Farto de safes - 17958

O meu vp110 anda a deixar-me mal, à 1 ano e tal fez-me um safe com erro 17958 e nunca mais fez. Agora é uma constante todos os dias, faz-me safe e o erro é sempre o mesmo 17958, já verifiquei os tubos de vácuo e parece tudo bem, suspeito da N75 ou de geometria presa, mas como posso saber se é realmente na N75, se vou comprar uma e depois o problema continua é dinheiro deitado fora. A MAF que tenho é recondicionada e foi substituída em 2004, será que a MAF tb tem alguma influencia nisto?? Ele não entra sempre em safe, geralmente só entra no primeiro esgotamento de RPM do dia, às vezes noto que o desenvolvimento é mais lento (parece que alguma coisa está a estrangular entrada de ar), outras vezes é o desenvolvimento normal, hoje ia na AE a puxar para ultrapassar e de repente deixou-me mal, dasssss, lá tive que desligar a ignição e voltar a ligar, depois esgotei 2ª,3ª e 4ª até às 5000 e andou sempre bem, não entrou em safe até chegar a casa, não entendo nada disto, gostava de saber se fosse a N75 que sintomas teria, é que isto é um problema intermitente, vai e vem.

Não sei se tem alguma coisa a ver, mas eu oiço uma fuga algures, tal como ja tinha dito noutros posts, quando desacelero ouve-se uma descarga tipo BOV soft, então a frio é uma autentica BOV, se essa fuga for antes do turbo vai entrar ar que não é lido pela MAF será que isto está com pressão a mais e daí entrar em safe??
 
Mas o desvio de pressão é positivo ou negativo? Pode ser geometria com carvão e pode prender já tentas-te "limpar" a geometria via vag-com?
 
O erro que me aparece é este:

17958 - Charge Pressure: Control Deviation
P1550 - 35-00 - -
Readiness: N/A


Como é que se limpa a geometria pelo vagcom?
 
Com o motor quente e a funcionar com VAG-com ligado
2º - Módulo "motor"

3º - 04 Ajuste básico

4º - Grupo 011

5º - No campo 2 alternando cada 10 segundos "ON" e "OFF", se percebe como está em constante mudança, o motor de sons diferentes, calma é assim.

6º - Nós nos pusermos no campo 4 também alternando "0%" e "100%"

7º - Se abrimos o capo, e observamos como cada mudança deve ir para cima e para baixo completamente. "ON" deve ser levantado e "OFF" deveria sair.

8º - Agora, fazer durante 5 ou 10 minutos,

9º - Uma vez passado o tempo, desliga-se o VAG

10º - Sair para uma auto-estrada ou via e botar calor
 
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Obrigado pelas dicas SalazaR6, amanha à tarde vou testar isso com o VCDS lite, espero que dê, uma vez que o vagcom não funciona no meu laptop que está com um sistema x64. À 3 anos atrás fiz uma limpeza com o spray powerboost e realmente saiu muito lixo que devia estar acumulado nas alhetas, mas entretanto pode ter acumulado mais.
 
Tens a geometria com carvão quase certo excluindo que tenhas alguma fuga de pressão.
O melhor a fazer é turbo fora e limpar.
cumps
 
Já fiz o teste que o salazar6 sugeriu, e realmente nota-se diferenças no barulho do motor quando está on/off. Deixei 10 minutos a fazer,depois fui esticar até às 5000/5200 e nunca me entrou em safe. Mas claro que um turbo com 13 anos sem nunca ter sido limpo deve estar cheio de m***, no entanto vou encomendar o um powerboost pra remediar porque entretanto tenciono trocar de carro.
 
O meu vp110 anda a deixar-me mal, à 1 ano e tal fez-me um safe com erro 17958 e nunca mais fez. Agora é uma constante todos os dias, faz-me safe e o erro é sempre o mesmo 17958, já verifiquei os tubos de vácuo e parece tudo bem, suspeito da N75 ou de geometria presa, mas como posso saber se é realmente na N75, se vou comprar uma e depois o problema continua é dinheiro deitado fora. A MAF que tenho é recondicionada e foi substituída em 2004, será que a MAF tb tem alguma influencia nisto?? Ele não entra sempre em safe, geralmente só entra no primeiro esgotamento de RPM do dia, às vezes noto que o desenvolvimento é mais lento (parece que alguma coisa está a estrangular entrada de ar), outras vezes é o desenvolvimento normal, hoje ia na AE a puxar para ultrapassar e de repente deixou-me mal, dasssss, lá tive que desligar a ignição e voltar a ligar, depois esgotei 2ª,3ª e 4ª até às 5000 e andou sempre bem, não entrou em safe até chegar a casa, não entendo nada disto, gostava de saber se fosse a N75 que sintomas teria, é que isto é um problema intermitente, vai e vem.

Não sei se tem alguma coisa a ver, mas eu oiço uma fuga algures, tal como ja tinha dito noutros posts, quando desacelero ouve-se uma descarga tipo BOV soft, então a frio é uma autentica BOV, se essa fuga for antes do turbo vai entrar ar que não é lido pela MAF será que isto está com pressão a mais e daí entrar em safe??

boas, o meu carro também anda a fazer o mesmo , ou puxo e tem força ou puxo e faz safe, de manha ligo e nao tenho turbo , mas se andar um bocado ja fico com turbo , ou então quando puxo dps quebra logo e em entra em safe mode, parece que embrulha, antes nao me fazia isto mas já me começa a irritar... ja troquei os tubos de vácuo e faz o mesmo, so me resta experimentar uma n75 ou ver se poderá ser a geomatria; já limpei o sensor map e continua igual.....:s
 
hei-de experimentar uma n75 , vou começar ''pelo mais barato'' para ver se é de lá, se não for , só me resta ver a geometria


cmpts e boa sorte com isso! se tiveres novidades , se puderes avisa

Um abraço
 
Obrigado pelas dicas SalazaR6, amanha à tarde vou testar isso com o VCDS lite, espero que dê, uma vez que o vagcom não funciona no meu laptop que está com um sistema x64. À 3 anos atrás fiz uma limpeza com o spray powerboost e realmente saiu muito lixo que devia estar acumulado nas alhetas, mas entretanto pode ter acumulado mais.

tens sorte eu quando decidi usar isso do powerbost passado nem 5000km parti o turbo..
 
boas ,antes de ontem começou a fazer muito fumo branco, e hoje decidi tirá-lo , é um 1749v e a geometria ta comletamente presa e ja tinha óleo a passar para a pare de escape, o também faz o mesmo? oa fim de tantos safes o turbo ja nao se tem aguentado , ate que quando ligava o carro estava sem turbo

espero que isto também te possa ajudar


cmpts
 
Isso de passar óleo já é grave, o meu tb tem andado a consumir mais que o normal, mas penso que é porque coloquei 5w30. Espero que o meu não tenha fuga, dassss
 
o meu so entra em safe se for em 5º e passar as 3mil rpm...de resto e smp a bombar ate as 5m rpm.. se lhe meto a 5º e puxo mal chega as 3mil rpm entra em safe e ficasse por ali..
 
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