Ibiza 6J - Luz da mala - "Sensor" com mal contacto

Boas,

Para resolver o problema da lâmpada que não acende, pode tentar desencaixar e encaixar várias vezes as fichas que estão junto à fechadura da mala, para ver se o atrito do encaixa/desencaixa raspa a superfície do metal e remove a "ferrugem" que se poderá ter criado ao longo do tempo.

Para fazer um trabalho como deve ser, o mais indicado será arranjar a ferramenta certa (é uma espécie de pinça, mas cuidado que existe em dois tamanhos diferentes - apresento um link mais abaixo) para desalojar os cabos das fichas e aí já poderá raspar ou lixar os conectores dos dois lados para remover totalmente a corrosão que está a impedir uma ligação a 100%.

Um exemplo da ferramenta pode ser visto aqui:

https://www.google.pt/search?q=remo...AUICygC&biw=1280&bih=933#imgrc=zom3ko9N_NALhM:)
 
Boas,

Para resolver o problema da lâmpada que não acende, pode tentar desencaixar e encaixar várias vezes as fichas que estão junto à fechadura da mala, para ver se o atrito do encaixa/desencaixa raspa a superfície do metal e remove a "ferrugem" que se poderá ter criado ao longo do tempo.

Para fazer um trabalho como deve ser, o mais indicado será arranjar a ferramenta certa (é uma espécie de pinça, mas cuidado que existe em dois tamanhos diferentes - apresento um link mais abaixo) para desalojar os cabos das fichas e aí já poderá raspar ou lixar os conectores dos dois lados para remover totalmente a corrosão que está a impedir uma ligação a 100%.

Um exemplo da ferramenta pode ser visto aqui:

https://www.google.pt/search?q=remo...AUICygC&biw=1280&bih=933#imgrc=zom3ko9N_NALhM:)
Muito obrigado pelo exemplo da ferramenta, desconhecia por completo.

Já desliguei a ficha e liguei tantas vezes que já deveria tirar o "verdete". Dá-me a sensação que o problema está na zona dos conectores que me parece que alguém esticou aquilo demais quando repararam o carro que o cabo fiquei meio cortado ou mesmo meio descravado.

Vou ver se alguém tem essa ferramenta para me emprestar e retirar os conectores fora.
 
Para tentar identificar quais os fios que poderão estar partidos, pode tentar testar a continuidade com um multímetro. Para isso basta colocar uma das pontas do multímetro em cada encaixe da ficha e depois enfia a ponta de uma agulha (para não ter de cortar a cablagem) no isolamento até conseguir tocar nos filamentos interiores do fio correspondente, para depois encostar a segunda ponta do multímetro na agulha.

Faça isso que lhe digo com o carro desligado e sem a chave na ignição, para não provocar nenhum curto circuito ou outro problema qualquer!

Acho que dá para perceber a minha ideia...mas se eu não tiver sido muito claro, diga-me qual a parte que não está bem.

Boa sorte!
 
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Para tentar identificar quais os fios que poderão estar partidos, pode tentar testar a continuidade com um multímetro. Para isso basta colocar uma das pontas do multímetro em cada encaixe da ficha e depois enfia a ponta de uma agulha (para não ter de cortar a cablagem) no isolamento até conseguir tocar nos filamentos interiores do fio correspondente, para depois encostar a segunda ponta do multímetro na agulha.

Faça isso que lhe digo com o carro desligado e sem a chave na ignição, para não provocar nenhum curto circuito ou outro problema qualquer!

Acho que dá para perceber a minha ideia...mas se eu não tiver sido muito claro, diga-me qual a parte que não está bem.

Boa sorte!
Realmente não me tinha lembrado da ajuda da agulha... Vou testar no fim de semana a ver se é daí o problema ou o tanto falado "Switch".
Obrigado.
 
No caso do meu carro tive montanhas de problemas com a fechadura da porta da mala, mas no meu caso nem sequer abria quando se accionava o S da porta da mala (estive assim vários meses em 3 ou 4 temporadas distintas). Depois de ter desmontado a fechadura completamente (por duas vezes) e, inclusivamente, ter comprado uma fechadura nova na SEAT chegou-se à conclusão que a fechadura não tinha problema nenhum...e não tinha mesmo, existia era mau contacto nas fichas de ligação antes da dita fechadura.

As fechaduras dos Seat Ibiza 6J são uma vergonha (pelo menos da primeira série, conforme indicou o colega DM222), mas penso que isto apenas se aplica às fechaduras das portas "normais", a da mala parece ser bem mais robusta (tanto assim é que a desmontei duas vezes, e remontei-a, e ela lá está a funcionar).

Boa sorte com os testes e espero que o problema se resolva, e que seja apenas originado por mau contacto!
 
No caso do meu carro tive montanhas de problemas com a fechadura da porta da mala, mas no meu caso nem sequer abria quando se accionava o S da porta da mala (estive assim vários meses em 3 ou 4 temporadas distintas). Depois de ter desmontado a fechadura completamente (por duas vezes) e, inclusivamente, ter comprado uma fechadura nova na SEAT chegou-se à conclusão que a fechadura não tinha problema nenhum...e não tinha mesmo, existia era mau contacto nas fichas de ligação antes da dita fechadura.

As fechaduras dos Seat Ibiza 6J são uma vergonha (pelo menos da primeira série, conforme indicou o colega DM222), mas penso que isto apenas se aplica às fechaduras das portas "normais", a da mala parece ser bem mais robusta (tanto assim é que a desmontei duas vezes, e remontei-a, e ela lá está a funcionar).

Boa sorte com os testes e espero que o problema se resolva, e que seja apenas originado por mau contacto!
Boa noite,
À minutos atrás consegui fazer um teste. Como sozinho não é fácil usar o multímetro e uma agulha lembrei-me de um busca-pólos que tenho com género de agulha na ponta. Testei-o numa bateria e estava a funcionar.
Foi hora de experimentar no carro.
Liguei a massa a uma chapa e coloquei a agulha num dos pólos da lâmpada. A lâmpada do busca pólos acendeu. Encostei á outra ponta da lâmpada e acendeu a lâmpada mas a do carro.
Testei diretamente nos cabos. O preto e vermelho acendeu a lâmpada do busca pólos e o azul não acendeu.
Ora bem, leigo na matéria, a meu ver, trata-se de falta de massa proveniente da ficha do pólo negativo.
Este raciocínio está correcto?
Obrigado
 
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