Nunca vi a coisa pelo prisma da velocidade já que meço sempre os carros na velocidade correcta, o que aqui não foi o caso. As caixas FJW devem ser medidas em 4ª por ser a mais proxima de 1:1. Como tal, sempre que a potência máxima é medida a uma rotação mais alta, mais é a dissipada. Se isso acontece pelo factor velocidade, é como te digo, nunca fiz medições em 4,5 e 6 para verificar isso mas amanha tenho um 120d para programar e vou fazer esse teste. lógico que a potência à roda não está normalizada mas tendo em conta que a temperatura de admissão também não está associada a localização no sitio certo, so calculando a potência norma tendo em conta um valor real. Podes faze-lo e vais ver que o valor a que chegas estará próximo do valor de potência que eu digo… Um Ibiza com 278cv motor, deverá andar sempre a rondar no minimo uns 238cv a roda. Isto claro se medido em quarta e se a potencia rondar as 4000 RPM ou como tu dizes, a velocidade onde mede a potência máxima for de aproximadamente 162km/H. A minha questão prende-se apenas com esse factor. Potência motor vs potência à roda, já que a norma aqui não pode ser considerada. Amanhã efectuarei o teste e colocarei aqui os resultados. Abc