Hibridar GT1544s para VB...

Mas se calhar fazes poucos km porque a andar a abrir sempre como andavas não acredito que dure muito tempo sem estragar nada. ;)

se partir meto outro mas maior pk temos de evoluir lol:rir::rir::rir::rir::rir::rir::rir::rir::rir::rir::rir::rir::rir::rir::rir::rir::rir::rir:
 
Até podes tirar mais, depende durante quantos minutos, não misturem "limites" com "limites aceitaveis e fiaveis".....
 
se for como o carro do huguito, está a trabalhar com electrónica, mas está como geometria fixa o turbo! não confundir as coisas!


Como é??
Penso que não. O dele a geometria abre.
Pelo menos foi o que percebi ontem nos IAC... Posso estar enganado atenção...
 
Como é??
Penso que não. O dele a geometria abre.
Pelo menos foi o que percebi ontem nos IAC... Posso estar enganado atenção...

já estou farto de explicar isso aqui no fórum...

mas cá vai de novo :D

é claro que a geometria abre..mau era :p

mas apenas abre quando atinge a pressão pedida pela electrónica, ou seja, está a funcionar por pressão e não por vácuo.

para se controlar a geometria do turbo a 100% tal como nos 1.9 TDI (130 a afins), tem de ser por vácuo..

vou explicar melhor a ver se percebem..

a trabalhar por pressão, tal como o GT15 trabalha, um TGV vai ter sempre a geometria fechada até atingir a pressão pedida, e mal levantas pé do acelerador, como a pressão baixa, a geometria fecha, causando uma contra-pressão, que em nada é saudável para o turbo (daí as válvulas de descarga aka dump valve).
Conclusão: trabalha tal e qual como o turbo de origem nos mancos. A geometria dum TGV funciona como a válvula de descarga do GT15: ou está aberta ou está fechada.

Por outro lado um TGV a trabalhar por vácuo, tal como vem de origem nos 1.9, a geometria abre e fecha em função da percentagem de acelerador e não da pressão (não directamente), ou seja, podes muito bem ir a meio pedal e a geometria já vai meia aberta e não toda fechada como no caso anterior..outra questão é a geometria abrir por breves momentos mal se levanta pé..pk? para aliviar a pressão e evitar a tal contra-pressão. Depois alterando o mapa da geometria (nos carros que o tem) tira-se mais, ou menos, rendimento ao turbo, independentemente da pressão pedida..mas isso já são coisas para xispadeiros :)
Conclusão: melhor solução, mas bastante dispendiosa e trabalhosa.
 
já estou farto de explicar isso aqui no fórum...

mas cá vai de novo :D

é claro que a geometria abre..mau era :p

mas apenas abre quando atinge a pressão pedida pela electrónica, ou seja, está a funcionar por pressão e não por vácuo.

para se controlar a geometria do turbo a 100% tal como nos 1.9 TDI (130 a afins), tem de ser por vácuo..

vou explicar melhor a ver se percebem..

a trabalhar por pressão, tal como o GT15 trabalha, um TGV vai ter sempre a geometria fechada até atingir a pressão pedida, e mal levantas pé do acelerador, como a pressão baixa, a geometria fecha, causando uma contra-pressão, que em nada é saudável para o turbo (daí as válvulas de descarga aka dump valve).
Conclusão: trabalha tal e qual como o turbo de origem nos mancos. A geometria dum TGV funciona como a válvula de descarga do GT15: ou está aberta ou está fechada.

Por outro lado um TGV a trabalhar por vácuo, tal como vem de origem nos 1.9, a geometria abre e fecha em função da percentagem de acelerador e não da pressão (não directamente), ou seja, podes muito bem ir a meio pedal e a geometria já vai meia aberta e não toda fechada como no caso anterior..outra questão é a geometria abrir por breves momentos mal se levanta pé..pk? para aliviar a pressão e evitar a tal contra-pressão. Depois alterando o mapa da geometria (nos carros que o tem) tira-se mais, ou menos, rendimento ao turbo, independentemente da pressão pedida..mas isso já são coisas para xispadeiros :)
Conclusão: melhor solução, mas bastante dispendiosa e trabalhosa.

Ah...
:respect::respect::respect::respect:

Louvado sejas :D

Nada como trocar as coisas por miudos.

Gracias pela explicação.
 
e qual o turbo do farokinha? vnt20 ou vb?

da para adaptar qq um destes turbo aos colectores do manco? ou é necessario arranjar uns colectores juntamente com o turbo e tapar o 4 cilindro?
 
Pois, pelo que tenho visto neste topico a melhor solução é meter gv a trabalhar, mas tipo o xipador muda o mapa do 90cv para o de 110 e mete a n75, depois é mais montar o turbo, e as tais alterações, depoes supomos que mais tarde dá problemas, ai se for a algum mecanico, assim que le disser que aquilo está tudo trocado certamente já nem toca no carro, só recorrendo ao chipador.

Eu sei que é a melhor opção mas se deixar tar á mesma a gf, não consigo atingir potencias tipo 180cv??
Certamente que não é a mesma coisa em andamento normal e vai perder baixas mas assim não vai sofrer tantas alterações e problemas futuros.

FDX, devia ter comprado um 110cv, já não me chateava.

cumps
 
Last edited:
e qual o turbo do farokinha? vnt20 ou vb?

da para adaptar qq um destes turbo aos colectores do manco? ou é necessario arranjar uns colectores juntamente com o turbo e tapar o 4 cilindro?

Dar para adaptar, dá. Agora se é melhor solucão... penso que não.

Pessoalmente vou optar por um colector com o novo turbo e o setup original vai para a prateleira.
 
eu se encontrar um vnt 20 ou um 1749vb em bom estado e ambos com colectores sou bem capaz d avançar e meter ja isso no carro... nao pretendo mais do que 150cv. penso que chega e assim tambem poupo um bocado o material e evito trocas d injectores...
 
e ja agora, tanto o vnt 20 como o 1749vb a virem com colectores podem vir de qq carro? sei k o ideal seria o 1749vb do cupra ja com colectores k e so tapar 4 cilindro mas se vier de outro carro de outra marca? e o vnt20 vem com colectores soldados ou nao?
 
e ja agora, tanto o vnt 20 como o 1749vb a virem com colectores podem vir de qq carro? sei k o ideal seria o 1749vb do cupra ja com colectores k e so tapar 4 cilindro mas se vier de outro carro de outra marca? e o vnt20 vem com colectores soldados ou nao?

o VNT2o não tem colectores agarrados.
 
boas pessoal!!!
o melhor de tudo com mais uns poucos de euros é meteres um vnt20,
primeiro andei com kkk com repro,depois passei pro 17vb,
e agora por fim pus o vnt20, sem duvida o melhor, mas em tudo, tanto nas baixas como nas altas e alias em altas é fantastico e fazes á vontade 210,220cv
tens é de fazer um bom file.....:weedman::weedman:
cumps:finga:

Cm k material é k consegues esses CV??
 
Muito boas solucoes sao aqui apresentadas a questão fundamental é que temos uma caixa de um 1.4 nao se esqueçam disso.. vamos por um 20 para andar sempre a cortar? epa eu gosto do meu carro o suficiente para nao fazer isso. Nao duvido que fike canhao mas deve ser incomodo um carro ke mal o turbo enche esgota a mudança...

Penso que o ideal para quem tem a caixa dita "normal" e que nao foi abençoado com 1 ecomotive é mesmo um va ou entao o turbo de origem com fmic ..

eu nao tenho nenhum canhao, knd comprei um 1.4tdi tive nocao do que estava a fazer, portanto nao se percam no vosso rumo lol..

Btw aproveito o ambiente para perguntar, eu estou a fazer cerca de 1.25 estaveis e 1.4 pico.. tenho o ic de origem, medi temperaturas e pressoes com vagcom ainda no inverso e nao havia espiga contudo neste momento com as temperaturas na ordem dos 25º para cima o carro deita muito mais fumo.
Deduzo ke seja o manco ke tá em brasa correcto? fmic deverá resolver?!
 
Muito boas solucoes sao aqui apresentadas a questão fundamental é que temos uma caixa de um 1.4 nao se esqueçam disso.. vamos por um 20 para andar sempre a cortar? epa eu gosto do meu carro o suficiente para nao fazer isso. Nao duvido que fike canhao mas deve ser incomodo um carro ke mal o turbo enche esgota a mudança...

Penso que o ideal para quem tem a caixa dita "normal" e que nao foi abençoado com 1 ecomotive é mesmo um va ou entao o turbo de origem com fmic ..

eu nao tenho nenhum canhao, knd comprei um 1.4tdi tive nocao do que estava a fazer, portanto nao se percam no vosso rumo lol..

Btw aproveito o ambiente para perguntar, eu estou a fazer cerca de 1.25 estaveis e 1.4 pico.. tenho o ic de origem, medi temperaturas e pressoes com vagcom ainda no inverso e nao havia espiga contudo neste momento com as temperaturas na ordem dos 25º para cima o carro deita muito mais fumo.
Deduzo ke seja o manco ke tá em brasa correcto? fmic deverá resolver?!

Não está em brasa mas sim isso vai-te ajudar a limpar, em valores de temp mais baixos, e com afinação da repro consegues ir para outros valores...
 
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