Ibiza de 97, 1.9d pode levar turbo!

O meu fumarento era um 1.9d de 94, mas eu ja o comprei como td.
Mas eu axo k sao mods muito dispendiosas, pk nao é só chegar e montar o turbo.
No meu caso, o antigo dono, mecanico vw, meteu turbo refrigerado a agua e intercooler,mas mudou a cabeça para a do td,meteu tb um radiador maior, mudou o prato da embriagem assim como pistons...e como o carro fica a andar mais, tb é preciso que trave mais, logo tb pôs pinças maiores e discos ventilados e perfurados a frente, e meteu discos atrás tb... fora as cenas do costume(suspensoes,barras,jantes e pneus).
A descer vai aos 200km/h, mas em recta fika-se pelos 190km/h as 5000rpms +/-.
 
eu tambem tenho 1 d motor 1y

mas no meu bloco esta cravado 1.9td alguns estao cravados d/td outros so d no meu nem faz referencia ao d .
supostamente o bloco sera igual ao td , acho k o k muda e bomba , colectores , turbo , e dizem k bielas e os pistons sao mais reforcados ... embora conheco alguem k diz k ja abrir varios motores desses e k diz k ate nisso sao iguais .

supostamente a diferenca dos 64 cv 1y atmosferico (embora o meu 1y seja de 68)
para os 75 cv do aaz td esta mesmo na bomba e no turbo .

esta e a minha logica ...

posso muito bem estar enganado ..

eu ainda nao abri nelhum
mas no meu 1y nao deixa muitas duvidas ...
so esta la 1.9td

para saberes k letras tens no bloco , ao contrario do k muitos dizem nao precisas de desmontar nada , nem ir por baixo do carro.
basta passares a mao por baixo das saidas dos colectores e sentes logo k as letras sao marcadas a relevo ...
se nao tiveres sensibilidade nos dedos para descobrir k letras sao , passas ao passo seguinte , entras na makina sacas o espelho retrovisor e metes o em frente as saidas escape e ves as letras . eu vi perfeitamente.

depois digam la o k diz nos vossos blocos .
 
Last edited:
ibizz ainda nao vi o k diz o meu bloco, talvez porque ainda nao arranjei um espelho pekeno para fazer isso, visto k o meu espelho retrovisor tem lá uns cabos (já inventados por mim, lol) e para os tirar e por dá um bocado de trabalho. mas ainda esta semana vi um motor fora k dizia D/TD e tava num 1.9D. já agora como sabes k o teu é de 68cv? pelo livrete? é k o meu de livrete é de 64cv...
cumps
 
sim pelo livrete.

e acho k por ser de 94 e nao ter catalisador . acho k e essa a diferenca.

eu consegui saber o k estava cravado no meu bloco , so a sentir o relevo com os dedos , mas depois para ter a certeza meti o espelho e ve se perfeitamente.

o meu bloco so diz 1.9 td
 
Last edited:
Back
Top