quando lhes dá na cabeça. Ou a de trás liga quando se liga as da frente, etc. Não tem um padrão fixo, e acontece bem mais no Inverno.
O que me leva a suspeitar de algum mau contacto.

Quando isto começou a acontecer chegou a ir a um elctrecista auto mas não encontrou nada. Ainda na net a ler e duas das hipóteses eram verdete na placa do circuito electrónico que tem no motor da escova traseira, ou nas manetes da escova com o passar dos anos os contactos ao raspar vão criando limalha muito fina e que se mistura com a massa consistente. Em ambas as hipóteses haviam circuitos a fechar e podia baralhar a "electrónica" das escovas.
Desmontei o motor e desmontei o volante todo, limpei, meti massa. montei....não resolveu.

No verão acontece muito menos vezes, e felizmente nunca aconteceu na inspecção que é em Julho... fosse ele de um mês de Inverno e já me tinham chumbado :oops:

Outra hipótese que li seriam cabos partidos a fazer mau contacto, ou descarnados nos fios que vão para a porta da mala, e na dobra com o abrir e fechar dos anos acabam por ceder... aqui ainda não arrisquei mexer, por falta de tempo/paciência e porque não encontro esquemáticos. Alguém me arranja os esquemas eléctricos?

Ou, alguém já teve este problema ou tem alguma outra ideia?
Obrigado
 
Já tive um problema idêntico no meu ex. 6k2, mas somente na escova de trás que se lembrava de ligar do nada, consegui resolver o problema comprando uma manete das escovas nova...
 
Back
Top