Grave problema

boas comunidade...
tenho um 6k2 1.4 16v 100cv d 2001, á uns dias, como que de repent, ao arrancar nos semaforos, começou-m apitar por todo o lado... no painel, piscava a bateria, piscava o oleo, a luz da gasolina acendeu co deposito quas meio, começou a soluçar até acabar por ir a baixo,e nunca mais pegou... o q val tava perto d casa... encostei-o e voltei mais tard pra ver s ja pegava, pegou e deu pra xegar até casa,mas sempr em alta rotaçao, senao voltava a gagejar e a começar a morrer, mal xegou as mil rpm morreu... abri o capot fui ver as velas, a 1 e a 3 tavam xeias d oleo..limpei-as bem, limpei por dentro, pus tudo no sitio e ele la pegou, grand fumarada branca, ate parecia ser a diesel :)... teve a trabalhar bastant tempo, notava-s d x em quando falha no motor, tipo o motor parecia parar as x... decidi dar 1volta, mal acabou a fumarada, mas o motor sempr ficou incerto, ao dar a tal volta, andou 100m ao fazer inverçao, morreu...nunca mais pegou... teve parado 1dia, foi pro mecanico, a makina acusou a egr, coisa q mudei á prai 2anos, nem tanto... acabei por lh tirar o cone e por o filtro d origem, ainda ficou pior, custa imenso a pegar, so á 3 ou 4x é q pega e muitas xs pego mas nao passa das 500 rpm... por x vai ao normal, outras tenho mesmo q desligar e voltar a tentar... d noite tem pegado sempr á 1... o mecanico diz q nao consegui descobrir o problem... nao sei q mais fazer...

desculpem o testamento, mas nao consegui explicar d outra maneira...


grand abç
 
Com o motor frio pega bem? E tinha óleo em 2 cilindros... Eu diria que esse motor está lixado, talvez os segmentos tenham ido à vida, isso explicava o óleo e o pegar melhor a frio...:confused:
Mas podem ser várias coisas... Talvez colassa partida ou até mesmo a junta de colassa queimada.
Reparaste se o motor apanhou alguma aquecedela fora do normal recentemente?
 
andou prego a fundo bastante tempo. acendeu a luz do motor, mas no dia a seguir apagou, passado 1semana +/- deu-s o problema descrito...
tava a vir das antas pra casa, começou a soluçar, sempre q acelarava,ele demorava a responder... parei nos semaforos, o resto ja sabes...

abç
 
Pois isso parece ser grave. MAS mesmo que o motor esteja roto, tens sorte em ser o de 100 cv, já se arranjam por 300 euros motores desses. Se fosse o de 75 cv era o carago, há poucos há venda e são muito mais caros.
Boa sorte com isso, é pena saber que um Ibiza vai ter de encostar:(
 
la ta,penso q nao seja d motor. o é alguma entrada d ar, ou gasolina q teja entupida. ja m falaram no filtro d gasolina, ja m disseram q pod ser a linha d escap, enfim...:(:(:(
postei na esperança d ja ter havido alguem co mesmo problema ou parecido...
 
Acho mesmo que tem a ver com o motor... com esses sintomas!!! Espero que tenha facil resolução e pouco dispendiosa também
 
Acho mesmo que tem a ver com o motor... com esses sintomas!!! Espero que tenha facil resolução e pouco dispendiosa também


quando digo q nao deve ser d motor, é pq ele puxa bem, exactamente como era... d momento so lhe custa mesmo é a pegar, desd q lh tirei o cone e pus o d origem...
 
Vê se chega corrente às velas todas. Mesmo que chegue, pede emprestado a alguém uma bobine da corrente das velas que esteja boa, troca-a, é facil, e vê se notas melhorias.
As bobines destes carros queimam e por vezes um dos sintomas é o ralenti desregulado e o carro falhar.

Se a bobine e as velas estiverem boas, verifica se a gasolina chega com pressão suficiente à injecção, podes ter a bomba de gasolina a funcionar mal, mas normalmente se fosse isso o carro já nem pegaria.

Depois dessas verificações todas, e se estiver tudo a funcionar, desmonta a tampa da distribuição, e verifica o ponto do motor, pode ter se descomandado, pois pode ter acontecido que tenha passado um dente ou dois da correia da distribuição. Para isto já convém que seja um mecânico experiente a mexer.
 
Se dizes que tem óleo nas velas 1 e 3 é porque os pistões deixaram de fazer compressão e está a passar óleo para a câmara de combustão, daí o trabalhar incerto... pede ao teu mecânico para medir a compressão nos cilindros, é quase certo que tenhas problemas nos segmentos. ;)

Já é típico nestes motores...
 
Vê se chega corrente às velas todas. Mesmo que chegue, pede emprestado a alguém uma bobine da corrente das velas que esteja boa, troca-a, é facil, e vê se notas melhorias.
As bobines destes carros queimam e por vezes um dos sintomas é o ralenti desregulado e o carro falhar.

Se a bobine e as velas estiverem boas, verifica se a gasolina chega com pressão suficiente à injecção, podes ter a bomba de gasolina a funcionar mal, mas normalmente se fosse isso o carro já nem pegaria.

Depois dessas verificações todas, e se estiver tudo a funcionar, desmonta a tampa da distribuição, e verifica o ponto do motor, pode ter se descomandado, pois pode ter acontecido que tenha passado um dente ou dois da correia da distribuição. Para isto já convém que seja um mecânico experiente a mexer.



onde fica a bobine bro? é cena q nunca mexi... á certas cenas q ainda desenrasco, outras q m passam ao lado... o men teve a ver comigo a correia e tava boa... a correia tambem tem prai meio ano s tanto...
 
Se dizes que tem óleo nas velas 1 e 3 é porque os pistões deixaram de fazer compressão e está a passar óleo para a câmara de combustão, daí o trabalhar incerto... pede ao teu mecânico para medir a compressão nos cilindros, é quase certo que tenhas problemas nos segmentos. ;)

Já é típico nestes motores...

eu tive a ver co mecanico e akilo é aluminio com aluminio...
levou so 1genero d massa pra tentar vedar minimamente, pq tambem ja tava completamente seco... deve ter soltado ligeiramente, deve ao trabalhar incerto, o motor oscila bastante... vou ver s faço 1 gravaçao pra voces ouvirem...
 
onde fica a bobine bro? é cena q nunca mexi... á certas cenas q ainda desenrasco, outras q m passam ao lado... o men teve a ver comigo a correia e tava boa... a correia tambem tem prai meio ano s tanto...

A bobine é facil de encontrar: existem 5 fios pretos grossos, 4 ligam ás velas, o 5º liga à bobine; segue o fio e encontras a bobine. Acho que fica por baixo dos plásticos pretos que tão ao fundo do pára-brisas, do lado direito fica o filtro do habitáculo, do esquerdo fica a bobine e a centralina, se não estou em erro.
Quanto à correia não basta ver se está boa, é preciso é desmontar todos os plásticos que a cobrem, e verificar se o motor está comandado.
 
eu tive a ver co mecanico e akilo é aluminio com aluminio...
levou so 1genero d massa pra tentar vedar minimamente, pq tambem ja tava completamente seco... deve ter soltado ligeiramente, deve ao trabalhar incerto, o motor oscila bastante... vou ver s faço 1 gravaçao pra voces ouvirem...

Levou massa a onde, nos pistões? :confused:
 
olha ja vi um caso parecido o carro custava a pegar falhava que era coisa maluca..correu varios mecanicos ate a seat fui ..na seat diseram que era falta de compressao no motor levou segementos novos velas novas colaça rectificada ...etc kuase tudo novo .. pa dp esprimentar i tudo igual ...depois fui se ver i tinha o colector de admisao estalado.. o carro em questao era um 6k de 1999 axu que 1400 ou 1200 n sei bem
 
Levou massa a onde, nos pistões? :confused:

nao foi massa... ond as velas tao, isso é do genero d 1tampa, o mecanico tirou akilo fora, limpou bem e pus 1 "genero" d massa, nao massa (ja nao sei o nome dakilo), pra tentar vedar melhor, e tentar evitar q passe oleo... ate agora as velas continuam secas...
 
olha ja vi um caso parecido o carro custava a pegar falhava que era coisa maluca..correu varios mecanicos ate a seat fui ..na seat diseram que era falta de compressao no motor levou segementos novos velas novas colaça rectificada ...etc kuase tudo novo .. pa dp esprimentar i tudo igual ...depois fui se ver i tinha o colector de admisao estalado.. o carro em questao era um 6k de 1999 axu que 1400 ou 1200 n sei bem


vou tentar ver isso... tem 1 tampa a tapar os colectores... e 1questao d a tirar fora e ver... as tantas vou ver s consigo tira-los fora e experimentar, tambem ja m disseram q pode ser a linha d escape...
 
gostaria desd ja d agradecer a vossa ajuda...

:respect::respect::respect::respect::respect:

ja me aconteceu uns problemas parecidos e ate agora a razao de ser era
ou os cabos de velas nao passa corrente para as velas ou uma vela partida por dentro mesmo sendo novas ou a bobine ou um injector ou cablagem do mesmos ou o que ja aqui foi falado pistons ou segmentos nas coves
os motor 1.4 16v acontece muito ir um segmento a vida mas tenta 1º as outras coisas de preferencia com outro carro igual para exprimentar trocar o material
 
Back
Top