Ibiza 6L 1.4 TDI - repro feita em Braga na CPI

Olá, comprei o SEAT Ibiza Ecomotive em Abril de 2008. Antes de comprar li muitos tópicos neste forum para me informar um pouco sobre o carro e sobre o motor 1.4 TDI. Estou muito satisfeito com a compra, é um bom carro, muito económico (consigo com alguma facilidade fazer médias de 4,8 em cidade, embora aproveitando um bocado as circulares de braga), e rápido.

E agora que decidi fazer uma reprogramação na CPI em Braga, está mesmo muito rápido :) (http://www.carpowerimprovement.com/index.php/pt/).
O carro está outro na condução, mas gostava de ouvir a vossa opinião do teste de potência e binário feito após a repro.

CPI_Repro_1-1.jpg
 
Pois, a quebra é realmente um mistério. O técnico da CPI, o Sr. Paulo, também ficou um pouco surpreso. Ele tentou eliminar a quebra, mas não chegou a grandes conclusões. Como depois ele recupera às 3.500 acabou por ficar assim mesmo.

Eu gostaria que ele tivesse mais um pouco de binário a muito baixas rotações, mas o Sr. Paulo disse-me que com estes motores 1.4 é muito dificil fazer melhor, pela baixa cilindrada.
A minha ideia seria que este carro em 5ª a 80 km/h vai nas 1.500 rpm. 80 km/h é uma velocidade normal para estrada. Ele como está consegue manter a 5ª a esta velocidade, mesmo a subir, mas não pode subir muito..
Em tempos cheguei a andar com uma "box" que comprei pelo Ebay, que penso que mais não fazia que enganar a centralina quanto à temperatura do gasoleo. Com essa "box" o carro tinha um pouco mais de binário a muito baixas rpm's, mas não tinha nada haver com o que está agora passadas as 1800/2000 rpm.
 
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Isso também não é rotação para "se andar". :)

Mesmo que o motor produza binário nessa rotação, especialmente um motor com tão poucos cilindros, cria muita vibração e isso nunca é bom, para nada.
 
Pois..a "culpa" é da caixa do Ecomotive, que é longaaaaaaa em quinta :)

Ainda não o puxei em auto estrada, após a repro. Mas antes da repro ja consegui, numa descida, por o ponteiro nos 200 km/h, e se bem me recordo, ia na casa das 3.600/3.700 rpm
Agora, com mais força para puxar pelas rotações, imagino que ele passe alegremente dos 200 km/h :)
Se então tivesse uma descida comprida e inclinada o suficiente, com esta caixa, imagino a velocidade de ponta por volta das 4.500rpm, que é onde ele quebra definitivamente.
 
Last edited:
deve tar fixe o manquito...
e ja ta um pouco puxada nao?!
mais binario? nao "pesas" mais ao menino ele ja faz o que pode...lol
 
Bem, eu pedi ao Sr. Paulo uma reprogramação dentro dos limites.
Os valores alcançados terão alguma coisa haver com o fato do turbo ser um KKK BV39 de geometria variável?
 
Isso também não é rotação para "se andar". :)

Mesmo que o motor produza binário nessa rotação, especialmente um motor com tão poucos cilindros, cria muita vibração e isso nunca é bom, para nada.

ahahahah muito bom para "se andar"!! tens razão :D
 
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