Boas amigos..
Este é o meu 1º post, tá enooooorme, mas kero aproveita-lo pra vos avisar (kem n sabe) pra q n vos aconteça o mesmo q me aconteceu a mim..
Bem tenho 1 ibiza de 2000, um TDi de 110cv comercial, comprei a maquina em 2004 com 89000km sem saber q tinha estado chipado durante 40000km (+/-). Assim sendo e confiando na viatura fui fazendo as minhas revisões no mecânico do costume.
Sem saber q o meu mecânico é um belo TANSO no q trata a motores TDi.. O resultado tardou mas veio, enquanto foram revisões normais, foi tudo na boa, no verão passado o carro (com 145000km, 08/2006) começou a “comer” um pouco de água, estranhei, fui ao mecânico e ele disse-m que poderia ser junta mas q iria confirmar, verificou tudo (dizia ele), e disse q de certeza era junta e trocou-a.. qd mexeu no carro verificou q aos 80000km a troca da distribuição q vinha indicada, só tinha sido feita mesmo da correia, e trocou tb o kit de distribuição.. foram 940€ de revisão!! Ui..
Passado 15 dias, foi o sensor de massa de ar..
Outros 15 dias e já notava consumo de água novamente, fui lá novamente e ele sempre a dizer q não podia ser.. etc..
Depois apresentaram-m um outro rapaz, esse sim, especializado no grupo VAG, na primeiríssima vez q me desloquei a oficina (revisão dos 155000km) ele viu logo q tinha 1 fuga no radiador, coisa q nunca tinha reparado e tinha sido feita plo antigo dono, q n reparou um toke frontal, limitou-s a trocar o pára-choques e o resto?!? kem kiser q se amanhe!! e está mal!!
Desde q mudei de mecânico veio as reparações dos erros anteriores:
-Um dos tensores da correia estava montado ao contrário;
-Uma peça de plástico junto á cabeça, q contém uma válvula do circuito de água, estava partida, devido a excesso de aperto, e a verter liquido de refrigeração;
-Um dos injectores apresentava vestígios de q teria sido deixado cair ao chão e teve de ser substituído;
- E a mais importante, agr viu-se q o turbo nunca tinha sido limpo, estava a verter óleo para o circuito de admissão.. Facto esse q levou a quebra de potência, excesso de fumo negro em aceleração e total carbonização da distribuição de ar na admissão. Na
Foto podem ver o estado da conduta de admissão, cheia de carvão q até mete medo!!
Agora tenho o carro parado, a ser reparado para uma conta na ordem dos 1500€..
Amigos tenham cuidado nas mãos em q deixam o vosso adorado bólide.. No meu caso correu mt mal!! E fiquem sabendo, e exijam q vos façam uma limpeza do turbo a cada muda de correias, no caso dos motores de 110cv…
Já agora, pra q saibam:
-Turbo GARRETT – 850€
-Turbo de origem – 950€
-Turbo de origem recuperado – 890€
-Peças e mão de obra para recuperar o meu turbo 650€
(tudo + IVA)
Peço desculpa pla extensão do tópico..
Abraço e melhor sorte do q a minha…