geometria fixa a assobiar?

Boas caros colegas do Fórum,

Sou um feliz proprietário de um Seat Ibiza 6k TDi 90 hp. O carro conta com perto de 160 Kkms e nas minhas mãos fez sempre revisões programadas a tempo e horas (filtros, óleo...).
A questão é esta, o meu turbo em subidas de regime relativamente suaves parece que assobia um pouco (hei-de tentar gravar o som com a câmara;) ). Nota-se especialmente a frio entre os 0,1-0,5 bar. Mas nada daquele silvo dos TGV´s.
A minha dúvida é esta: Será que o assobio é normal ou indicador que o turbo está a precisar duma revisão. Ou não será alguma coisa da wastegate? (um pouco fresco nestes assuntos...:confused: )

Deve-se referir que actualmente faço mais urbano e suburbano e o motor nem chega a aquecer muito, por isso não puxo muito pelo turbo.

As pressões do turbo - tenho manómetro - (em A Estrada depois de quente) são normais para este modelo: pico 1,1 bar estável + ou - 0,8-0,9 bar. A 120 km/h 0,5 bar. Mesmo quando bastante solicitado:D nunca entrou em safe-mode (pelo menos nas minhas mãos).
Devido ao trajecto que faço actualmente, quando tenho uma viagem mais longa tenho cuidado de quando quente puxar mais por ele.

Penso que o modelo do turbo seja o kkk03.

Cumps
jtdi

EDIT: Já vi um Clio DCI de 80 cv´s a assobiar!! E pelo que sei tem um turbo de geometria fixa:confused:
 
tb já tive um 90cv e tb assobiava, sempre andou bem e puxava em conformidade, se existir problemas nota-se pelo lao inverso, ex: assubia bem alto, às vezes até parece um compressor de ar... ou então nada se ouve e mt fumo e nada puxa...
 
O meu ta exactamente como descreves o teu. Começou a assobiar aos 140mil e ja conta com 214mil e ta igual. Perdas de rendimento nulas.
 
Back
Top