Ibiza 6l - 1.4 TDI - Dúvidas

Boas a todos,

Chegou a altura de dizer chega aos 60cv e 1000cc3.
A nossa lata velha, que pertence à família desde 2002 anda diariamente, mas o corpo já pede outro tipo de conforto / andamento.

Estou neste momento a ver ibizas / polo's 1.4 tdi de 2005/2006 para substituir o meu companheiro de guerra.
Neste sentido, tenho algumas questões a colocar:

- Será justo pagar 6000€ por um carro com esta idade? Mesmo que tenha menos de 150000km? (STOCK)
- Quais os pontos a ter em atenção na altura em que o for ver?
- Faz sentido fazer um diagnóstico na Marca ou numa bosch car service antes de o comprar?
- Acham uma troca fiável para durar mais 10 aninhos, até ter dinheiro para comprar outro, ou quem sabe, ficar na família até morrer ?

A utilização dele é apenas para duas pessoas. Nada mais. Mesmo assim, dou preferência a 5 lugares do que comerciais.

Fico a aguardar as v/ sugestões!
 
Boas @Nsilva . Antes de mais bem-vindo ao forum.
Na minha opinião. acho que ibizas é tudo muito bonito mas é tudo super valorizado. se procuras conforto/andamento porque não uma passat carro, por exemplo? São carros que querendo ou não, não têm ouro no nosso mercado e que estão a um preço justo para o que realmente é.
Caso queiras te manter fiel aos ibizas, por pouco mais buscas um 6j 1.2 tdi como eu (carro de 2011, 5 lugares, ac automatico, cruise control, start and stop e mais umas panóplias de extras...) , mas tens que ficar atento ao que aparece.
Na compra de um carro usado é sempre bom levar um bom mecanico amigo para dar o seu parecer, mas creio que os mancos PDs não tenham assim grande stresss.
 
Viva,

A questão é mesmo o tamanho.
Como disse somos dois apenas (casal de putos...) e de facto tenho de concordar que os 6l 1.4 tdi estão super valorizados.
Caso contrário, estão cheios de km, o que não ajuda muito.
No que diz respeito ao 1.2tdi, já tivemos uma Ibiza ST da empresa aqui em casa, que fez 200.000km sem problemas (DE MOTOR), porque no que toca a travões, acho que foram 3 ou 4 para a oficina com o mesmo problema.
Daí não estar muito confiante com a compra do 1.2 tdi.

O teu feedback é positivo Bruno?

Abraço e obrigado pela resposta.
 
Até agora sem anda a apontar,
Tenho o carro a 1 ano e meio e até agora 0 problemas.
Não sei que problema de travagem tiveste, mas logicamente a travagem tem o seu desgaste conforme a condução.
Relativamente ao motor, o meu ja conta com algumas alterações e até agora não se queixou. Manutenção a tempo e horas e acredito que seja um motor para durar.
O único defeito que pelos vistos é cronico nestes motores é o barulho vindo do compressor do AC, que quando lhe apetece começa a fazer um barulho um bocado chato, mas nada de muito grave. No meu caso ligo o AC e desligo que ele cala-se.

Abraço!
 
Tenho 1 6L 1.4 TDI há 10 anos, já conta com 380.000kms e até agora sempre sem problemas de maior.
Tive aí um stress com um injector recentemente, e já levou um alternador novo, de resto tem sido só manutenções e andar.
São motores muito fiáveis.

De facto, os Ibizas estão estupidamente valorizados (não valem metade do que as pessoas pedem por eles).
Sugeria-te a tentar os VW Polo. Mesmo motor e não estão tão caros.
A minha irmã comprou um há 2 anos, com 150.000kms. Pode ser uma opção para vocês.
 
Grato pelas v/ opiniões.
Queria evitar ao máximo os filtros de particulas dos 1.2TDI também.
Acho que com a utilização que dou ao carro, vai entupir rapidamente.

Vou manter a procura nos 1.4 tdi! :)
 
Update: Entretanto encontrei um VW polo 1.4 tdi de 2008 por um preço simpático.
Tem 150.000km, o que acham ?
 
Boas, é o 9n2 salvo erro.
É igual a este, mas é a gasóleo, não gasolina como o da foto.
5000€ pelo carro, o que achas?

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é assim.... tendo em conta o preço deles, nem acho caro. Acho caro para o carro que é, mas quanto a isso não há nada a fazer.
150000 km até é pouco, pq quem compra destes motores é para fazer kilometros. a nivel de motor creio tambem que não haja assim nenhum problema grande que seja cronico. pelo que conheço dos 6Ls e afins é meter gasoleo e andar.
Se queres um conselho, é sempre bom confirmar esses kilometros. Simples detalhes como desgaste de pedais, volante e afins poderão te dar uma ideia dos kilometros reais, mas nada como pedir realmente o historico de inspeções do carro para o comprovar.
Resumindo :D
Acho um bom carro, um bom motor e o preço tá dentro do que é normal nesse modelo.
 
Pois já vi que não há volta a dar no que diz respeito ao "valor" gigante que eles possuem.
Vou estar atento a esses pormenores para garantir que não é aldrabado.

Posso sempre pedir um comprovativo no IMTT online ou não?
 
Acabei de fazer uma pesquisa rapida :)
É dos mais carotes que ta no olx, mas acredito q seja por causa do numero de kilometros.
Pedir o historico de inspeções creio que seja um bocado desnecessario caso notes que a nivel de desgaste do material esteja relativamente "novo".
O anuncio em questão é a particular ou stand?
 
O meu Tdi 1.4 já vai com 450.000 km's, e nos últimos tempos tenho gasto bastante dinheiro, problemas nos injectores, nos sensores da árvore de cames e cambota, ralé 109, agora é o quadrante sempre com luz... mas de motor está impecável.
 
O meu Tdi 1.4 já vai com 450.000 km's, e nos últimos tempos tenho gasto bastante dinheiro, problemas nos injectores, nos sensores da árvore de cames e cambota, ralé 109, agora é o quadrante sempre com luz... mas de motor está impecável.

O meu tem agora 380.000
Problemas nos injectores - Check! tive de meter um injector mas até agora impecável
Sensore de Árvore de Cames - Check! mas isso é barato

De resto relé e quadrante não tenho stresses.

Epá também não há milagres, carros com muitos kms já se sabe.
 
boas tenho um ibiza 6l de 1.4tdi e ate agora 5* teve que levar um cheirinho na centralina pois ando de jante 17 mas muito bom mesmo
 
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