Geometria do Turbo à vida.

Boas pessoal,

À mes atras comecei a notar algo de diferente no meu ibiza de 110 de 2000. O turbo primeiro que disparasse era uma eternidade e começou por vezes a fazer birras, nao me deixava passar dos 120, mesmo metendo uma a baixo. O carro esta completamente stock.
No inicio ainda pensei que fosse sujidade das particulas do gasoleo, mas nao tive tal sorte. Foi mesmo a geometria do turbo! Falaram me logo em 500 euros.
Gostava de saber se alguem sabe de alguma casa na zona de lisboa que faça este tipo de trabalho e que tenha qualidade e já agora que nao puxem no preço.
Obrigado a todos.
 
Também gostava de saber, o meu de vez em quando lá faz um safe mode ou outro, falaram-me na iberoturbo mas não mais tenho referências...
quanto aos 500eur é puxado, isso custa um turbo reconstruído penso eu.

Cumps
 
o meu ibiza 6k3 de 2001 tem 180 000 km e só agora mandei arranjar o turbo ele não precisava mas foi por precauçao levaram-me 350€ e ficou impecavel
as vezes o não puxar pode ser a valvula de egr que normalmente custuma ficar com muito carvão e depois não fecha totamente ficando o turbo com falta de pressão e demora muito tempo a encher eu todos os anos a desmonto para a limpar e fica como nova
deixa-me dizer que parte do carvão tem muito oleo que é devido ao turbo deixar passar oleo pelos o´ringues que ele tem que depois se acumula na egr
 
Boas amigos..
Este é o meu 1º post, tá enooooorme, mas kero aproveita-lo pra vos avisar (kem n sabe) pra q n vos aconteça o mesmo q me aconteceu a mim..

Bem tenho 1 ibiza de 2000, um TDi de 110cv comercial, comprei a maquina em 2004 com 89000km sem saber q tinha estado chipado durante 40000km (+/-). Assim sendo e confiando na viatura fui fazendo as minhas revisões no mecânico do costume.
Sem saber q o meu mecânico é um belo TANSO no q trata a motores TDi.. O resultado tardou mas veio, enquanto foram revisões normais, foi tudo na boa, no verão passado o carro (com 145000km, 08/2006) começou a “comer” um pouco de água, estranhei, fui ao mecânico e ele disse-m que poderia ser junta mas q iria confirmar, verificou tudo (dizia ele), e disse q de certeza era junta e trocou-a.. qd mexeu no carro verificou q aos 80000km a troca da distribuição q vinha indicada, só tinha sido feita mesmo da correia, e trocou tb o kit de distribuição.. foram 940€ de revisão!! Ui..
Passado 15 dias, foi o sensor de massa de ar..
Outros 15 dias e já notava consumo de água novamente, fui lá novamente e ele sempre a dizer q não podia ser.. etc..

Depois apresentaram-m um outro rapaz, esse sim, especializado no grupo VAG, na primeiríssima vez q me desloquei a oficina (revisão dos 155000km) ele viu logo q tinha 1 fuga no radiador, coisa q nunca tinha reparado e tinha sido feita plo antigo dono, q n reparou um toke frontal, limitou-s a trocar o pára-choques e o resto?!? kem kiser q se amanhe!! e está mal!!
Desde q mudei de mecânico veio as reparações dos erros anteriores:
-Um dos tensores da correia estava montado ao contrário;
-Uma peça de plástico junto á cabeça, q contém uma válvula do circuito de água, estava partida, devido a excesso de aperto, e a verter liquido de refrigeração;
-Um dos injectores apresentava vestígios de q teria sido deixado cair ao chão e teve de ser substituído;
- E a mais importante, agr viu-se q o turbo nunca tinha sido limpo, estava a verter óleo para o circuito de admissão.. Facto esse q levou a quebra de potência, excesso de fumo negro em aceleração e total carbonização da distribuição de ar na admissão. Na Foto podem ver o estado da conduta de admissão, cheia de carvão q até mete medo!!


Agora tenho o carro parado, a ser reparado para uma conta na ordem dos 1500€..

Amigos tenham cuidado nas mãos em q deixam o vosso adorado bólide.. No meu caso correu mt mal!! E fiquem sabendo, e exijam q vos façam uma limpeza do turbo a cada muda de correias, no caso dos motores de 110cv…

Já agora, pra q saibam:
-Turbo GARRETT – 850€
-Turbo de origem – 950€
-Turbo de origem recuperado – 890€
-Peças e mão de obra para recuperar o meu turbo 650€
(tudo + IVA)

Peço desculpa pla extensão do tópico..
Abraço e melhor sorte do q a minha…
 
xiiii...tens aí 1a bela conta...mas atençao q por aki ha peças bem + baratas e os descontos na turbocenter(axo eu)!!e 1a kestao d o ppl + bem informado dar a sua opniao!!!:) abraços
 
é bem possivel haver peças + baratas.. mas neste momento já n há hipotese!! ontem o carro já tava a trabalhar, falta apenas mais um sensor da bomba injectora e tá de volta á estrada.. e desta feita sem largar fumaça e a ripar nas horas.. dei uma pequena volta ontem (tendo em conta q esse tal sensor inda tá avariado) e o carro está a puxar mt mais, principalmente pla limpeza do circuito, do turbo reparado, e se calhar plos menos 10kg de carvão!!! :rir:

amanhã devo ir levantar o carro e pagar a "dolorosa" :cryy:
 
Last edited:
Bem.. o meu asv tá com 108.000km e espero que não dê stresses, o meu mecânico é bom... aos 120.000km peço-lhe pa dar um check geral mesmo q pague mais 1hora de mão-de-obra só para ficar descansado.
Cumps
 
A conduta de admissão é normal que esteja nesse estado, não é pelo turbo estar a passar oleo. A principal causa é a EGR.

800€ por um turbo d'orige? Só para quem quer....

Convém fazer uma limpeza à admissão de x em x tempo. o x fica ao critério de cada um. :)
 
o meu turbo todo reparado pintado e levou um tratamento de jacto de areia foi 300€ ou 350€
esses preços que tu dizes são uma loucura o meu tem 180000km e nunca foi mexido a nivel de motor foi convertido agora a 5 lugares
 
Mas alguem sabe de alguma oficina em Lisboa que saiba mexer nisto? De preferencia bem mexido.. Falaram me numa casa em Massama, hiber,ou hiperturbo. Já alguem ouviu falar?
Cumprimentos
 
se fosses fossem da zona de leiria indicava-vos uma casa que é nº1 a reparar turbos

Foi precisamente a leiria q o meu mecanic levou a turbinola pra calibrar o veio e comprar o resto do material.. ele disse-m q eram os mais profissionais no zona centro..
O meu carro teve necessidade de uma reparação destas porque nunca foi feita manuntenção devida no meu antigo mecanico (q sinceramente tenho vontade de "elimina-lo" da face da terra..):axe:

já agora luis cristino, podes dizer-m qt pagast pra converter o carro pra 5 lugares? tou a pensar fazer isso daqui a algum tempo.. o meu é de 12/2000.. gostava de ver qt fica o imposto..

Abraço..
 
Last edited:
ok, fora isso é a inspecção e a taxa pro livrete, salvo erro 35+45€...

á qt tempo já fizest isso? o t carro é de q ano?

tenho tentado informar-m disso, mas os calculos dos impostos.. vai lá vai.. :bored:
 
ok, fora isso é a inspecção e a taxa pro livrete, salvo erro 35+45€...

á qt tempo já fizest isso? o t carro é de q ano?

tenho tentado informar-m disso, mas os calculos dos impostos.. vai lá vai.. :bored:

ahhh pois e....e fdido, eu tb kurtia meter o meu 5 lugars...mas olha ha prioridades!!!!:) abraços
 
o meu tem 183mil e nunca limpei turbo nem injectores e o carro puxa bem...
sera k devo tirar pra limpar??

na zona do porto quem faz isso??

cumprimentos
 
Back
Top