Ora bem,
Esta imagem explica muitíssimo bem o que é fazemos quando Polimos um carro (vou perder tempo com isto porque no inicio isto também me fez confusão, e acredito que a alguns de vocês também a faça.)
Ao observarmos a imagem, reparamos que temos diversos tipos de riscos (profundidades), ok, é necessário termos a noção de quando vale apena polir ou quando é melhor mandar pintar. Isto porquê? Porque se o risco for muito fundo e ou já tiver polido o carro mais que 2x muito possivelmente temos uma camada de verniz muito fina que pouco ou nada nos deixa espaço para erros/trabalhar.
Polir no é 100% eficaz naqueles riscos das lavagens e ou aqueles micro riscos que o pó faz no carro (aquelas M€rdas do lava-me porco, se forem escritas na "chapa" ficam la os riscos).
Se tivermos aqueles ricos feitos com maldade com chaves, facas e essas merdas, nem vale apena perder tempo com isso. É tempo perdido...
Uma Outra situação que alguém já disse aqui no Tópico, que discordei, foi em usar lixas, ok lixas, é útil em casos específicos, o chamado "risco medio" na foto, ai vai ser útil para desgastarmos a camada de verniz mais rápido, contudo, se formos a ver, vamos ficar logo com metade da camada gasta. Neste caso convem pensar se não será melhor deixar la esse risco... Depende da nossa exigência no trabalho e se o cliente quer o carro completamente sem riscos.
Isto tudo baseia-se, o carro tem 1cm de verniz (eu sei que não tem, mas é para se perceber melhor), cada vez que polir estamos a retirar 1mm, ou seja, temos 10mm ate à tinta. Se usarmos lixa ou boinas mais abrasivas daquilo do que realmente precisamos, o que vai acontecer é que estamos a tirar/desgastar verniz desnecessariamente.
Em suma, é sempre muito importante analisar a pintura antes de qualquer trabalho, o carro não é todo igual, podem existir peças que já foram re-pintadas, logo ai muda tudo. E nunca façam um detalhe à pressa ou a pular passos, se o fizerem existe uma grande probabilidade de ter que fazer tudo de novo... Experiencia própria
Espero ter ajudado,
Bons detalhes.