Eu sou muito novo e não tenho a memoria curta.
Tu como és mais velho, deves ter. Eu digo-te o que fez o Cavaco.
Ora bem...fffff....Vou escrever rapido, que estou com pressa. Mas lê devagar pa perceberes bem.
Quando veio a "massa" la de fora, o Cavaco chegou a beira dos patroes e disse tipo cristo, "meus amigos, 0tomai todos, este é o dinheiro, bla bla bla". Dinheiro esse, que era para as empresas se modernizarem, para nos preparar-mos da concorrencia que aí vinha, mercado asiatico e o "gangue" que vinha por aí abaixo. O casamento da frança com a alemanha. Que como casal, so se querem fuder um ao outro.
E os patroes o que fizeram? Melhoraram as condiçoes de trabalho, modernizaram maquinas e por aí fora? Eu nao trabalho na textil, mas ha aí pessoal que sim e que diga. Teares antigas, estamparias tudo atrasado, construçao, sem se fala, panificadoras, agricultura. Tudo do tempo do cagar.
Pegaram no dinheiro e "nah...pos meus empregados? no *******. Um mercedez pa cada um la em casa. A filha esta na universidade, pagar renda...?ah foda. Compra-se o apartamento, ao fim de 4 ou 5 anos vende-se ou aluga-se... Um apartamento na povoa, um no algarve, usava-se muito ouro na altura, altos cordoes pa mulher...
E ao fim destes anos, chegam aqui os xineses e vendem 20 pares de meias, ao preço que fica uma hora de trabalho dum tuga. E agora os patroes perguntam-se, como é que eles conseguem?
Actualizem-se...Agora ja é tarde.
Tive uma cliente, que na altura do cavaco, tinha uma confeçaozita por baixo de casa dela. Mas uma coisa mesmo pequena, 6/8 maquinas... E sabes o que ela me disse?
" Agradeço muito ao cavaco, graças a ele, fiz uma casa pa cada filho(3)". ahah
Nao havia estas inspeçoes, nem fiscalizaçoes. Que ainda sao uma *****.
O homem ainda pensa nisso, vai levar morrer mais cedo, com o remorso de nao deitar ca pa fora. Mas seu eu ganha-se o mesmo que ele, dizia, nao ia ser despedido de certeza
Deixem o cavaco jogar. Ele nao pode mexer uma palha. A culpa, é sempre do mesmo. O que esteve antes, quando entra um diferente. É na politica, no futebol...ATE NOS CARROS, ja me esquecia.