ibiza 1.9td 97 com problemas

o meu ibiza está com o stress....

começou a pegar mal, gasta mais, anda menos e soluça um bocado.

mesmo com o carro parado quando faço uma aceleraçao noto 2 ou 3 quebras enquanto sobe a rotaçao até atingir a rotaçao maxima.

velas nao sao que já tem 4 novas!

alguém me pode dar umas luzes?:ideia:
 
Tem sintomas de bomba injectora lixada, o custar a pegar podia ser das velas mas sao novas nao pode ser entao, so vejo a bomba mesmo
 
bomba? fonix!
entao nao pode ser tipo um tubo, uma valvula ou qualquer coisa assim? bomba é muito car...:mad:
é que custa mesmo a pegar a frio mas se em ves de dar logo a chave mal apaga a luz esperar até dar o clique já pega melhor, quaze a primeira, a quente é que dá umas 2 ou 3 voltas antes de pegar.

outra coisa que me acontecia era os tubos transparentes antes da bomba ficarem cheios de ar e sem gasoleo quando o carro estava parado e principalmente ao cimo mas isso agora quaze está resolvido com uma valvula anti retorno, digo quaze porque 2 ou 3 vezes por ano continua a acontecer.
 
Last edited:
pode ser bomba injectora, filtro de gasoleo, ou até o o'ring que se encontra na valvula anti-retorno do filtro que pode estar mal colocado ou mesmo danificado. apesar de teres trocado a valvola, o o'ring pode tar danificado...
quando manca não faz uns barulhos tipo martelos a bater, mas rapido? é que se fizer pode ser dos injectores...
velas em diesel não dão sintomas de falhar com o motor a funcionar!!!
cumps
 
Last edited:
Ve tambem o ponto da bomba, e como esta o escatel da cambota. Outra coisa que podes fazer é aquecer as velas directamente com um fio ligado a bateria, mas tem cuidado que nao deve ser mais de 4 ou 5 segundos, e depois das a chave, sem esperar que as velas aqueçam.
Mas se for o escatel da cambota, tem cuidado que isso normalmente da para o torto e manda o motor para o galheiro.
 
bomba? fonix!
entao nao pode ser tipo um tubo, uma valvula ou qualquer coisa assim? bomba é muito car...:mad:
é que custa mesmo a pegar a frio mas se em ves de dar logo a chave mal apaga a luz esperar até dar o clique já pega melhor, quaze a primeira, a quente é que dá umas 2 ou 3 voltas antes de pegar.

outra coisa que me acontecia era os tubos transparentes antes da bomba ficarem cheios de ar e sem gasoleo quando o carro estava parado e principalmente ao cimo mas isso agora quaze está resolvido com uma valvula anti retorno, digo quaze porque 2 ou 3 vezes por ano continua a acontecer.

Eu tambem tinha ar nos tubos, e o que fiz, foi comprar um filtro de gasoleo so com entrada e saida, e eliminei a parte do retorno ao filtro. O retorno vai directo ao tanque. Assim nao tens mais problemas com entrada de ar pelo oring do filtro.
 
nao tenho barulhos estranhos de injectores nem tenho problemas do escatel.
quando o escatel começa a ganhar folga noto porque o carro em 1ª se tentar levar o acelerador certo numas 2000rpm ele vai aos empurroes.

quanto a este meu problema, já corri o forum todo e encontrei uns 4 ou 5 topicos com os mesmas problemas que eu e nenhum deles teve resposta ou pelo menos nao teve resposta para a soluçao, será que ainda ninguém conseguiu resolver esse problema dos td?

os sintomas sao sempre os mesmos, bebe muito, anda pouco, custa a pegar e o motor treme conforme vai elevando a rotaçao.
estou :mad::mad::mad:

obrigado a todos os que tentaram ajudar até agora!!
 
nao tenho barulhos estranhos de injectores nem tenho problemas do escatel.
quando o escatel começa a ganhar folga noto porque o carro em 1ª se tentar levar o acelerador certo numas 2000rpm ele vai aos empurroes.

quanto a este meu problema, já corri o forum todo e encontrei uns 4 ou 5 topicos com os mesmas problemas que eu e nenhum deles teve resposta ou pelo menos nao teve resposta para a soluçao, será que ainda ninguém conseguiu resolver esse problema dos td?

os sintomas sao sempre os mesmos, bebe muito, anda pouco, custa a pegar e o motor treme conforme vai elevando a rotaçao.
estou :mad::mad::mad:

obrigado a todos os que tentaram ajudar até agora!!

Entao e nao é o escatel da cambota porque? Uma coisa é certa, é probema mecanico.
 
digo que nao é o escatel porque já mudei a distribuiçao umas 4 vezes e sei os sintomas de quando é o escatel!
da ultima vez que me deu sintomas chamei o reboque e o gajo estava com preguiça de puxar o cabo para me subir o carro para o reboque e pediu a ver se o carregava a andar, eu feito estupido vou a dar a chave e nesse momento o escatel foi a vida de vez e mais 750euros de concerto.

depois de eu partir o motor o gajo lá decidiu subir o carro através do cabo e mais uma vez com a preguiça prendeu o cabo a um braço de suspençao e ao puxar roçou no pneu ao qual abriu logo um corte de 10cm num pneu novo e tambem nao queria pagar.

depois acabou por pagar um pneu mas eu gastei mais 750 sem necessidade nenhuma.

assim nao consigo sustentar o lambao! a andar mauito devagar nunca me faz menos de 7.5 e se aperto um bocado com ele manda-se para cima dos 10 que mais parece uma pickup em vez de um comercial economico e o pior disso tudo é que nao anda, perdeu cerca de uns 20kmh a subir.
 
digo que nao é o escatel porque já mudei a distribuiçao umas 4 vezes e sei os sintomas de quando é o escatel!
da ultima vez que me deu sintomas chamei o reboque e o gajo estava com preguiça de puxar o cabo para me subir o carro para o reboque e pediu a ver se o carregava a andar, eu feito estupido vou a dar a chave e nesse momento o escatel foi a vida de vez e mais 750euros de concerto.

depois de eu partir o motor o gajo lá decidiu subir o carro através do cabo e mais uma vez com a preguiça prendeu o cabo a um braço de suspençao e ao puxar roçou no pneu ao qual abriu logo um corte de 10cm num pneu novo e tambem nao queria pagar.

depois acabou por pagar um pneu mas eu gastei mais 750 sem necessidade nenhuma.

assim nao consigo sustentar o lambao! a andar mauito devagar nunca me faz menos de 7.5 e se aperto um bocado com ele manda-se para cima dos 10 que mais parece uma pickup em vez de um comercial economico e o pior disso tudo é que nao anda, perdeu cerca de uns 20kmh a subir.

E essa reparaçao foi feita como? Se isso nao for bem feito, volta a acontecer. Se dizes que o carro treme, é porque deve estar a trabalhar a 3 cilindros nao?
Se pega mal, mesmo com velas novas, se tens os reles todos bons, e fusiveis, ou é da bomba, ou é do ponto dela, que pode estar fora do sitio, dai eu ter dito que era do carreto da cambota.
 
quantos aos relés nao sei se estarao bons... os fusiveis estao!
è possivel um carro a gasoleo trabalhar só a 3 cilindros? o gasoleo faz a explosao com o calor e a pressao, por isso depois de o carro aquecer trabalhava tambem mesmo que nao o fizesse quando está frio... penso eu de que...
mas uma coisa é certa, sai muito gasoleo pelo escape sem ser queimado, se estiver a trabalhar um bocado no mesmo sitio ou se acelerar a fundo fica tudo cheio de gasoleo e tudo preto no chao
 
eu tendo que apostar também apostava na bomba fora de ponto....

e agora outra e esta sabem ajudar de certeza, tenho o carro a 8 anos e nunca tive sofagem quente no inverno, só começa a deitar calor se for em viagem e passado meia hora ou mais.
ando sempre frio como um cao dentro do meu bolide, segundo sei há mais a sofrerem desse problema e desta vez nao atinge só os td mas sim todos os 6k.
qual o problema e qual a soluçao?
 
eu tendo que apostar também apostava na bomba fora de ponto....

e agora outra e esta sabem ajudar de certeza, tenho o carro a 8 anos e nunca tive sofagem quente no inverno, só começa a deitar calor se for em viagem e passado meia hora ou mais.
ando sempre frio como um cao dentro do meu bolide, segundo sei há mais a sofrerem desse problema e desta vez nao atinge só os td mas sim todos os 6k.
qual o problema e qual a soluçao?

Continuo a insistir no carrecto da cambota, ou alguma outra coisa que tenha feito a bomba sair do ponto. Podes tu mesmo ver os pontos do motor.
Agora, quanto ao carro sempre frio, isso é o termoestato que nao esta la, ou esta encravado na posiçao aberta. Convem ver isso, nao é bom trabalhar a frio.
 
a temperatura do carro trabalha bem! passado 5 minutos de arrancar está no meio e nunca passou daí.
o que deita sempre ar frio é a sofagem mesmo depois da temperatura do carro estar no meio. na primavera ou no outono deita quente o suficiente mas agora no inverno nem a ligo porque deita mais frio que quente.

esta semana vou mudar o oleo a outro mecanico e já mando ver o ponto da bomba.
 
como o prof disse em cima

se o carro pega , esquece os reles e fusiveis ..
k a funcao do reles e so ate ele pegar ,depois de pegar , ja nao fazem nada

assim descartas esta ipotese
 
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