Filtro de partículas

  • Thread starter nunoantunes
  • Data de Início
N

nunoantunes

Visitante
Pessoal tenho uma dúvida e gostava que me ilucidassem.

Até que ponto o filtro de partículas nos motores diesel ajuda a reduzir os consumos?
 
nao ajuda, apenas retem gases, para diminuir a poluiçao! ;)

Pois, eu só vejo vantagens ambientais mas a marca e outras marcas noutros modelos referem que há uma diminuição nos consumos, por exemplo para o antigo Ibiza 6L TDI 100 cv declaram média ponderada de 5l/100 km, e o Ibiza 6J TDI 105 cv DPF declaram 4,5l/100 km, o mesmo se passa quando incluíram o filtro de partículas no Leon TDI 105 cv.
 
FAP faz reduzir consumos ??!!

a FAP tem um quinto injector de combustivel para fazer a regeneração, logo se há diferença no consumo é para mais, nunca para menos. Pode haver é uma gestão da electronica melhorada
 
Em estrada e autoestrada não me queixo do consumo, mas em cidade pensei que gastasse menos, só após 2 anos de o ter comprado é que notei porque não circulava grande coisa em cidade.

No Club Seat tem lá campanhas que houve até hoje e durante o Verão a nível de manutenções programadas e há uma boa diferença entre o exemplo que eles dão, o Leon TDI 105 cv com DPF e sem ele.

Quando começou a haver estes sistemas as marcas falavam em reduções de consumos e quando lançavam as medições dos consumos em modelos já introduzidos e que não tinham filtro de partículas, os que o têm eram mais baixos mas eu não vejo vantagem a nível de consumos, pois se o sistema de escape tem algo que dificulte a saída dos gases logo terá que se carregar mais no acelerador, logo mais consumo, penso que esteja certo :?
 
amigo, tenho um mazda3 1.6 crtd 110cv, de 2008 com fap. este mesmo motor saiu antes de 2007 sem fap. em consumos sao ambos iguais apesar da marca anunciar k com fap gasta menos...
 
amigo, tenho um mazda3 1.6 crtd 110cv, de 2008 com fap. este mesmo motor saiu antes de 2007 sem fap. em consumos sao ambos iguais apesar da marca anunciar k com fap gasta menos...

Pois as marcas declaram um consumo inferior. Chegaste a comparar mesmo com o outro que não tem? E tem mais força o que não tem fap?

Cumps.
 
Pois as marcas declaram um consumo inferior. Chegaste a comparar mesmo com o outro que não tem? E tem mais força o que não tem fap?

Cumps.

Tem pq retem os gases. Mas não é nada de outro mundo...
FAP é tipo um catalizador. Foram invenções e pensar no meio ambiente.
 
Professor o que é isso de eolys?
é um liquido k é misturado no gasoil k serve para ajudar nas regenerações do filtro de particulas. ve aki como funciona:
http://www.youtube.com/watch?v=gSE-RSAmag4

Pois as marcas declaram um consumo inferior. Chegaste a comparar mesmo com o outro que não tem? E tem mais força o que não tem fap?

Cumps.
com fap um bocado de menos força e consumo igual. apenas na altura da regeneração do filtro de particulas nota-se um boost maior.
cumps
 
isto anda tudo maluco quem é que vos disse que os fap trabalham com combustível??????

Como funciona o filtro de partículas?


Inúmeras tecnologias vêm sendo criadas através dos tempos no sentido de melhorar cada vez mais a eficiência dos motores movidos a diesel, seja no sentido de aumentar seu desempenho, seja em direcção a melhorar seus níveis de emissões de poluentes.

É de conhecimento geral que os motores do ciclo Diesel emitem quantidade inferior de CO2 com relação aos seus semelhantes movidos a gasolina. O CO2 é um dos responsáveis por causar o efeito estufa, que interfere com o clima terrestre por um processo cumulativo. E, as versões alimentadas pelo diesel emitem partículas e maior quantidade.

Uma das invenções mais recentes no sentido de minimizar os efeitos da presença do material particularizado na atmosfera foi o desenvolvimento do filtro de partículas. Basicamente trata-se de um componente que retém em seu interior as partículas emitidas pelo processo de funcionamento dos motores diesel. Isso acontece até que seu interior fique totalmente saturado.

Após esse estágio, dá-se uma injecção suplementar de diesel no interior do motor de forma a provocar um substancial aumento da temperatura no interior do filtro que, por sua vez, permite proceder uma combustão quase completa e inofensiva para o ambiente de todos os resíduos acumulados no seu interior.

Portanto, trata-se de um filtro com capacidade de auto-regeneração ou, auto limpeza. Esse processo de limpeza interna ocorre com intervalos médios de 500 quilómetros, sem que isso seja percebido pelo usuário do veículo.

http://www.youtube.com/watch?v=X5VmV53Li2U
 
Last edited:
isto anda tudo maluco quem é que vos disse que os fap trabalham com combustível??????
ninguem... viste o filme do meu post? lá tb explica tdo para alguns motores k têm fap. não t eskeças k no mercado nem tdas as fap funcionam da mesma forma... alguns sistemas de dpf levam eolys num deposito a parte (para misturar no combustivel) e outros não. isto não anda tdo maluco...

Esse processo de limpeza interna ocorre com intervalos médios de 500 quilómetros, sem que isso seja percebido pelo usuário do veículo
não tenhas tanta certeza disso... nota-se bem a regeneração, principalmente pelo barulho de escape... isto é claro se um gajo for atento... e associado ao barulho do escape nota-se um pekeno boost no automovel
 
Ontem depois de ter ligado o carro e já ter feito 1 km parei e ficou acelerado às 900 rpm (o normal é às 800 rpm) e mais tarde ficou às 1000 rpm, isto já me tinha acontecido, eu associo à regeneração do filtro mas não oiço nada. Mas também o manual diz que não é em trajectos curtos que ele se auto-regenera e se ouvesse necessidade acendia a luz :?
 
tanto pode regenerar de 50 em 50km como de 1000 em 1000km... depende da condução, então se tiver reprogramado nem se falar, não faz outra coisa se não regenerar
 
Back
Top