No campeonato de WTCC os Leons oficiais a gasolina foram substiuidos pelos TDI´s já vi algumas provas e tão a dar cartas a concorrencia e a verdade é q não deitam fumo nenhum.
Nem esses, nem os Audi que ganharam Le Mans.
Meninos, não passa por mais repros ou menos filtros.
Falem com alguem que saiba de mecanica de competição e eles explicam.
Eu dou-vos uma dica, PONHAM O DÈBITO REGULADO PELO BINÀRIO, é logico que têm de ter binário alto, o que não quer dizer que tenham uma brutalidade de cavalos no motor.
Mais uma, os carros de rallye, por exemplo, não passam por vezes dos 150 km/h, mas imaginem estes a puxar em troços com bastantes curvas, é lógico que têm as transmissões e caixa reduzidas, mas e o binário destes monstrinhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Binario
O binário do motor, torque do motor ou par motor, por vezes chamado simplesmente binário ou par, é uma medida da força rotacional exercida sobre um eixo, mede-se em newtons metro (Nm) e é reportado à rotação do motor em que é atingido.
Trabalho
Trabalho (normalmente representado por W, do inglês work, ou pela letra grega tau) é uma medida da energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento.
Potencia
Potência é a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Em outros termos, potência é a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada.
Binário e trabalho
Existe trabalho quando há deslocação em virtude da aplicação de uma força. Apesar de a unidade de medida de trabalho e de binário ser a mesma, enquanto o trabalho implica deslocação, o binário apenas implica disponibilidade de uma certa força. A distinção pode ser clarificada através de um exemplo: se for exercida uma certa força sobre uma chave de rodas para desaparafusar a porca de uma jante de um automóvel, está a ser exercido um binário sobre essa porca. Essa força existe independentemente de provocar ou não a rotação da porca. Se a porca não rodar haverá apenas o binário(ou torque), se rodar haverá também a realização de um certo trabalho.
Binário e potência
A potencia refere-se ao trabalho efectuado ao longo do tempo. Quanto maior for a potência maior será o trabalho que pode ser realizado num certo certo intervalo de tempo. Tal como o binário, a potência varia com a rotação do motor.
Então, se os nossos motores são reprogramados para fornecer mais débito de gasóleo que o necessário,
e pedido pelo binário, o sistema como é calculado para fornecer alta pressão de gasóleo (+2000 Bar ) na agulha do bico e assim vencer a contrapressão do oxigênio no interior do cilindro já comprimido, essa operação acontece no momento da compressão e exato instante que o embolo do pistão encontra-se 6º antes do ponto morto superior, uma quantidade predeterminada de combustivel é pulverizado. Na realidade, as válvulas que retém o bico injetor fechado, é que cedem “sob pressão” e liberam a passagem do gasoleo, que entra atomizado na câmara e detona, o que provoca um excesso de gasoleo/oleo na camara de combustão, daí o fumo.