Os filtros ditos de "rendimento", são mto bons para carros a gasolina, mas não tão eficazes para carros a gasóleo, o melhor filtro q se pode ter é o filtro de origem.. Q eu mudo de 5000km em 5000km (devido ao seu preço irrisório, eu arranjo filtro de ar para o meu carro a 3€ e pouco, viva o desconto!).. Os filtros de rendimento, tendem a deixar passar mais detritos q os de origem, logo, danificando turbo e afins, e a sua oleosidade tende a danificar os medidores de massa de ar, digo isto por experiência própria, e foi-me tb explicado por um eng mecânico.
É claro, q há mta gente q diz q tem filtros À xxxkms e nunca teve problemas, mas isso tudo depende da condução, se apanham mtos detritos qdo vão a puxar a fundo ou não (experimentem puxar uma A10 no cone de um subaru, e vão ver os detritos q aquela ponte tem.. ](*,))..
E tb reparei q a maior parte do ppl q tem esses filtros sem problemas, são carros com menor poder de sucção de ar, logo, o filtro de rendimento, aguenta-se melhor, agora se for um bixo 1.9, com repro, turbo à homem, etc, etc, vai puxar mto mais ar, do q um 1.4, ou mm um 1.9 com 140/150cvs.. Creio q percebem o q quero explicar..
Eu já fui adepto dos filtros de rendimento, e fiquei sem 2 medidores de massa de ar.. Sem a menor dúvida, filtro de origem :respect:. Não são reútilizaveis, mas a longo prazo, compensa, e mto!
Espero ter ajudado!
abç!