Eu vejo as coisas no geral e para mim não é por um ou outro fazerem 300 ou 400 e ate 500 mil sem problemas que todos fazem. Para começar depende muito das zonas do país. Cá pelas minhas bandas é um sobe e desce do caraças e arruina os carros todos! O problema é que daqui para outro sitio qualquer não difere muito. A menos que seja um carro que digam que practicamente só fizeram Lisboa-Porto-Lisboa com ele, por exemplo carro de AE, eu não me fiava e mesmo nessas condições é um risco enorme.
Eu não me assusto com um carro com 400 000 km que ande na França ou Alemanha! Eu recentemente estive em Paris e aquilo é tudo plano, lá um carro durava-me o dobro. Se me vierem com o mesmo carro, mas que fez esses km em Portugal, isso já acho mais complicado.
Não se pode desprezar os km que o carro tem. Se os km que tem não fossem importantes não havia conta km.
Nem compares o ibiza com uma carrinha daquelas... A brincar a brincar a 80 tem mais 200 ou 300 kg de peso sempre ali a puxar. Tudo isso conta.
Há centenas de factores envolvidos. O mesmo motor num carro com 1000 e noutro com 1500 kg vai ter desgastes diferentes. O tratamento que levou, os percursos que fez, etc. De qualquer das formas eu a partida excluía esse carro pela idade e os km só vem reforçar ainda mais a ideia. Pode correr muito bem, mas a probabilidade de dar porcaria é muito alta. Conheço motores 1.9 D que aos 170, 180 mil já andavam a levar cabeças, segmentos, bronzes de bielas, juntas e por aí a fora. No entanto há quem os tenha com bem mais sem fazer nada. Conheço motores 1.9 tdi que com 240 000 km estavam completamente acabados, ou melhor, estavam acabados aos 200 000, mas lá os remediaram até aos 240.
Eu pegava no dinheiro que ia dar por essa carrinha, tentava juntar mais uns trocos e se calhar já ia buscar outro carro com menos uns anos e metade dos km.