Ibiza 6L 130 - Diferenças TDi Sport para a FR

Boas pessoal

Criei este tópico para quem me poder explicar as diferenças entre as TDi Sport e as FR's.

Sei que a nível mecânico a caixa da TDi Sport é mais longa que a FR, e que a partir de abril/maio de 2004 a sport também começou a sair com caixa curta. Já encontrei um cento de tópicos no fórum sobre isso, mas a nível estético não encontrei nada de especial.

Também ainda não consegui perceber a partir de que data começou a ser comercializada a FR. Alguém sabe?

Do que li sei que:

-Os para-choques são diferentes. Sport tem as grelhas em ripas, a FR em favos de mel.
-Os faróis traseiros são diferentes. Sport são vermelhos, na FR são cristal.
-As jantes são diferentes. Sport tem jante 16 7 braços, FR até 2006 também tem 16 de 5 braços, de 2006 em diante tem jante 17 de 5 braços.
-A ponteira de escape é diferente. Na Sport é virada p baixo, na FR é virada p trás.
-As capas dos espelhos são diferentes. Na sport é à cor do carro, na FR são cinza.
-A suspensão é diferente. Sport é ligeiramente mais alta e mole que na FR.

A nível de interiores é que me confunde um pouco.

Sei que a Sport até certa altura (penso que 2004) tinha quadrante de 6 manómetros, mas depois começou a sair só com 4. Também sei que o fundo do quadrante difere da Sport para a FR. Mas acho que já vi alguns 3 fundos diferentes e fico sem saber a que versão corresponde.

Depois meto-me a olhar para os volantes e parece-me que são todos diferentes. Vejo FR's com um volante que não diz FR, e outras que já dizem.

Por exemplo, este volante:
16lgqwh.jpg


Diz FR mas já vi outras FR's em que o volante não tem aquelas saliências e muito menos diz FR na parte de baixo. Agora o que pergunto: Existem FR's que traziam volantes sem a sigla FR? O mesmo se passa com a sigla FR nos bancos e no manípulo das mudanças. Porque é que umas trazem e outras não? tem a ver com o ano de matrícula?

Outras diferenças que gostava de saber era sobre os bancos e o tablier. Que diferenças existem nas duas versões? Cor, padrões, formas modelos, etc?

Se souberem de mais algumas diferenças digam, fico agradecido. Se disse por aí alguma barbaridade, não hesitem, corrijam. ;-)

Abraços
 
Last edited:
Quadrante branco com a sigla FR, manete FR,volante FR, bancos pretos com sigla FR etc

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk HD
 
Quadrante do fr 05:

seat_ibiza_fr_santa_maria_da_feira_96635380704151305.jpg



Volantes já vi com vários por isso não sei qual é, talvez igual ao sport. Esse quadrante e esse volante já são do restyling.

Manete fr só depois do restyling e se não me engano os bancos com fr bordado também.
 
Quadrante do fr 05:

seat_ibiza_fr_santa_maria_da_feira_96635380704151305.jpg



Volantes já vi com vários por isso não sei qual é, talvez igual ao sport. Esse quadrante e esse volante já são do restyling.

Manete fr só depois do restyling e se não me engano os bancos com fr bordado também.
Apressaste-te mais que eu Malheiro :D

Mas então o quadrante da foto que meteste é antes do restyling? A foto que eu tenho é que é depois do restyling. Certo?
 
A foto que o Malheiro colocou é do FR Pré Restyling. A que tu meteste é do Pós Restyling.

A nivel de volantes no FR pré restyling haviam dois :

64988807_1-Imagens-de-Vendo-Volante-Airbag-Seat-Ibiza-Fr-1.jpg


E multi funções :

1340807145_405762465_16-Seat-Ibiza-FR-Comercial-.jpg
 
E a versão FR saiu a partir de que data? É que vejo muitas FR's por exemplo no stand virtual de 2002 ou 2003, e nem sei se nessa data já existiam ou se foi colocado o look FR.
 
o Fr se não me engano saiu nos finais de 2004, que houve ali uma transição que os sports traziam as jantes auriga, o volante multifunções como o Fr e a caixa curta.
 
Se saiu nessa altura em que as sport começaram a vir também com caixa curta, então deve ter sido em abril/maio de 2004.
 
Fr's só começaram a sair a partir de meio/final de 2004 não sei a data ao certo.

Esses que vês no stand virtual de 2002-2003 não são FR.
 
Fr's só começaram a sair a partir de meio/final de 2004 não sei a data ao certo.

Esses que vês no stand virtual de 2002-2003 não são FR.
Pois, por isso é que queria tirar aqui todas as dúvidas de como identificar os modelos e versões porque há muito chico esperto por aí a vender gato por lebre.

Se souberem de mais diferenças entre as duas versões e a data em que saíram expliquem aí, fico muito agradecido. Abraços
 
Penso que o próprio autocolante que está no sitio do pneu suplente diz a versão.

o meu diz lá Sport, código do motor e caixa.
 
Também existem diferenças nos motores, Sport's e primeiros FR's sairam com ASZ e os últimos FR's com BLT, e segundo se consta o ASZ é melhor qualquer coisa.

Se estiver a dizer alguma asneira, alguém que me corrija. :oops:
 
Back
Top