GT TDI 110cv (nao puxava) RESOLVIDO!!! =)

Ora bem, vamos la a começar pelo inicio...

comprei o carro em fevereiro deste ano com 221.000km reais e sempre assitido a tempo e horas. na altura e visto que foi o primeiro carro TDI que conduzi na minha vida (tinha um GTI), achei que aquilo tinha um jarda do caraças e sentia-se o "Kick" do turbo e tal...

Em conversa com amigos disseram-me que nao podia sentir o "kick" que sentia pois ele é de Geometria variavel e tal... eu fiquei naquela, nunca andei em nenhum outro... ate que fui de ferias de verao e ate andei num AFN completamente STOCK e aquilo punha o meu a um canto!!! :oops: eu nao sentia o "kick" como no meu e o ponteiro da velocidade subia e subia... isto STOCK!!! Vi logo que o meu entao nao estava bem... Depois disso conduzi cá na suiça outro GT TDI Stock e fazia exactamente o mesmo, "kick" nada... e o ponteiro subia que nem um maluco e um gajo pisa as 1500RPM e ve-se que ele sai-se bem!

Como nao fui eu que o começei a conduzir, apenas quando regressei das ferias em Agosto, tinha o carro 245.000km (penso eu) e os ultimos tempos teve quase sempre parado. Eu pego no carro e fui para casa. No dia seguinte fez-me a minha primeira SAFE MOD! :? desliguei e liguei e ficou "normal"...

Liguei ao VAG-COM e tinha o erro:

00575 intake manifold pressure

apaguei tudo e tal e tambem nunca mais fez SAFE MOD...

começei a ler e a pesquisar e fui averiguando...

:arrow: A MAF os valores estao em ordem,
:arrow: ja troquei as valvulas N75 e da EGR e ficou na mesma (tanto o meu, como o do meu pai, o dele puxa na mesma)
:arrow: tirei o tubo da admissao que vai ao turbo e ele esta impec!!! nao tem folga nenhuma...
:arrow: Tubos de vacuo estao todos OK (inclusive o de dentro da centralina)
:arrow: tubos do IC e o IC estao OK

Falta ver se a geometria do turbo, como aqui na suiça nao existem casas em condiçoes, nao tenho a mesma facilidade que ai em PT.

SINTOMAS:
- O carro so puxa a partir das 2500RPM (+ou-)
- "Morre" na troca de mudança, tipo se puxar ate as 3000RPM e meter outra mudança ele nao desenvolve logo...
- Se fizer muitos km de Auto Estrada e andar "a puxar" por ele, quando saio da AE ele sente-se mais solto, mas nada do outro mundo...
- "Nao faz" fumo nenhum!!! (nada de anormal, faz um bocadinho, mas de dia nem se vê) :lol: so de noite é que noto com as luzes dos carros que veem atras...
- Consumos na casa dos 4,2L aos 100
- De noite e com temperaturas mais baixas (tipo ontem com 10º) puxa melhor tipo a partir das 2100 RPM (+ou-)
- A temperatura do Oleo acho-a elevada, 98º em andamento normal tipo 100km/h comparando com os outros GT TDI's "cá da casa" (86º +ou-)
- Tem neste momento 251.000km

Por exemplo esta situação:

:arrow: Tou parado num vemelho, quero arrancar depressa, mas sem dar-lhe rotaçao (tipo depressa mas soft 8) ) nao consigo... :oops: enquanto ele nao chega as 2500RPM pura e simplesmente nao desenvolve...
:arrow: Se lhe der um bocado de rotaçao, tipo 1500RPM saio melhor e entretanto der um ponto de embraiagem que o faça subir ate as 2500RPM, assim que largo o pé do ponto da embraiagem ele sai-se BEM!

O estado do turbo:

20100923_002.jpg


E o carro anda-me agora a pingar oleo nao faço a minima ideia de onde vem... tipo é entre a junta da cabeça e a junta do carter... fica pelo meio... junto ao filtro do oleo, entrada da vareta do oleo no bloco... e pinga rasoavelmente muito! :x

20100923_006.jpg


20100923_007.jpg


Opiniao acerca do nao puxar???
:arrow: Geometria presa?

Perda de oleo???
:arrow: De onde é que aquio pode vir???
 
Last edited:
não é o de dentro da centralina? ta roto de certeza..
o erro que dá é disso.. e os sintomas também.. se os outros tubos estao bons..
Quanto ao puxar mais de noite e com tempo frio é normal, ele quer é ar fresquinho.. :D
 
Last edited:
não é o de dentro da centralina? ta roto de certeza..
o erro que dá é disso.. e os sintomas também.. se os outros tubos estao bons..
Quanto ao puxar mais de noite e com tempo frio é normal, ele quer é ar fresquinho.. :D

Epá tal como disse no 1º post vi todos os tubos de vacuo, encluindo esse... ele nao tava roto ou com um rasgo que se vi-se a olho nú. quando eles rasgam como é que é???
 
Epá tal como disse no 1º post vi todos os tubos de vacuo, encluindo esse... ele nao tava roto ou com um rasgo que se vi-se a olho nú. quando eles rasgam como é que é???

o meu tava todo gretado mas nao se via o furo.. depois quando tirei é que se via os buracoes todos.. tira esse tubo fora e verifica.. se puderes mete tubo de silicone transparente daquele que aguenta 10 bar, se tiveres manometro de pressao de turbo é do melhor..
 
Epá tal como disse no 1º post vi todos os tubos de vacuo, encluindo esse... ele nao tava roto ou com um rasgo que se vi-se a olho nú. quando eles rasgam como é que é???

Amigo, então abriste a centralina e viste o tubo, correcto?
Vê tambem o sensor temperatura de ar da admissao que fica nas tubagens do intercoler, pode tar marado tambem, o meu tava!
Eu na minha ibiza fartei-me de mudar tudo e no final era um pintelho de electronica na ficha que liga á maf.
Abraço!
 
Last edited:
o meu tava todo gretado mas nao se via o furo.. depois quando tirei é que se via os buracoes todos.. tira esse tubo fora e verifica.. se puderes mete tubo de silicone transparente daquele que aguenta 10 bar, se tiveres manometro de pressao de turbo é do melhor..

Ya, esqueci-me de referir isso, entretanto vou mandar vir o manometro do turbo para verificar...

ja agora e visto que tens tambem um 6k (qual é a tua motorizaçao?) fazia tal e qual o meu??? ou como é que o teu reagia??

Outro problema vai ser aqui na suiça encontrar desse tubo à venda!!! :oops::cry:
 
Ya, esqueci-me de referir isso, entretanto vou mandar vir o manometro do turbo para verificar...

ja agora e visto que tens tambem um 6k (qual é a tua motorizaçao?) fazia tal e qual o meu??? ou como é que o teu reagia??

Outro problema vai ser aqui na suiça encontrar desse tubo à venda!!! :oops::cry:

o meu é um AFN 1.9 TDi..
ele nao puxava, fazia 0,5 bar e pico de 0,6.. LOL Tava morto mesmo e custava a passar dos 120..
Troquei o tubo e parecia que tinha o diabo debaixo do capo.. :twisted:
Pede o manometro a alguem so para experimentares, quanto ao tubo arranjas numa casa de tubos..
Este tubo deve ser daqueles para mini compressores e assim..ou metes um dos normais..
 
Last edited:
http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=80730&page=1
ve aqui.. os sintomas sao os mesmos e a solução é o tubo..
também já tive esse problema..

ja tou a ler o tópico todo e isto tambem me acontece:

...nao entra em safe... ate pk se eu continuar com o carro devagar durante um bukado e voltar a pisar ele puxa bem mas dps volta lg a perder pressao.....

Tipo vou so a dar um toque no acelerador muito tempo seguindo (na AE por exemplo) e se calcar o acelerador progressivamente e parece que tem la o turbo, mas logo se vai... :?
 
ja tou a ler o tópico todo e isto tambem me acontece:



Tipo vou so a dar um toque no acelerador muito tempo seguindo (na AE por exemplo) e se calcar o acelerador progressivamente e parece que tem la o turbo, mas logo se vai... :?

Corta um bocado de tubo que tenhas em excesso e mete la para exeprimentar mas o ideal era esse tubo que te falei..
metes esse para testar e depois trocas..
 
o meu é um AFN 1.9 TDi..
ele nao puxava, fazia 0,5 bar e pico de 0,6.. LOL Tava morto mesmo e custava a passar dos 120..
Troquei o tubo e parecia que tinha o diabo debaixo do capo.. :twisted:
Pede o manometro a alguem so para experimentares, quanto ao tubo arranjas numa casa de tubos..
Este tubo deve ser daqueles para mini compressores e assim..ou metes um dos normais..

Mas la esta aqui ja temos sintomas diferentes, mas que no entanto podem vir do mesmo problema...

é que eu passo os 120... alias chego aos 180 rasoavelmente bem... dai para cima, esquece... dos 180 aos 190 custa mas custa e os 200 so dei uma vez por vinha a "moer" e apanhei uma descida... dai que relacionei com geometria

E tipo quando vou nos 180 nao preciso de ir com o pé a fundo, mas mesmo que o meta a fundo ele nao desenvolve e oiço tipo piufffff....................... piufffffff................piuffffffff, parece o turbo a "carregar e descarregar" e é quando ele faz o piufffffffff que lá sobe mais qualquercoisinha, tipo de 180, para 182km/h :lol:
 
E o carro anda-me agora a pingar oleo nao faço a minima ideia de onde vem... tipo é entre a junta da cabeça e a junta do carter... fica pelo meio... junto ao filtro do oleo, entrada da vareta do oleo no bloco... e pinga rasoavelmente muito! :x

20100923_006.jpg


20100923_007.jpg


Opiniao acerca do nao puxar???
:arrow: Geometria presa?

Perda de oleo???
:arrow: De onde é que aquio pode vir???
opiniões sobre o não puxar não tenho nada a acrescentar ao k foi dito acima...
kuanto à perda de oleo nota-se bem de onde vem, lol
11983902.jpg

esse tubo é do respiro e parte-se muito na zona dos dois parafusos. como é um tubo mto rijo as vezes basta levar uma pancada mm na parte de cima k parte logo em baixo e dpois começa a perder oleo com fartura. é trocar o tubo, apesar dakilo trazer um oring por dentro convem por silicone de juntas na montagem e não dar mta força nos 2 parafusos ao monta-lo (também não é so apontar os parafusos, lol) para não partir. ter sp muito cuidado com ele kuando se mexe no motor para nao partir na zona dos 2 parafusos.
cumps
 
o meu tava todo gretado mas nao se via o furo.. depois quando tirei é que se via os buracoes todos.. tira esse tubo fora e verifica.. se puderes mete tubo de silicone transparente daquele que aguenta 10 bar, se tiveres manometro de pressao de turbo é do melhor..

nao mintas pah... fui eu ke fiz isso tudo ó aldrabao =PPP
 
Amigo, então abriste a centralina e viste o tubo, correcto?
Vê tambem o sensor de presão das tubagens do intercoler, pode tar marado tambem, o meu tava!
Eu na minha ibiza fartei-me de mudar tudo e no final era um pintelho de electronica na ficha que liga á maf.
Abraço!

gttdi nao tem sensor de pressao nas tubagens... o sensor esta dentro da centralina, a nao ser ke tenhas trocado pelo 051c, o sensor ke tem é o de temp de ar da admissao, e esse sensor nao afecta em nada, o meu ta fora das tubagens.... nao pode é tar desligado
 
@ professor, vou verificar novamente o tal tubo, quando nao sei, pk so tenho folga para a semana...

em relaçao a esse tubo tambem pensei nele, mas ele está tao bem preso, nao abana nem nada... mas vou verificar melhor!

dai que expus o problema de modo a perguntar, pk num forum onde existem "milhares" de GT TDI há-de haveer alguem que ja teve os mesmos problemas que eu.

Ja tives-te que trocar esse tubo??

É que basta parar o carro na garagem de manha tenho la o chao "todo" pingado... :x
 
amigo a geometria nao e', pois tenho a geometria do meu turbo presa e os sintomas sao outros, puxa muito mal, e berga o ponteiro aos 2b e entra em safe

cumps
 
amigo a geometria nao e', pois tenho a geometria do meu turbo presa e os sintomas sao outros, puxa muito mal, e berga o ponteiro aos 2b e entra em safe

cumps


ok, obrigado pela opiniao, no entanto nao se pode dar o caso de ter geometria presa aberta e fechada??? nao sei, digo eu....
 
ok, obrigado pela opiniao, no entanto nao se pode dar o caso de ter geometria presa aberta e fechada??? nao sei, digo eu....

dependendo da maneira q a geometria fica marada, ou partes o turbo, ou vais andando como eu se puxar e fizer mais pressao q o normal entra em safe :D por isso ja n puxo ate passar a pressao q deve fazer :ideia:
 
Back
Top