Boas,
O chaço cá de casa (um 6k2 1.9SDI de 2000) com que a patroa anda está para as curvas com 320 mil km.
Mas nos últimos 2 anos, mais especificamente nos últimos invernos, tem um problema que é bastante chato.
As escovas do pára-brisas ou a traseira ligam quando lhes dá na cabeça. Ou a de trás liga quando se liga as da frente, etc. Não tem um padrão fixo, e acontece bem mais no Inverno.
O que me leva a suspeitar de algum mau contacto.
Quando isto começou a acontecer chegou a ir a um elctrecista auto mas não encontrou nada. Ainda na net a ler e duas das hipóteses eram verdete na placa do circuito electrónico que tem no motor da escova traseira, ou nas manetes da escova com o passar dos anos os contactos ao raspar vão criando limalha muito fina e que se mistura com a massa consistente. Em ambas as hipóteses haviam circuitos a fechar e podia baralhar a "electrónica" das escovas.
Desmontei o motor e desmontei o volante todo, limpei, meti massa. montei....não resolveu.
No verão acontece muito menos vezes, e felizmente nunca aconteceu na inspecção que é em Julho... fosse ele de um mês de Inverno e já me tinham chumbado
Outra hipótese que li seriam cabos partidos a fazer mau contacto, ou descarnados nos fios que vão para a porta da mala, e na dobra com o abrir e fechar dos anos acabam por ceder... aqui ainda não arrisquei mexer, por falta de tempo/paciência e porque não encontro esquemáticos. Alguém me arranja os esquemas eléctricos?
Ou, alguém já teve este problema ou tem alguma outra ideia?
Obrigado
O chaço cá de casa (um 6k2 1.9SDI de 2000) com que a patroa anda está para as curvas com 320 mil km.
Mas nos últimos 2 anos, mais especificamente nos últimos invernos, tem um problema que é bastante chato.
As escovas do pára-brisas ou a traseira ligam quando lhes dá na cabeça. Ou a de trás liga quando se liga as da frente, etc. Não tem um padrão fixo, e acontece bem mais no Inverno.
O que me leva a suspeitar de algum mau contacto.
Quando isto começou a acontecer chegou a ir a um elctrecista auto mas não encontrou nada. Ainda na net a ler e duas das hipóteses eram verdete na placa do circuito electrónico que tem no motor da escova traseira, ou nas manetes da escova com o passar dos anos os contactos ao raspar vão criando limalha muito fina e que se mistura com a massa consistente. Em ambas as hipóteses haviam circuitos a fechar e podia baralhar a "electrónica" das escovas.
Desmontei o motor e desmontei o volante todo, limpei, meti massa. montei....não resolveu.
No verão acontece muito menos vezes, e felizmente nunca aconteceu na inspecção que é em Julho... fosse ele de um mês de Inverno e já me tinham chumbado
Outra hipótese que li seriam cabos partidos a fazer mau contacto, ou descarnados nos fios que vão para a porta da mala, e na dobra com o abrir e fechar dos anos acabam por ceder... aqui ainda não arrisquei mexer, por falta de tempo/paciência e porque não encontro esquemáticos. Alguém me arranja os esquemas eléctricos?
Ou, alguém já teve este problema ou tem alguma outra ideia?
Obrigado