Vamos andar às voltas, mas pronto...
Começas por concordar que instalando alargadores de vias no eixo traseiro, o carro fica subvirador, logo vai sair de frente. Ora, se o valor a instalar no eixo traseiro for de tal maneira exagerado, mas muito exagerado mesmo, tal é capaz de acontecer, mas com medidas ditas normais e vulgares (até 30mm roda), tal não acontece.
O que acontece logo, é uma maior estabilidade nesse eixo, fruto de uma diminuição do centro gravitico do mesmo, e aí vem o exemplo do triciclo que nada mais é que um forma de dizer o que se equilibra melhor ou com outro exemplo, uma mesa de 3 pernas ou uma com 4?
Depois falas em esforço, eu concordo que possa haver uma ruptura se o material não estiver devidamente fixo ou instalado segundo o que é suposto, mas após o aperto, o conjunto comporta-se como um todo, e não vão ser 20mm que vão causar muita diferença... Vamos imaginar umas jantes com ET diferente -20 e mesma largura? Eu poderia dizer que a força aplicada é maior, fruto desta estar aplicada num ponto mais exterior ao raio do alargador de vias, e com sorte funciona...estou a especular aqui...
Vamos andar às voltas com ideias, e cada um tem a sua...
Usando material de qualidade, não existe prob.
O exemplo das quad é dos melhores, o esforço a que o material está sujeito, com aumentos verdadeiramente grandes é bem visível e ainda por cima com um apoio central e bastante distante das extremidades...e lá andam...
As suposições começaram do teu lado. (Editaste entretanto...)...
Abr.