1º - Neste vídeo não vi nenhuma capacidade de chassis em curva posta à prova. Vejo sim um gajo que sabe puxar travão de mão e tem ali umas habilidades de Drift. E também arrisca bem.
2º - O único Ibiza que curva decentemente é o 6J, nesse sim, dá para curvar como deve ser. O 6L não é nada mau se for um manco ou um Cupra. O Cupra é bom devido às duras molas que tem, mas tem muito binário o que faz com que a frente fuja demasiado quando se calça a fundo. O carro fica sem conseguir meter a potência no chãso e o ESP fica a piscar. Resumindo, fazer curvas a sério tem de se dosear bem o acelerador à saída das curvas. E depois falo no manco porquê? O manco tem um motor mais leve que o 1.9 TDI, ou seja o peso está melhor distribuido e depois não tem tanta potência e binário, o que até se consegue fazer algumas coisas engraçadas. Mesmo assim no manco sente-se o Torque Steer quando o alcatrão é muito polido...
Se repararem os 6L mais vistos nas sucatas são os Sport Van 1.9 TDi 130cv, muito peso à frente, sem bancos atrás, muito binário e rodas 16" com uma suspensão um bocado branda, merecia a suspensão do Cupra e rodas 17", elemento que passaram a corrigir quando saiu o FR.
Depois o 6L tem outro problema, é um carro extremamente certo até ao seu limite, e basta meterem-se numa rotunda às voltas e a cada volta dão-lhe mais gás, vão ver que fazem uma volta tranquila, na próxima pisam mais e ele solta violentamente a traseira sem aviso nenhum, depois só lá vai com 2ª a fundo e contra-brecagem. À pala disto já fiz meio peão numa rotunda, fiquei virado ao contrário, o que vale é que faço estes "testes" ao meu 6L quando já é de madrugada e em zonas desertas.
Cpts.